O que significa infalibilidade e inerrância?

Perguntado por: Vítor Simão Henriques Loureiro  |  Última atualização: 21. August 2024
Pontuação: 4.2/5 (13 avaliações)

Infalibilidade e inerrância Há uma confusão generalizada entre os círculos evangélicos e cristãos fundamentalistas de que a infalibilidade bíblica significa que "a Bíblia não pode conter erros", enquanto a inerrância implica que "a Bíblia não contém erros".

O que significa a palavra infalibilidade da Bíblia?

Esse termo significa aquilo que não tem erros, infalível. No que tange a questão dos escritos sagrados refere-se a tudo o que está escrito na Bíblia é isento de erros de qualquer espécie, tanto no seu conteúdo, propósito e mensagem. O termo infalível não pode ser separado pois os dois de conjugam, isto é, se completam.

Onde está escrito que a Palavra de Deus é inerrante?

Proponentes da inerrância bíblica preferem muitas vezes as traduções de 2 Timóteo 3:16 que diz "toda escritura é dada por inspiração de Deus", e eles interpretam isto significando que toda a Bíblia é inerrante.

Qual é o objetivo principal do estudo sobre a hermenêutica bíblica?

O principal objetivo da hermenêutica bíblica é o de descobrir o sentidos possíveis que um texto bíblico produz.

Quais os 3 principais objetivos da hermenêutica?

Como Sistema ao Direito, concorrerem outras Fontes e Princípios que precisam ser usados de forma razoável e coerente, de forma que, a Hermenêutica tem como objetivo, exatamente, proporcionar essa Razoabilidade, Coerência e Harmonia, integrando as várias Fontes do Direito e aplicabilidade de seus Princípios.

Inerrância e Infalibilidade Bíblica

16 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre inerrância bíblica e infalibilidade bíblica?

Infalibilidade bíblica é a expressão teológica que descreve a crença de que a Bíblia é isenta de erros em temas de fé e prática. Há uma grande diferença com relação a doutrina da inerrância, segundo a qual a Bíblia não contém erros de espécie alguma.

O que é inerrância plena?

A Base do nosso Conhecimento

As palavras infalibilidade e inerrância são usadas como sinônimos para significar “plenamente confiável”. Quando a Bíblia é corretamente interpretada, ela nos dá a real verdade sobre Deus, criação, pecado, salvação, moralidade, ética, relações sexuais e muito mais.

Quantos erros de tradução tem a Bíblia?

Mas quais são os erros e equívocos na tradução do texto bíblico que mudaram os sentidos das Escrituras? Conforme fontes teológicas cristãs e judaicas são inúmeras ultrapassando o número de cinquenta mil erros de tradução e sentidos.

O que significa a palavra inerrância em relação a Bíblia?

Inúmeros livros foram escritos explicando, definindo e defendendo essa doutrina, sem mencionar as afirmações e negativas da Declaração de Chicago de 1978 sobre a inerrância bíblica. Mas a essência da inerrância é a crença de que a Bíblia é a Palavra de Deus e de que, quando Deus fala, Ele fala a verdade.

Qual o sinônimo de infalibilidade?

2 sinônimos de infalibilidade para 2 sentidos da palavra infalibilidade: Afirmação: 1 certeza.

O que é verdade segundo a Palavra de Deus?

A verdade é a fidelidade de Deus que se cumpriu em Cristo Jesus. Cristo é o āmēn de todas as promessas de Deus, que vem cumprir em Cristo tudo que anunciara no AT. Mas, a noção mais tipicamente evangélica é aquele da como revelação de Deus em Cristo e no Evangelho (2Cor 4,1-2; Rm 16,25-27; Cl 1,25-26)15.

O que quer dizer a palavra Infabilidade?

Qualidade de ser infalível, de não poder deixar de acontecer.

Quantos livros tem a Bíblia sagrada?

Para os católicos, são 73 livros. Para os protestantes, 66. A Igreja Ortodoxa considera 78. E os judeus apenas 39, da parte conhecida como Antigo Testamento pelos cristãos.

O que significa suficiência na Bíblia?

Com a doutrina da Suficiência das Escrituras queremos dizer o mesmo que o Apóstolo Paulo escreveu aos Gálatas. Quando dizemos que a Bíblia é Suficiente, queremos dizer que nela nada se acrescenta ou se retira, e que não precisamos e não podemos ter outra fonte de autoridade divina além dela.

O que a Bíblia fala sobre energia negativa?

Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.

O que é o período Interbíblico?

400 anos! Esse é o tempo que decorre entre o fim do Antigo Testamento e os acontecimentos do Novo Testamento. Esse tempo é conhecido como Período Interbíblico, que marca o silêncio profético de Malaquias até a pregação de João Batista. Durante muito tempo, esse período de silêncio recebeu muita atenção.

Como provar que a Bíblia foi inspirada por Deus?

Profecia Cumprida: Evidência de Inspiração

Há, naturalmente, muitas evidências da origem divina da Bíblia, mas a mais forte é a profecia cumprida, que é, em essência, a assinatura de Deus em seu livro, uma indicação inigualável de que ela é sua obra.

Quando o papa é infalível?

O dogma da infalibilidade foi instituído pelo Concílio Vaticano 1°, convocado por Pio 9º.De acordo com a doutrina da Igreja Católica, o papa não é um ser humano perfeito, mas é infalível quando se pronuncia a respeito de temas concernentes à fé.

O que dizer para uma pessoa que não acredita na Bíblia?

Uma maneira de compartilhá-lo com sua amiga é falando sobre seus sentimentos a respeito da existência de Deus; por exemplo, fale sobre os milagres que viu e que agora vê pelo simples fato de acordar todos os dias.

Quem fez a primeira tradução da Bíblia para o português?

Ou, para usar a versão completa: João Ferreira Annes d'Almeida. Trata-se de um português nascido em 1628 que, oriundo de família católica, tornou-se protestante e, aos 17 anos, conseguiu uma proeza: foi o primeiro a verter para o português os livros considerados sagrados que formam a Bíblia.

Qual é a diferença entre exegese e hermenêutica?

A exegese é a explicação crítica, a interpretação, o comentário ou a dissertação sobre o sentido das palavras, das construções gramaticais e dos condicionalismos históricos dos textos religiosos em análise. Hermenêutica é a ciência da interpretação das palavras e dos textos.

Quais são as três fases da hermenêutica?

Essa proposta teórico-metodológica de Thompson (1995) se apresenta sob a forma de três fases ou dimensões, denominadas de análise sócio-histórica, análise formal ou discursiva e interpretação/reinterpretação.

Quais as três formas de interpretar a Bíblia?

Aqui será feita uma breve explanação dos seguintes métodos de interpretação bíblica: 1) histórico-gramatical; 2) histórico-crítico; e, 3) hermenêutica pós-moderna.

Artigo anterior
Quais são as principais macromoléculas que constituem as células?
Artigo seguinte
O que define um sistema em síntese?