Qual a resolução de uma trena?

Perguntado por: Gabriela Bárbara Carvalho  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (25 avaliações)

Um dos instrumentos utilizados foi a trena convencional marca Starrett modelo KTS1- 10ME-S, com as seguintes especificações técnicas: graduação em milímetro e polegadas; fita de aço de largura 25 mm e extensão 10 metros; resolução de 0,001 m ou 1 mm e erro máximo admissível, de acordo com a NBR 10123:1987 para trena de ...

Quais as medidas da trena?

Para melhor entendermos, veja abaixo a regra para interpreta os valores de medição:
  1. 100 milímetros = 10 centímetro. Já 100 cm é = 1 metro.
  2. 1 polegada = 2,54 cm. Já 12 polegadas = 1 pé (30,48 cm). Tenha sempre em mente esses valores. Isso lhe ajudará a não se perder na medição.

Como calibrar a trena?

Posicionar a trena ou escala a ser calibrada, com a marca inicial coincidindo com a marca de 5,5 m da trena padrão. A trena ou escala a serem calibradas, devem ficar encostadas, ou com o mínimo de folga possível entre as escalas.

Qual a resolução de uma Regua?

Resolução A resolução de um instrumento de medição é a menor medida possível de se medir com o mesmo, ou seja, no caso das réguas, a distância entre um traço e outro da escala principal. Geralmente, o valor de resolução de uma régua graduada é de 0,5mm na parte métrica, e 1/32" na parte polegada.

Qual é o erro de uma trena?

No caso das trenas com lastro, o erro máximo admissível entre uma marca da escala do lastro e a primeira marca da fita da trena é de ±0,6 mm.

COMO LER UMA TRENA-DETALHADO-COMPLETO-DICAS VALIOSAS

37 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de erros de medição?

No geral, o erro de medição é composto por duas partes: uma aleatória e uma sistemática. A primeira compreende o percentual imprevisível desse erro, não pode ser corrigida. Já a segunda é previsível, podendo ser mensurada e corrigida.

Como são classificados os erros?

Os erros podem ser classificados em três categorias:

Grosseiros – devidos à falta de atenção, uso de instrumentos errados, leituras enganosas e são de inteira responsabilidade do operador.

Qual a incerteza de uma régua?

Este tanto para mais ou para menos que ele poderia errar chamamos de incerteza da medida. No caso da régua a incerteza é ΔL = 0,5 mm.

O que mede a régua?

A régua pode ser utilizada na medição de pequenos comprimentos, o metro e a trena na construção civil e a fita métrica por costureiros na determinação de medidas de tecidos e das partes do corpo (busto, quadril, cintura, comprimento das pernas e etc.).

Como saber a incerteza de uma régua?

Uma regra prática é utilizar metade da menor escala para expressar a incerteza. Por exemplo, se medirmos um bastão com uma régua dividida em milímetros, podemos dizer que ele mede 22,1 cm. Porém, isto é um arredondamento.

O que é uma trena calibrada?

Esse equipamento mede a pressão arterial e possui um método de medição muito bem definido e que deve ser seguido adequadamente para a obtenção da pressão. Esse equipamento é regulamentado no território nacional e deve ser calibrado e/ou verificado em acordo com as recomendações do INMETRO por laboratórios competentes.

Como se medir com a trena?

Com a trena apoiada na prateleira inferior basta puxar a fita de medida até encostar na prateleira superior. Medição interna com a trena. A medição indicada na fita foi de 20,5 cm então a medida real vai ser a soma a medição da fita que foi 20,5 cm, mais o tamanho do copo indicado na trena que é de 8,8 cm.

Como fazer a leitura de uma trena?

As marcas entre cada polegada vêm em quatro tamanhos diferentes. A maior, que fica centralizada, representa 1/2 polegada. A segunda maior, das quais existem duas, representam 1/4 de polegada e 3/4 de polegada. A terceira maior, das quais existem quatro, representam 1/8, 3/8, 5/8 e 7/8 de polegada.

Como se vê os centímetros na trena?

A nossa medida é representada na parte inferior da fita, em centímetros, e suas subdivisões, os milímetros. Já a medida inglesa fica na parte superior.

Como se medir corretamente?

Meça do chão até a marca com uma fita métrica.
  1. Se a sua fita for muito curta para medir a sua altura inteira, meça o máximo possível e faça uma marca nesse ponto.
  2. Anote a medida.
  3. Continue medindo até que tenha alcançado a marca de lápis que fez usando a caixa.
  4. Some as medidas individuais para ter o valor da sua altura.

Como se mede com a régua?

Encontre as linhas dos centímetros na régua.
  1. Os centímetros são menores do que as polegadas. Há 2,54 cm em uma polegada.
  2. A distância entre duas linhas de centímetro é 1 cm.
  3. A maioria das réguas padrão mede 30 cm.
  4. Os metros têm 100 centímetros.
  5. A abreviação de centímetros é cm.

O que se usa para medir comprimento?

A trena é um dos instrumentos de medição mais comuns. Na maioria dos casos, é usada para medir espaços grandes em milímetros, centímetros e metros. Há trenas curtas, longas e digitais - estas últimas normalmente funcionam através de um laser de grande precisão.

Como se mede o comprimento?

o comprimento será o tamanho de uma ponta à outra da caixa medindo pelo lado maior; a largura será a medição do lado menor; a altura será a medida da parte debaixo até a parte de cima.

Qual a incerteza da régua milimetrada?

A régua milimetrada de aço, plástico ou madeira, é geralmente utilizada para medir comprimento não muito pequenos e quando a precisão desejada para a medida não é muito alta. Neste tipo de régua o l.e.i. fica entre ±0,2 mm para réguas de boa qualidade e ±0,5 mm para réguas mais ordinárias.

Como saber a incerteza de medição?

Para se obter a incerteza relativa, você deve dividir a incerteza absoluta com um valor determinado e multiplicá-lo por 100 para obter o valor percentual. Por exemplo: (6 cm ± 0,2 cm) = (0,2 / 6) × 100 e acrescente o símbolo %. O resultado será 3,3%.

Qual a incerteza da medida?

Incerteza é uma estimativa que quantifica a confiabilidade do resultado de uma medição. Portanto, quanto maior é a incerteza de medição, menor é a confiabilidade do resultado. Supõe-se que a informação resultante do processo de medição permite apenas atribuir ao mensurando um “intervalo de valores razoáveis”.

Qual a classificação de erros na topografia?

As principais causas de erros em um levantamento topográfico
  • umidade;
  • pressão atmosférica;
  • retração atmosférica;
  • temperatura;
  • variações da declinação magnética.

Quais são as três principais fontes de erros nas medições?

O próprio princípio de funcionamento do sistema de medição pode dar origem a erros de medição. Nos sistemas de medição mecânicos, erros de geometria as partes e mecanismos são as principais fontes de erros internos.

O que são erros sistemáticos e aleatórios e grosseiros?

O Erro Sistemático é a parcela previsível do erro correspondente erro médio. O erro sistemático não pode ser eliminado, podendo ser reduzido e/ou corrigido. Por outro lado o erro aleatório é a parcela imprevisível do erro e se se origina de variações temporais ou espaciais.

Artigo anterior
Quais são as consequências da busca por padrões de beleza idealizados?
Artigo seguinte
O que é energia de ativação e complexo ativado?