Quem pode ser considerado cargo de confiança?

Perguntado por: Alice Vera Loureiro  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.9/5 (42 avaliações)

Artigo 224, § 2º, da CLT: Empregados que possuem uma confiança destacada dentro de uma estrutura mais restrita, responsáveis por setores ou departamentos, mas ainda se reportam a gerentes gerais das filiais ou agências. Exemplos: chefes, supervisores e gerentes.

Quem pode ser cargo de confiança?

O ocupante de cargo de confiança é representante do empregador no serviço. Ele tem poder diretivo, coordena atividades e fiscaliza a execução delas. ... Gerentes, diretores e chefes de departamento ou de filial exercem esse tipo de cargo.

Quais os requisitos para caracterização do cargo de confiança?

Requisitos do cargo de confiança
  1. Adicional de 40% Como mencionamos mais acima sobre a ausência de horas extras, é preciso haver uma compensação ao empregado. ...
  2. Poder de gestão. O último requisito essencial é o poder de gestão, já que o cargo requer um outro nível de responsabilidade sobre o trabalho.

Quais são provas para um cargo de confiança?

A atribuição do cargo de confiança tem que ser registrada na Carteira de Trabalho. A gratificação precisa ser discriminada no contracheque ou holerite e ela conta para pagamento do 13º salário, remuneração das férias e FGTS e para desconto previdenciário.

Quais são os requisitos para que um empregado seja considerado ocupante de cargo de confiança?

O exercício da função de confiança, de acordo com a Lei e a doutrina, exige a conjugação do elemento subjetivo (poder de mando, controle, direção, gestão) e do objetivo (padrão salarial diferenciado ou gratificação de função, se houver, de no mínimo 40% do salário do cargo efetivo), conforme Art. 62, II, da CLT.

Cargo de Confiança | Quinta da CLT

17 questões relacionadas encontradas

Quais são os requisitos que caracterizam função de confiança e em havendo haverá direito a horas extras?

De acordo com a CLT, para que se considere a existência do cargo de confiança, o empregador precisa cumprir dois requisitos, obrigatórios e independentes quais sejam: (i) exercer um cargo de gestão e (ii) perceber salário igual ou superior a 40% (quarenta por cento) do salário efetivo, compreendendo a gratificação.

Quais são os requisitos para configuração do empregado de confiança para fins de enquadramento na exclusão do controle de jornada?

Nesse sentido, é necessária a presença cumulativa de dois requisitos para que o empregado seja excluído do regime de duração do trabalho, quais sejam: poderes de gestão e recebimento de gratificação, no mínimo, superior a 40% do salário.

O que descaracteriza o cargo de confiança?

A ausência do pagamento da gratificação de função no montante de no mínimo 40% de acréscimo sobre o salário do cargo efetivo também tem o condão de descaracterizar o cargo de confiança com todos os seus consectários legais, já que os dois requisitos acima apontados devem ser observados cumulativamente.

Como saber se sou cargo de confiança?

O Cargo de Confiança deverá constar no registro de trabalho da Carteira Profissional (CTPS). Caso essa função seja ocupada por um funcionário já pertencente ao quadro da empresa, a anotação da mudança de cargo deverá ser anotada também na CTPS.

Qual a faixa de salário de um cargo de confiança?

Conforme o artigo 62, parágrafo único, da CLT, o empregado que possui cargo de confiança terá um salário, no mínimo, 40% acima do salário pago aos empregados que lhe são imediatamente subordinados.

Como ter um cargo de confiança?

Explique por que a sua ideia atende a esses requisitos e reúna-se com sua equipe ou chefe para discutir isso. Mas vá preparado com uma clara ideia das suas próximas etapas e como planeja executar esse desenvolvimento, caso seja aprovado.

O que diz o artigo 468 da CLT?

- Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.

Como se caracteriza o cargo de confiança há possibilidade de aplicação de punição por faltas ou atrasos aos detentores desses cargos?

O Cargo de Confiança está previsto na Legislação Trabalhista, no art. 62 da CLT. Nele se prevê que não é necessário o controle de jornada e, portanto, não se aplicam faltas, atrasos ou horas extras.

Qual a diferença entre gerente e cargo de confiança?

O significado da função de gerência é às vezes igualado ao significado de confiança, haja vista ser exercida por funcionários de extrema proximidade e por quem se deposita extraordinária credibilidade. Os cargos de confiança são aqueles exercidos por empregados com poderes distintos dos demais funcionários da empresa.

O que diz o artigo 62?

O art. 62 da CLT define em quais situações o empregador não é obrigado a pagar horas extras e adicionais noturnos para o colaborador. São elas: atividade externa incompatível com a fixação de horário de trabalho, cargos de confiança e teletrabalho.

Qual a diferença entre cargo de confiança e cargo em comissão?

No caso das funções de confiança, estabelece o inciso V do art. 37, que serão “exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo...” Já no caso dos cargos em comissão encontramos “a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos...” Os cargos serão preenchidos; as funções serão exercidas.

Pode tirar cargo de confiança?

O empregador pode tirar o empregado do cargo de confiança e, consequentemente este passar a ganhar menos? Sim. O fato de o empregador remover o empregado do cargo de confiança não é considerada alteração do contrato de trabalho, pois faz parte dos poderes do empregador escolher os empregados para gerenciar a empresa.

O que a lei diz sobre cargo de confiança?

Como citado no art. 62 da CLT, este profissional não possui jornada de trabalho definida. Então, fica fácil concluir que quem possui cargo de confiança não precisa registrar ponto. A empresa contratante não pode fazer esse controle do horário, pois irá igualar o trabalhador com os demais funcionários.

O que diz o artigo 469 da CLT?

O que diz o artigo 469 da CLT

“Art. 469. Ao empregador é vedado transferir o empregado, sem a sua anuência, para localidade diversa da que resultar do contrato, não se considerando transferência a que não acarretar necessariamente a mudança do seu domicílio.”

Pode retirar gratificação de funcionário?

Irredutibilidade de gratificações

A CLT proíbe a redução do salário e qualquer mudança contratual que prejudique o trabalhador. Gratificações salariais que tem caráter permanente não podem ser retiradas do salário.

Quais os requisitos do vínculo empregatício?

Esses dois artigos da legislação resumem todos os requisitos do vínculo empregatício: é preciso ter um empregador (pessoa jurídica) e um empregado (pessoa física) que possui relação de subordinação, não eventual, e que recebe salário pelo trabalho realizado.

Para que um empregado de confiança pode ser enquadrado nos termos do artigo 62 da CLT é necessário que?

Portanto, à luz da doutrina e da jurisprudência, para se configurar o cargo de gestão e confiança, nos termos do artigo 62, inciso II, da CLT, é necessário que o empregado tenha elevadas atribuições e poderes de mando e gestão, bem como remuneração diferenciada.

O que deve restar configurado em uma situação prática para que o trabalhador seja inserido na exceção de que trata o art 62 II do texto consolidado?

62, II, da CLT, é elemento necessário para configurar o cargo de confiança. Contudo, seu mero pagamento não é o bastante para enquadrar um empregado em tal hipótese de exceção. ... Deve o empregado, pois, possuir uma parcela do poder de gestão do empregador, para agir com autonomia.

Quem exerce cargo de confiança tem direito a horas extras?

Isso porque, quem exerce cargo de confiança desfruta de liberdade de horário de trabalho e não recebe horas extras, porque o salário maior já cobre eventual remuneração de horas extras prestadas, bem como a maior responsabilidade pelo cargo exercido”.

O que são funções de confiança?

Já as funções de confiança são cargos em que obrigatoriamente devem ser ocupados por servidores de provimento efetivo, em que tais ocupantes recebem uma gratificação pecuniária devido à ampliação de suas atribuições e responsabilidades.

Artigo anterior
Para que serve água sal e detergente?
Artigo seguinte
Quanto tempo posso tomar vitamina D 50.000 UI?