Quando vc está com hérnia umbilical e engravida corre algum risco?

Perguntado por: Hélder Telmo de Carvalho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (11 avaliações)

Sim, quem tem hérnia umbilical pode engravidar, pois a hérnia não oferece risco para mãe ou para o bebê, desde que a hérnia no umbigo não seja muito grande ou não provoque muita dor.

Estou grávida e tenho hérnia umbilical?

Normalmente o problema não afeta a saúde do bebê e da mãe, e também não atrapalha no momento do parto. Além disso, o esforço gerado durante o parto também pode provocar o surgimento da hérnia. Porém, a hérnia umbilical na gravidez, não é grave e é muito difícil de ter algum tipo de complicação.

Pode engravidar tendo hérnia?

1⃣ – Se a mulher tem uma hérnia pequena, que não causa sintomas, pode engravidar e operar para a correção da hérnia um período após o parto. 2⃣ – Se a mulher tem uma hérnia grande, que a incomoda, e pretende engravidar, o ideal é fazer a correção da hérnia antes da gestação.

Quem tem hérnia no umbigo pode ter parto normal?

A hernia umbilical não contra-indica o parto normal e não indica um parto cesárea. Com hérnia ou sem hérnia, o risco de um parto cesárea pode ser 60 vezes maior que do parto normal, para você e seu bebê.

Como tratar hérnia umbilical na gravidez?

A cirurgia de hérnia umbilical, também chamada de herniorrafia, é a forma de tratamento mais eficaz para a hérnia umbilical e é feita com o objetivo de solucionar o problema e evitar complicações, como infecção intestinal ou morte de tecidos devido à alteração da circulação sanguínea na região.

Dicas de treino para quem sofre com hérnia umbilical | Feito de Iridium

41 questões relacionadas encontradas

Pode fazer cirurgia de hérnia estando grávida?

Não é recomendável, exceto em casos de urgência/emergência. A gravidez é um fator de risco para recidiva da hérnia, uma vez que há aumento da cavidade abdominal.

Porquê da hérnia umbilical na gravidez?

Hérnia umbilical pode surgir depois da gravidez

A hérnia surge em decorrência de uma forte pressão interna na região abdominal. Essa pressão pode ser causada por obesidade, constipação intestinal (prisão de ventre), tosses crônicas, esforço físico repetitivo e também a gravidez.

Pode fazer parto normal com hérnia?

A hernia inguinal não contra-indica um parto normal e não é indicação de parto cesárea. Se você estiver bem, se o seu bebê estiver bem e se seus exames estiverem bem, o parto normal pode ser realizado.

Como curar hérnia umbilical naturalmente?

Sabendo que não é possível ter como curar hérnia umbilical naturalmente, é preciso recorrer aos tratamentos clinicamente comprovados. O tratamento e cura da hérnia ocorrem por meio da cirurgia de hérnia, que pode ocorrer por meio de videolaparoscopia.

Quais os perigos de uma cirurgia de hérnia umbilical?

Os riscos são os mesmos de toda cirurgia de pequeno porte: hematoma e infecção na ferida operatória, rejeição à tela (caso seja necessário utilizar) e riscos inerentes à técnica anestésica utilizada.

Estou grávida e tenho hérnia inguinal?

A hérnia inguinal é perigosa na gravidez porque há um risco maior de aumento ou de estrangulamento da hérnia. Durante a gestação, o crescimento da barriga produz uma elevação da pressão intra-abdominal. O estrangulamento ocorre quando a hérnia fica presa na abertura por onde conseguiu extravasar.

O que fazer para aliviar a dor no umbigo na gravidez?

Como aliviar a dor no umbigo
  1. Dormir de barriga para cima ou de lado;
  2. Usar uma cinta própria para a gravidez. ...
  3. Participar em atividades dentro de água, para aliviar o peso sobre a barriga e costas;
  4. Utilizar roupa confortável, de algodão e pouco apertada;
  5. Aplicar um creme hidratante ou manteiga de cacau na pele do umbigo.

Que remédio caseiro é bom para hérnia?

Ervas naturais: algumas plantas podem ser utilizadas para realização de emplastros, temperar comidas ou fazer chás, como cravo-da-índia, gengibre, canela, erva doce ou entrecasca da unha de gato, por exemplo, que têm ação anti-inflamatória.

Como fazer a hérnia sumir?

A cirurgia é a única forma efetiva para se tratar uma hérnia abdominal, pois a dor pode aparecer e sumir, mas depois voltar de forma repentina. Basicamente, a cirurgia pode ser realizada de duas formas: aberta, com anestesia local e laparoscópica, procedimento minimamente invasivo, mas que necessita de anestesia geral.

O que fazer quando a hérnia começa a doer?

Se a região da hérnia inchar, mudar de uma hora para a outra ou houver dor intensa, procure imediatamente o pronto-socorro. Se o fluxo de sangue for interrompido, o médico primeiro tentará empurrar a hérnia para dentro e, caso necessário, fará a cirurgia.

Quanto tempo para engravidar depois de uma cirurgia de hérnia?

A indicação para as mulheres que já operaram a hérnia de parede abdominal é esperar pelo menos seis meses para engravidar.

É verdade que não pode mexer no umbigo quando estiver grávida?

Passar a mão na barriga de gestantes, na altura do umbigo.

"A mulher deve proteger seu umbigo porque o bebê pode se movimentar pela percepção que ele recebe através do chakra umbilical", avisa a mística.

O que que causa hérnia umbilical?

Esse tipo de hérnia se desenvolve quando uma porção do revestimento do abdômen, de parte do intestino e/ou fluido do abdômen se acumula através do músculo da parede abdominal. Comum em bebês, a hérnia surge exatamente no local da cicatriz umbilical, geralmente, quando uma alça intestinal atravessa o tecido muscular.

Como saber se tenho hérnia umbilical na gravidez?

A doença, na maioria das vezes, é percebida somente pela protuberância no umbigo. Em certos casos, há desconforto abdominal. Nos quadros mais graves, no entanto, os sintomas compreendem: dor abdominal súbita e forte, enjoo, vômito ou constipação.

Como acabar com a hérnia umbilical sem cirurgia?

Não existe qualquer tipo de tratamento médico que permita “curar” a hérnia umbilical. A única opção possível é realizar tratamento cirúrgico.

Como aliviar dor de hérnia na barriga?

O que fazer em caso de dor na hérnia abdominal?
  1. – EVITE LEVANTAR PESO – ...
  2. – EVITE FICAR MUITO TEMPO EM PÉ, FAZER LONGAS CAMINHADAS OU ATIVIDADES FÍSICAS INTENSAS – ...
  3. – FICAR EM REPOUSO AJUDA A REDUZIR OS SINTOMAS EXISTENTES – Caso o paciente esteja com dor o repouso é a forma mais indicada para aliviar os sintomas.

Como diminuir a hérnia abdominal?

20% da população brasileira têm hérnia abdominal, saiba como evitar dor na quarentena
  1. 1 – Evite levantar peso; ...
  2. 2 – Evite ficar muito tempo em pé, fazer longas caminhadas ou atividades físicas intensas; ...
  3. 3 – Ficar em repouso ajuda a reduzir os sintomas existentes;

Estou grávida e estou sentindo muita dor no umbigo?

Sentir dor no umbigo ou dor na virilha durante a gestação são sintomas muito comuns. Podem ocorrer em qualquer fase da gestação mas é mais comum quando o útero está um pouco maior. Ocorre principalmente devido às alterações no corpo para se adaptar ao crescimento do bebê.

Quando o bebê mexe no umbigo?

Geralmente, as mamães percebem os movimentos entre a décima sexta e a vigésima semana. Essa variação ocorre especialmente devido a fatores como a placenta posicionada atrás do umbigo e a presença de líquido amniótico, aquele que envolve e protege o bebê.

Como saber se meu bebê está acima do umbigo?

Entre as 20 e as 22 semanas deverá realizar a 3ª consulta de rotina da gravidez. O útero posiciona-se à altura do umbigo e a sua barriga está bem redondinha.

Artigo anterior
Quantas noites têm Fnaf 5?
Artigo seguinte
Qual a planta medicinal para o pulmão?