Como contabilizar presente para funcionários?

Perguntado por: Verónica Domingues Campos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (7 avaliações)

BRINDES - CONTABILIZAÇÃO. É comum as empresas promoverem a distribuição de brindes aos seus clientes e funcionários, mediante a entrega gratuita de objetos de pequeno valor. Tais gastos são apropriados contabilmente como despesa, por ocasião de sua distribuição.

Como contabilizar brindes e doações?

Considera-se brinde a mercadoria que não constitua objeto normal da atividade da empresa, adquirida com a finalidade específica de distribuição gratuita ao consumidor ou ao usuário final. As aquisições de brindes para distribuição direta ao consumidor devem ser registradas na conta de Estoques, no Ativo Circulante.

Como lançar entrada de brinde?

Os estabelecimentos que estiverem sendo agraciados com os brindes, ser por ventura tais mercadorias estiverem acompanhadas de nota fiscal de “Remessa de Brindes”, deverão escriturá-las no Livro Registro de Entrada de Mercadorias sem o crédito do ICMS e através dos CFOP 1910 (operações internas) ou 2910 (operações ...

Como deve ser contabilizado uma doação de mercadoria?

As doações de mercadorias caracterizam-se como despesas, sendo necessário registrá-las quando concretizadas, segundo o regime de competência. Observe-se que, para fins fiscais, deve a empresa que efetua a doação emitir a correspondente nota fiscal, no ato da saída das mercadorias doadas.

Como contabilizar brindes e bonificações recebidos?

O Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) utilizado para a entrada de notas de bonificações são: 1910 e 2910 ou no caso de saídas em bonificação 5910 e 6910. Na maioria das vezes, as bonificações estão vinculadas a promoções, cotas atendidas de vendas ou fidelidade de fornecedores, entre outros.

IFRS 16 - Contabilização prática

17 questões relacionadas encontradas

Como contabilizar despesas com brindes?

BRINDES - CONTABILIZAÇÃO. É comum as empresas promoverem a distribuição de brindes aos seus clientes e funcionários, mediante a entrega gratuita de objetos de pequeno valor. Tais gastos são apropriados contabilmente como despesa, por ocasião de sua distribuição.

Como contabilizar entrada de produto bonificado?

Numa bonificação concedida, ocorre uma despesa. Ora, não se tributa despesa no Lucro Presumido, então não há o que se falar de tributação. Já numa bonificação obtida, ocorre uma receita.

Como contabilizar doações efetuadas lucro real?

As doações efetuadas por pessoas jurídicas que tributam pelo lucro real são dedutíveis na apuração da base de cálculo do IRPJ, até o limite de valor correspondente 2% do lucro operacional de cada período de apuração.

Qual CFOP para doação de ativo imobilizado?

Tratando-se de doação o CFOP será o 5.910.

Qual CFOP para brinde?

Deve ser indicado o CFOP 5.910 (“Remessa em bonificação, doação ou brinde”) no documento fiscal referente à remessa de mercadorias em bonificação, além da indicação do CST 110 indicando a sujeição dessa operação à sistemática da substituição tributária.

Pode cobrar brinde?

"Quando se fala em brinde, não existe custo. Ele deve estar na nota fiscal, mas o o custo é zero. Então se tiver custo diferente de zero, não é brinde. - Venda casada: condicionar a venda de um serviço a outro.

Qual a CFOP de entrada para 5910?

5910 - Remessa em bonificação, doação ou brinde Classificam-se neste código as remessas de mercadorias a título de bonificação, doação ou brinde.

Onde lançar brindes na ECF?

• AS ADIÇÕES NA PARTE "A" DO LALUR

As adições, fundamentalmente, são representadas por despesas contabilizadas e indedutíveis para a apuração do Lucro Real, como multas indedutíveis, doações, brindes, etc.

Como contabilizar remessa de amostra grátis saída?

**O valor correspondente às amostras grátis distribuídas é dedutível, como despesa de propaganda, para fins de apuração do lucro real e da base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro (Art. 366 do RIR/1999 e art. 2º da Lei nº 7.689/1988).

Como contabilizar a doação de um ativo imobilizado?

O documento hábil para contabilizar o recebimento de uma doação de Imobilizado é o Termo de Doação. Nele deve constar o valor contábil e o valor avaliado ("valor justo" ou "valor de mercado") do Bem. O lançamento contábil da doação deve ser feito pelo valor avaliado ("valor justo" ou "valor de mercado") do Bem.

Quando usar CFOP 6915?

6915 - Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo Classificam-se neste código as remessas de mercadorias ou bens para conserto ou reparo.

Como emitir uma Nota Fiscal de doação?

A Nota Fiscal referente à “doação” (CFOP 5910) deverá ser emitida no momento da saída/fornecimento da mercadoria para o empregado com o devido destaque do imposto, utilizando como base de cálculo o preço FOB estabelecimento comercial à vista (artigo 38, III, do RICMS/2000) e a alíquota incidente nas operações internas.

Como saber se a doação é dedutível?

Pode-se afirmar que as doações efetuadas a entidades enquadradas como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) é perfeitamente legal e dedutível para o efeito da apuração do Imposto de Renda e da Contribuição Social Sobre o Lucro, até o limite de 2% sobre o lucro operacional.

Quais são as despesas dedutíveis no lucro real?

  • CONCEITO DE DESPESA OPERACIONAL DEDUTÍVEL.
  • TRIBUTOS E MULTAS POR INFRAÇÕES FISCAIS.
  • FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIÇO.
  • DESPESA COM CONSERVAÇÃO DE BENS E INSTALAÇÕES.
  • JUROS SOBRE O CAPITAL PRÓPRIO.
  • OUTROS JUROS DE CAPITAL.
  • DESPESA COM PESQUISA CIENTÍFICA.
  • DESPESA COM ALUGUEL E ROYALTIES.

Quais as despesas que podem ser deduzidas no lucro real?

Para efeito de apuração de imposto de renda e CSLL, são despesas indedutíveis no lucro real as de qualquer provisão, com exceção apenas daquelas constituídas para férias de empregados, 13º salário, planos de saúde e previdência privada, além daquelas perdas de estoques.

Como lançar entrada de bonificação na contabilidade?

Nota Fiscal de bonificação – Conceito e exemplo

Pra gerar uma nota quando há bonificação, é necessário informar a natureza da operação (natOp) como BONIFICACAO (sem acento), utilizar o CFOP 5910 para operações internas ou 6910 para operações externas e também destacar os valores de ICMS e IPI, se necessário.

Como contabilizar entrada de mercadoria para demonstração?

Quando a empresa remete a outra empresa bens para demonstração deverá registrar contabilmente esta operação em contas de controle. Os registros contábeis a serem efetuados por ocasião da remessa para demonstração na empresa remetente e na empresa que recebe os bens para demonstração.

Como contabilizar bonificação de ações?

Simples, basta aplicar o valor percentual sobre a quantidade de ações que detém para saber o número de ações que receberá. No exemplo da DTEX3, caso você tenha 1.000 ações, com a bonificação de 20% você receberá 200 ações.

O que são despesas não necessárias na ECF?

299 do RIR/1999, são os gastos não computados nos custos, mas necessários às transações ou operações da empresa, e que, além disso, sejam usuais e normais à atividade por esta desenvolvida, ou à manutenção de sua fonte produtiva, e ainda estejam intrinsecamente relacionados com a produção ou comercialização dos bens e ...

Qual o CFOP de entrada para 5911?

5911 - Remessa de amostra grátis Classificam-se neste código as remessas de mercadorias a título de amostra grátis.

Artigo anterior
Qual foi o maior fluxo migratorio do Brasil?
Artigo seguinte
Qual o prazo para retorno de demonstração?