Quem julga Contrarrazoes?

Perguntado por: Letícia Íris Lima de Esteves  |  Última atualização: 6. August 2024
Pontuação: 4.9/5 (45 avaliações)

Após a juntada de todas as razões e contrarrazões de apelação, os autos devem ser remetidos ao tribunal responsável pelo julgamento do recurso. Note que o juízo de admissibilidade (avaliação se o recurso cumpre todos os preceitos e requisitos exigidos pela lei) será realizado só no tribunal.

O que vem depois de contrarrazões?

Quando você protocola as contrarrazões de recurso, ele ficará concluso (processo está na sala do juiz) para que o juiz decida. Depois que o juiz elaborar a sentença, a autora da apelação (apelante) pode entrar com embargos de declaração, caso entenda que a decisão do magistrado foi omissa ou não muito clara.

Quem faz as contrarrazões?

As contrarrazões são uma peça processual elaborada pela parte recorrida com o objetivo de apresentar seus argumentos e contrapontos em relação ao recurso interposto pela parte recorrente.

Quanto tempo leva para julgar uma contrarrazões?

Quanto tempo demora o processo depois da apresentação das contrarrazões? Nesse sentido, o prazo processual é de 15 dias úteis, a partir da publicação da decisão a ser recorrida, no caso de recurso previsto no CPC (apelação, recurso ordinário, recurso especial ou recurso extraordinário).

Quem é o recorrente nas contrarrazões?

Recorrente é o advogado subscritor da petição de Recurso Ordinário admitido e/ou do Agravo da decisão denegatória do Recurso Ordinário. Se houver mais de um Recurso Ordinário admitido ou agravado, os instrumentos de representação dos subscritores dos recursos admitidos e/ou agravados serão indexados neste campo.

🔴O que é juntada de PETIÇÃO DE CONTRARRAZÕES? (Significado)

37 questões relacionadas encontradas

O que pode ser alegado nas contrarrazões?

Em contrarrazões de apelação, poderão ser levantadas questões referentes a decisões interlocutórias que não cabiam recurso no momento em que foram proferidas: Em preliminar de apelação quando o apelante for o prejudicado pela decisão interlocutória e, por isso, pretende insurgir-se contra ela; ou.

O que acontece quando as contrarrazões são intempestivas?

- Tendo as contrarrazões sido protocoladas intempestivamente, seu conteúdo não poderá ser analisado - Deve ser mantida a decisão que deferiu a liminar de manutenção de posse se preenchidos os requisitos previstos no artigo 561 , do CPC , quais sejam, a comprovação da posse anterior, a continuação da posse, embora ...

Sou obrigado a apresentar Contrarrazoes?

É obrigatório apresentar contrarrazões de apelação? Assim, para o STF, basta que a defesa seja intimada do recurso interposto pela acusação. Deve-se, portanto, intimar o defensor para que apresente contrarrazões, não havendo consequência em caso de inércia da defesa (não apresentação das contrarrazões recursais).

Qual a importância das contrarrazões no sistema recursal?

Assim como o recurso, as contrarrazões recursais constituem instrumento processual adequado à parte vencedora para obter a análise de todos os fundamentos ventilados, mas não conhecidos, em primeiro grau, e que exige, na mesma medida que o recurso do vencido, o adequado delineamento da causa de recorrer [9].

O que quer dizer contrarrazões em um processo?

As Contrarrazões são instrumentos de defesa, interpostos em oposição a alguns recursos dispostos no Novo CPC. Ou seja, são respostas apresentadas pela parte recorrida do processo. 2.1 Contraminuta: Agravo de Instrumento, Agravo de petição no Processo do Trabalho ou Agravo Regimental.

Pode pedir reforma de sentença em contrarrazões?

As contrarrazões não têm natureza infringente, não tendo o condão de modificar a decisão recorrida.

Quais preliminares podem ser arguidas em contrarrazões?

PRELIMINARES ARGUIDAS NAS CONTRARRAZÕES: OFENSA AO PRINCÍPIO DA DIALETICIDADE, AUSÊNCIA DE PEDIDO ESPECÍFICO E PRECLUSÃO. REJEIÇÃO. TUTELA DE URGÊNCIA. NÃO COMPROVAÇÃO DOS REQUISITOS.

Pode fazer pedidos nas contrarrazões?

2. As contrarrazões não são a via adequada para formulação de pedidos, pois têm por finalidade a impugnação ao recurso da parte adversa.

Quais os tipos de contrarrazões?

As Contrarrazões podem ser apresentadas contra 4 espécies de recursos, que estão elencados no art. 994 do CPC. São eles: Recurso de Apelação, Recurso Ordinário, Recurso Especial e Recurso Extraordinário.

O que acontece se perder o prazo das contrarrazões?

O que fazer quando se perde o prazo para apresentar as contrarrazões? Se você não recorreu em prazo hábil e a outra parte recorrer, no prazo de contrarrazões você pode interpor o recurso adesivo. Você vai fazer as contrarrazões e também o recurso que perdeu o prazo.

Qual o recurso para a apelação negada?

Cabe recurso de agravo de instrumento contra ato judicial que não admitiu apelação por intempestividade (descumprimento de prazo).

Para que serve as contrarrazões?

Como citamos, as contrarrazões são instrumentos de defesa que podem ser interpostos em oposição a determinados recursos. Ou seja, são respostas apresentadas pela parte recorrida do processo.

Qual o prazo dado ao recorrido para oferecer suas contrarrazões?

1) O recorrido será intimado para oferecer resposta escrita (contrarrazões de apelação/recurso inominado) no prazo de dez dias.

O que significa deve ser considerada como contrarrazões o motivo do indeferimento?

As Contrarrazões de Recurso contra Indeferimento são o meio de defesa pelo qual são reforçadas as alegações já apresentadas em Oposição ou refutados novos argumentos apresentados em um recurso que comprovam que um pedido de registro de marca não deve ser deferido, seja por existir anterioridade impeditiva, seja por ...

Quem apresenta contrarrazões paga custas?

CUSTAS. É necessário pagar algum valor para apresentar contrarrazões? Não.

Quem é o apelante em um processo?

A parte que recebeu a sentença desfavorável entra com a apelação, sendo chamada de apelante. A outra parte, que supostamente recebeu uma sentença favorável, é o apelado.

Qual o prazo para recorrer de um acórdão?

Todos os recursos podem ser interpostos dentro de um prazo de 15 (quinze) dias, com exceção dos embargos de declaração, os quais tiveram seu prazo mantido de acordo com o antigo Código, ou seja, de 05 (cinco) dias.

Qual a consequência processual se as razões forem apresentadas fora do prazo?

Consoante entendimento doutrinário e jurisprudencial, as razões apresentadas fora do prazo legal constitui mera irregularidade e não nulidade processual à parte desidiosa.

Quando um recurso é considerado intempestivo?

O recurso intempestivo é considerado ato inexistente, não se convalidando, por conseguinte. Assim, no caso, o prazo para interposição do apelo não restou interrompido, ou seja, a contagem dos 15 (dias) para a interposição do recurso se iniciou da publicação dos primeiros embargos.

Pode apresentar contrarrazões sem ser intimado?

Esta Corte possui entendimento no sentido de que a ausência de intimação da parte contrária para apresentar contrarrazões configura nulidade absoluta, em face da violação aos princípios do contraditório e da ampla defesa.

Artigo anterior
Quais os problemas de Dubai?
Artigo seguinte
Quais cursos não podem faltar no currículo?