Quem não pode ser indiciado?

Perguntado por: Vasco Miranda de Coelho  |  Última atualização: 29. Mai 2025
Pontuação: 4.2/5 (13 avaliações)

magistrados ou membros do Ministério Público: segundo as leis orgânicas que regem a magistratura e o exercício das atividades do Ministério Público, magistrados e promotores/procuradores não podem ser indiciados, devendo, nesses casos, o inquérito ser remetido aos respectivos órgãos de classe (Art.

Quando uma pessoa pode ser indiciada?

É indiciado quando a conclusão do inquérito apontar um ou mais indícios de que essa pessoa cometeu crime. A pessoa passa para a condição de indiciada pelo delegado, com base em provas, testemunhas e outros meios que comprovem a prática do crime.

Como funciona o indiciamento?

Indiciamento é um ato formal da Autoridade Policial realizado eventualmente durante o inquérito policial. Ele acontece quando a polícia está convencida de que uma pessoa é a responsável por uma infração penal. Antes do indiciamento, o indivíduo é considerado apenas suspeito ou sob investigação.

O que acontece depois que alguém é indiciado?

O que acontece depois do indiciamento? Após o indiciamento, a autoridade policial envia o caso ao Ministério Público para avaliação. O MP, ao analisar as provas apresentadas, decide se há fundamento para apresentar uma denúncia contra o indiciado.

Quem pode ser indiciado?

O desindiciamento pode ser realizado pela autoridade policial de ofício, a requerimento do indiciado ou mesmo mediante habeas corpus. O delegado de polícia possui poder discricionário para desindiciar.

O Que é Indiciamento em Inquérito Policial? - Anderson Burke

37 questões relacionadas encontradas

Como saber se vou ser indiciado?

A primeira opção para quem deseja consultar a existência de antecedentes criminais sobre uma pessoa é acessando o site da Secretaria da Segurança Pública (SSP). O portal é bem simples e objetivo, e com ele é possível emitir o atestado imediatamente.

Quanto tempo dura um inquérito?

Art. 10. O inquérito deverá terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de 30 dias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem ela.

Quanto tempo pode durar uma investigação?

Art. 51. O inquérito policial será concluído no prazo de 30 (trinta) dias, se o indiciado estiver preso, e de 90 (noventa) dias, quando solto.

Qual a diferença entre indiciado é réu?

O indiciamento é formalizado pelo delegado, convencido pelas evidencias apresentadas no inquérito policial. Réu ou acusado: Neste momento, após a conclusão do inquérito, a autoridade policial encaminha a denúncia ao Ministério Público, que por sua vez a apresenta à Justiça.

O que é ser indiciado por crime?

É a imputação a alguém, no inquérito policial, da prática do ilícito penal, sempre que houver razoáveis indícios de autoria. Com o indiciamento o investigado passa da condição de mero suspeito à de provável autor da infração penal investigada.

Quais são as fases do indiciamento?

A primeira fase a ser observada é a inicial, em que se dá a instauração do inquérito, em seguida vem a fase de diligências e por último o indiciamento e conclusão com o relatório final.

Quando o delegado pode indiciar?

A portaria nº 18 da Delegacia Geral de Polícia, de 25 de novembro de 1998, dispõe em seu artigo 5º que logo que reúnam, no curso da investigação, elementos suficientes acerca da autoria da infração penal, a autoridade policial (delegado) procederá ao formal indiciamento do investigado.

Qual a diferença entre acusado e indiciado?

O indiciamento não pode gerar consequências, porque ele acontece sem que nenhum ato de defesa tenha sido praticado. Acusado ou réu é aquele que, denunciado pelo Ministério Público, passa a responder a um processo criminal.

Qual o momento para o indiciamento?

Momento. O indiciamento pode se dar desde a lavratura do auto de prisão em flagrante até o relatório final produzido pela autoridade policial. Recebida a peça acusatória pelo magistrado, não mais é possível o indiciamento, pois se trata de ato próprio da fase investigatória.

O que significa dizer que uma pessoa foi indiciada?

Indiciamento nada mais é do que o juízo de valor da Autoridade Policial sobre determinada infração penal atribuindo-a ao investigado que, a partir desse momento, passa a figurar a condição de "indiciado". Numa definição mais técnica indiciar é atribuir a autoria (ou participação) de uma infração penal a uma pessoa.

O que acontece se o delegado não indiciar?

A prática rotineira e indevida de não indiciar quando cabível, sem justificativa, ou de indiciar sem fundamentar, pode vir a provocar eventual perda da relevante decisão que pode passar para outra instituição, reduzindo a função da autoridade de polícia, como já ocorreu com a busca domiciliar independente de ordem ...

O que significa pedir indiciamento?

O indiciamento é formalizado pelo delegado de polícia, com base em evidências colhidas em depoimentos, laudos periciais e escutas telefônicas, entre outros instrumentos de investigação.

Quem é o indiciado no processo penal?

O indiciamento é o ato policial no qual o Delegado de Polícia indica quem se julga, em princípio, ser o autor do fato.

Quanto tempo leva para um BO virar inquérito?

O policial tem até 30 dias para remeter o inquérito ao Ministério Público. Ele pode assinalar que o inquérito está concluído e relatado ou pode pedir um prazo maior para novas investigações.

Quanto tempo demora para um inquérito vira processo?

66: “O prazo para conclusão do inquérito policial será de 15 (quinze) dias, quando o indiciado estiver preso, podendo ser prorrogado por mais quinze dias, a pedido, devidamente fundamentado, da autoridade policial e deferido pelo juiz a que competir o conhecimento do processo.

Quanto tempo leva para arquivar um processo criminal?

O artigo 10 do Código de Processo Penal estabelece, como regra geral [2], o prazo de 30 dias para conclusão do inquérito policial, caso o indiciado esteja solto.

Como saber se um inquérito virou processo?

A resposta é simples, seu advogado poderá, desde que você outorgue uma procuração para ele, além de usar todos os meios tecnológicos, ele ainda poderá comparecer às Delegacias para representá-lo perante a Autoridade Policial para saber se há algum inquérito em andamento onde você seja investigado (a).

O que acontece quando o MP recebe o inquérito policial?

O inquérito policial é conduzido pela polícia, no caso por um delegado, que se responsabiliza por toda a investigação. O resultado do inquérito é apresentado ao Ministério Público, que a partir dele faz a proposição de ação penal (denúncia criminal).

O que acontece quando um processo criminal é arquivado?

Um processo criminal é arquivado definitivamente quando ele acaba. Logo, o processo criminal será arquivado quando não for mais possível recorrer. Nesse momento, haverá o trânsito em julgado, que é uma declaração afirmando que o processo já foi julgado e ele será arquivado.

Estou sendo investigada O que fazer?

Estando com o mandado em mãos, você que está sendo acusado de um crime, deve, imediatamente, procurar um advogado especialista na área. Isso é o que você deve fazer com urgência! Nos processos criminais, a participação do advogado é obrigatória.

Artigo anterior
Como regular a cor da Smart TV?
Artigo seguinte
O que é gamopatia monoclonal igg lambda?