Como a metadona age?

Perguntado por: Irina Íris Cunha Campos Ramos  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (16 avaliações)

A metadona, assim como os outros analgésicos narcóticos, age como agonista interagindo com sítios receptores estereoespecíficos no cérebro, medula espinhal e outros tecidos.

Qual o mecanismo de ação da metadona?

A metadona é um inibidor do gene hER relacionado à função dos canais de potássio, um mecanismo comum entre as drogas que causam prolongamento do intervalo QT. Esse prolongamento está relacionado ao bloqueio dos canais de potássio, que levam a longo período de repolarização.

Quanto tempo leva para a metadona fazer efeito?

Por ser solúvel em gordura, quando ingerida a metadona é bem absorvida, podendo ser detectada no sangue 30 minutos após a sua ingestão; ocorre maior concentração no sangue de 1 a 4 horas após a ingestão do medicamento e o seu efeito analgésico permanece no organismo por um período de 8 a 12 horas.

O que é mais forte metadona ou morfina?

Se considerarmos uma analgesia satisfatória com escala de dor em 36 horas igual ou inferior a 3 e considerar ausência de dor a dor leve, a eficácia da metadona foi de 22% a mais do que a morfina.

Quais são os efeitos colaterais do metadona?

A relação entre a dose utilizada da metadona e a ocorrência de efeitos colaterais como constipação, sedação, náuseas, cefaléia e insônia estão representadas na tabela III. Não foram observados efeitos colaterais do tipo euforia, sudorese, mioclonias, retenção urinária, redução de libido e depressão respiratória.

Como usar a metadona? | Dra. Carolina Sarmento

21 questões relacionadas encontradas

Para que serve metadona 10mg?

Este medicamento é destinado para o alívio da dor aguda e crônica; tratamento de desintoxicação de adictos em narcóticos (heroína ou outras drogas similares à morfina), em conjunto com serviços médicos e sociais adequados e para terapia de manutenção temporária de adictos em narcóticos.

Qual a diferença entre morfina e metadona?

A metadona é praticamente idêntica nas suas propriedades à morfina, agindo nos mesmos receptores e com os mesmos efeitos. Diferenças importantes incluem maior duração de ação (24h contra 8h da morfina e menos ainda da heroína) e síndrome de abstinência física mais leve, mas mais prolongado.

Qual é o analgésico mais forte que existe?

O AT-121 é mais poderoso do que a morfina no alívio da dor, não produz efeitos colaterais perigosos e - o que é importante - não é viciante.

O que é mais forte que morfina?

Existem medicações mais potentes, como o fentanil, que é 100 vezes mais forte que a morfina. O remédio não vai viciar se for bem administrado pelo médico. E ele é forte porque a dor é forte”, explicou a dra.

Qual o analgésico mais forte que existe?

Analgésicos opioides
  • Morfina.
  • Codeína.
  • Meperidina.
  • Fentanil.
  • Oxicodona.
  • Propoxifeno.
  • Hidrocodona.
  • Tramadol.

Para que serve metadona 5 mg?

Este medicamento é indicado para o alívio da dor aguda e crônica de intensidade moderada ou forte; tratamento de desintoxicação de narcóticos (heroína ou outras drogas similares à morfina), em conjunto com serviços médicos e sociais adequados e para terapia de manutenção temporária de narcóticos.

Qual é a droga que causa maior dependência?

Os especialistas consultados por Nutt e sua equipe situaram a heroína como a droga mais viciante e lhe deram uma pontuação de 3 em 3. A heroína é um opiáceo que faz o nível de dopamina do sistema de recompensa do cérebro aumentar até 200% em animais de laboratório.

O que é a depressão respiratória?

A depressão respiratória Tipo III é um evento sentinela do fluxo aéreo rápido/saturação de oxigênio reduzida associado a queda vertiginosa da SpO2 que pode ser observada em pacientes com apneia obstrutiva do sono. Nessa situação, o paciente depende do despertar para manter a oxigenação.

Quais as vias de administração da metadona?

Metadona (solução) 10 mg/1 mL – Via subcutânea local: abdômen, braço ou coxa. Administração: em adultos, nas nádegas (quadrante superior externo); em crianças, na face lateral da coxa. doses em termos de cloridrato de Metadona. analgésico: 2,5 a 10 mg, cada 3 ou 4 horas, enquanto necessário.

Qual é o mecanismo de ação da morfina?

O mecanismo de atuação da morfina age no sentido de dificultar a ação dos receptores opióides, já que essas estruturas são importantes na regulação normal da sensação da dor.

Para que serve o medicamento gabapentina?

A gabapentina é comumente utilizada para tratar a dor neuropática (dor decorrente de lesão nos nervos).

Qual é mais forte Codeina ou morfina?

Codeína – outro componente do ópio, costuma ser prescrita por médicos para o alívio da dor moderada e por supressão da tosse. Tem menos potência analgésica que a morfina e geralmente é ingerido oralmente.

Qual é o calmante mais forte que existe?

Veja nos tópicos a seguir.
  1. Amitriptilina. Da classe dos antidepressivos tricíclicos, a amitriptilina inibe a recaptação da serotonina e da norepinefrina no cérebro. ...
  2. Nortriptilina. ...
  3. Clonazepam. ...
  4. Diazepam. ...
  5. Zolpidem. ...
  6. Zopiclona. ...
  7. Melatonina. ...
  8. Trazodona.

Como é o nome do remédio boa noite cinderela?

Zolpidem. Nos Estados Unidos, o zolpidem — um remédio para insônia — tem sido a droga preferida dos criminosos que praticam o boa noite, Cinderela. Trata-se de um medicamento amplamente comercializado no Brasil, apesar da necessidade de receita médica para adquiri-lo.

Qual o melhor analgésico para dor?

Ambas as substâncias são analgésicos eficazes e redutores da febre. O ibuprofeno funciona um pouco mais rápido e tem efeito mais duradouro, além de reduzir inflamações. O paracetamol é comparável em alguns aspectos, mas não tem as mesmas propriedades anti-inflamatórias.

Qual melhor analgésico para dor?

Todos são remédios anti-inflamatórios sem esteróides (AINEs); isso quer dizer que esses analgésicos não apenas reduzem a dor, como também a inflamação.
  • Aspirina.
  • Ibuprofeno (como Advil ou Motrin)
  • Naproxeno (como Flanax)
  • Meloxican (como Flamatec, Melocox)

Quais são os analgésicos mais poderosos conhecidos?

Os analgésicos opioides mais comumente abusados incluem oxicodona, hidrocodona, meperidina, hidromorfona e propoxifeno. A oxicodona tem o maior potencial para abuso e também os maiores perigos. É tão poderosa quanto a heroína e afeta o sistema nervoso da mesma forma.

Qual o outro nome de metadona?

Mytedom® é um analgésico opioide sintético, cuja substância ativa é o cloridrato de metadona, que apresenta características analgésicas semelhantes à morfina.

O que causa morfina?

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com a morfina incluem tontura, vertigem, sedação, náusea, vômito e aumento da transpiração. Os maiores riscos com a morfina são depressão respiratória, depressão circulatória, parada respiratória, choque e parada cardíaca.

Como a metadona pode ser usada para tratar dependência de morfina ou heroína?

A metadona possui boa biodisponibilidade oral, uma longa meia-vida que permite sua dosagem única diária e em doses suficientes produz tanto a supressão dos sintomas da abstinência de opióides como o bloqueio (ou tolerância cruzada) dos efeitos de outros opióides.

Artigo anterior
O que é dissolução parcial de sociedade?
Artigo seguinte
Como descobrir conta da Caixa?