Quais são os sintomas de asma e bronquite?

Perguntado por: Débora Tavares Vicente  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (61 avaliações)

De uma forma geral, os principais sintomas da bronquite asmática que estão mais presentes nos pacientes são:
  • falta de ar;
  • dificuldade para respirar;
  • respiração rápida e curta;
  • tosse seca;
  • chiado no peito;
  • sensação de peso no peito;
  • pouca quantidade de catarro;
  • pontas dos dedos e boca ligeiramente arroxeados.

Como saber se estou com bronquite ou asma?

As diferenças entre asma e bronquite aguda é que na asma ocorre um quadro constante, alternando entre períodos de melhora e de crises. Na bronquite aguda, trata-se de um quadro isolado, cujo principal sintoma é a tosse seca (sem catarro).

Como saber se uma pessoa tem asma?

Sempre realizado por um médico, o diagnóstico da asma é predominantemente clínico e se baseia na presença dos sintomas de tosse (seca ou com eliminação de muco transparente semelhante à clara de ovo), chiado no peito, falta de ar, sensação de aperto no peito de forma repetida ou contínua, pela presença de histórico ...

Como identificar uma crise de bronquite?

Tosse (seca ou produtiva) Falta de ar ou dificuldade para respirar. Chiado no peito. Febre e/ou mal-estar.
...
Já os principais sintomas da bronquite crônica são:
  1. Tosse produtiva crônica.
  2. Escarro (pode ser claro ou purulento)
  3. Falta de ar ou dificuldade para respirar.
  4. Fraqueza.

Como identificar início de asma?

Os principais sintomas que merecem atenção, caso haja a suspeita de que você ou algum familiar/amigo esteja com asma, são:
  1. falta de ar ou dificuldade para respirar;
  2. respiração rápida e curta;
  3. sensação de aperto no peito;
  4. chiado ou assobio agudo no peito ao respirar;
  5. e tosse.

Diferenças entre asma e bronquite | Dicas de Saúde

44 questões relacionadas encontradas

Como descobrir se você tem asma?

O diagnóstico da asma é principalmente clínico, obtido após consulta e avaliação pelo médico, mas também é confirmado pelo exame físico e pelos exames de função pulmonar¹.

Como é um pulmão com asma?

A asma é uma doença pulmonar inflamatória crônica (de longa duração), caracterizada pelo fechamento reversível dos brônquios (tubos que ligam a garganta aos pulmões, por onde passa o ar). Como consequência, o paciente apresenta chiado, falta de ar, tosse seca e aperto no peito.

O que fazer para aliviar crise de bronquite?

Para a bronquite aguda não existe um tratamento específico. Os médicos recomendam uma boa hidratação, o uso de vaporizadores, descongestionantes e analgésicos, além de evitar se expor aos fatores que causam ou pioram a doença. Essas medidas aliviam os sintomas e previnem as crises.

Quanto tempo dura a crise de bronquite?

A bronquite aguda é uma doença autolimitada, que dura no máximo 10, 15 dias. Não existe tratamento específico para combater os episódios provocados por vírus.

O que faz a bronquite ataca?

Os gatilhos para essa inflamação incluem a exposição a alérgenos inalados, irritantes respiratórios e infecções virais. A inflamação leva a episódios intermitentes de respiração ofegante, falta de ar, aperto no peito e tosse, principalmente à noite ou de manhã cedo.

Qual exame é feito para saber se tem asma?

O diagnóstico da asma é principalmente clínico, obtido após consulta e avaliação pelo médico, mas também é confirmado pelo exame físico e pelos exames de função pulmonar (espirometria).

Como é feito o exame de asma?

Assim, o exame normalmente indicado em caso de asma é a espirometria, que tem como objetivo identificar a presença de estreitamento dos brônquios, que é comum na asma, através da avaliação da quantidade de ar que se consegue expirar depois de uma respiração profunda e a rapidez com que o ar é expelido para fora.

Quais os exames para diagnosticar asma?

O pneumologista é o profissional que normalmente melhor executa essa função.

Qual é pior asma ou bronquite?

Contudo, enquanto a asma pode melhorar e desaparecer com o passar dos anos, a bronquite crônica é uma doença progressiva, o que significa que seus sintomas tendem a piorar com o tempo, principalmente quando a pessoa não para de fumar.

É possível ter asma e bronquite?

Inclusive, um paciente com asma pode apresentar bronquite ao mesmo tempo. O principal causador da bronquite é o tabagismo, então se um paciente com asma possui esse hábito, por exemplo, pode acabar sofrendo com os dois problemas. “Se o asmático for fumante, ele pode desenvolver as duas doenças, o que é mais grave.

O que fazer quando o pulmão está chiando?

O que fazer: o tratamento das infecções respiratórias é feito com antibióticos, caso se trate de uma infecção causada por bactérias, sendo necessário, em alguns casos, administrar corticoides e broncodilatadores, para reduzir a inflamação e facilitar a respiração.

O que colocar na inalação para bronquite?

Para dar fim aos episódios de bronquite aguda, a recomendação é hidratar as vias respiratórias com inalação e soro fisiológico. O uso de umidificadores de ar ou vaporizadores ajuda a soltar o muco e facilita a respiração.

Como abrir os brônquios rápido?

O outro tipo de remédio que pode ser usado em bombinha ou em gotas na inalação é o broncodilatador de ação rápida (fenoterol, salbutamol). O broncodilatador é o remédio que deve ser usado nas crises para abrir os brônquios que se fecharam e assim melhorar a tosse, o chiado e a falta de ar (tratamento de ALÍVIO).

Qual xarope é bom para bronquite?

Os xaropes de farmácia mais indicados pelo pneumologista para o tratamento da bronquite incluem:
  • N-acetilcisteína. ...
  • Ambroxol. ...
  • Dextrometorfano. ...
  • Salbutamol. ...
  • Xarope de cebola e limão. ...
  • Xarope de agrião e abacaxi. ...
  • Xarope de gengibre com canela. ...
  • Xarope de tomilho.

Quando a asma é grave?

A asma é considerada grave quando apesar da utilização de altas doses de duas ou três medicações de controle associadas, ainda existem sintomas, exacerbações e limitações no dia a dia.

Quem tem asma sente dor no pulmão?

Asma. A asma é uma doença crônica dos pulmões que causa irritação e inflamação das vias aéreas e numa situação de ataque, pode causar dor no peito, chiado, falta de ar e tosse.

O que um asmático não pode fazer?

Velas, sprays aromatizadores e essências. Esses produtos podem até deixar sua casa perfumada, mas são um perigo para quem tem asma. «Cheiros fortes e fumaça irritam as vias aéreas e podem desencadear crises de asma», explica a pneumologista Márcia.

É possível desenvolver asma?

Asma pode se desenvolver em qualquer fase da vida

A profissional ressalta, entretanto, que a asma é uma doença comum na população e que pode surgir em indivíduos de qualquer idade.

Como é a tosse da asma?

Na maioria dos casos de asma, a tosse é considerada improdutiva. Uma tosse não produtiva é uma tosse seca. É uma resposta a um irritante que força os brônquios a espasmar (ou contrair). Inchaço (inflamação) e constrição das vias aéreas, que induz este tipo de tosse não produtiva, caracterizam asma.

Como detectar asma no exame de sangue?

Com apenas uma gota de sangue do paciente seria possível diagnosticar, medir e até prever casos da doença. Pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, descobriram uma maneira rápida, barata e precisa de diagnosticar casos de asma: o exame de sangue.

Artigo anterior
É normal vomitar depois de fazer uma endoscopia?
Artigo seguinte
Qual o horário de funcionamento da Caixa Econômica Federal 2022?