O que compõe o custo de um imobilizado?
Perguntado por: Raúl José Garcia | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 5/5 (51 avaliações)
O custo de aquisição de um bem do imobilizado compreende preço de compra, inclusive impostos de importação e impostos não-recuperáveis sobre a compra, bem como de custos para instalar e colocar o ativo em condições operacionais para ser usado.
Como contabilizar compra de ativo imobilizado?
O primeiro passo no controle do ativo imobilizado é fazer um inventário dos bens da empresa. Dependendo do porte da empresa essa atividade pode ser demorada, principalmente pela quantidade de ativos e complexidade de suas descrições. É importante que o inventário dos bens de uma empresa seja feito periodicamente.
Quais são as contas do imobilizado?
- Imóveis. Os imóveis são utilizados para desenvolver as atividades necessárias da empresa. ...
- Máquinas e Equipamentos. ...
- Móveis e utensílios. ...
- Veículos. ...
- Ferramentas. ...
- Equipamentos de informática. ...
- Imobilizado em andamento.
O que considerar como imobilizado?
- Deve ser tangível;
- Deve ser destinado para uso de produção ou fornecimento de mercadorias e serviços, para aluguel a outros ou fins administrativos; e.
- Deve ser utilizado por mais de um período.
Como deve ser feito o reconhecimento do custo de um item do ativo imobilizado?
Reconhecimento. O custo de um item de ativo imobilizado deve ser reconhecido como ativo se, e apenas se: for provável que futuros benefícios econômicos associados ao item fluirão para a entidade; e. o custo do item puder ser mensurado confiavelmente.
Custo do Imobilizado
Como acontece o processo de reconhecimento do custo de um item do ativo imobilizado e intangível?
O reconhecimento dos custos no valor contábil de ativo intangível cessa quando esse ativo está nas condições operacionais pretendidas pela administração. Se um ativo intangível for adquirido em uma combinação de negócios, o seu custo deve ser o valor justo na data de aquisição.
Como contabilizar a venda de um ativo imobilizado?
Como contabilizar a venda de ativo imobilizado com ganho de capital? O ganho de capital é o resultado obtido na alienação de venda do ativo imobilizado. Por isso, devem ser determinados pela diferença positiva entre o valor da alienação e o valor contábil do bem.
Quais são as contas do ativo?
São entendidos como contas do ativo circulante aquelas que já registram o dinheiro em espécie como caixa, bancos e aplicações financeiras. Também entram no grupo os bens e direitos que pretendem ser transformados em dinheiro a curto prazo, ou seja, até o final do ano seguinte ao do fechamento do balanço.
Como fazer lançamento contábil de baixa do ativo imobilizado?
O registro contábil da baixa dos bens obsoletos ou sucateados será um débito na conta de depreciação acumulada e um crédito na conta do custo do bem, cujas contrapartidas serão lançadas em uma conta de resultado do período que irá registrar o valor líquido do bem baixado.
Como contabilizar CFOP 5551?
O CFOP 5551 é utilizado durante a venda de bens de ativo imobilizado. Se a sua empresa possui algum ativo imobilizado que será vendido, seja ele totalmente depreciado ou não, é necessário usar o CFOP 5551 para caracterizar a transação em uma nota fiscal.
Qual o CFOP de entrada de ativo imobilizado?
Se o item for contabilizado no ativo imobilizado, deverá ser utilizado o CFOP 1551 (compra de bem para o ativo imobilizado). Se o item for reconhecido diretamente no resultado, o CFOP a ser usado é o 1556 (compra de material para uso ou consumo).
Como calcular ganho ou perda de capital?
Como calcular o ganho de capital? O resultado não operacional, enfatizadas as disposições especiais, será igual à diferença, positiva (ganho) ou negativa (perda/prejuízo), entre o valor pelo qual o bem ou direito houver sido alienado ou baixado (baixa por alienação ou perecimento) e o seu valor contábil.
Como contabilizar transferência de ativo imobilizado entre matriz e filial?
Contabilmente as transferências entre matriz e filiais devem ser efetuadas utilizando-se contas transitórias no balanço da matriz e da filial no ativo circulante em disponibilidades.
O que é uma baixa contábil?
É a entrega de um bem para substituir um pagamento em dinheiro, desde que tenha o consentimento do credor. O tratamento contábil será o mesmo de uma venda e compra de imobilizado, apurando-se ganho ou perda de capital, normalmente.
Quais são as contas do passivo?
...
O que são contas a pagar?
- aluguel;
- água;
- luz;
- telefone;
- internet;
- impostos;
- fornecedores;
- salário dos funcionários;
Como são classificadas as contas do ativo e do passivo?
Grupo de Ativo: São contas que representam os bens e direitos e possuem natureza devedora. Desta forma, quando o saldo aumenta, debita-se, quando o saldo diminui, credita-se. Grupo de Passivo: São contas que representam as obrigações da entidade para com terceiros e possuem natureza credora.
O que são os ativos?
Significado de Ativo
adjetivo Pronto para agir; vivo, laborioso, diligente, empreendedor: trabalhador ativo. Que tem eficácia; enérgico, eficaz: remédio ativo. Que possui capacidade de ação; capaz de agir; diligente. Que faz parte de algo ou tem influência sobre; atuante.
Quais impostos incidem sobre a venda de ativo imobilizado?
Os impostos incidentes são: Contribuição Social, alíquota de 9% e o Imposto de Renda a alíquota de 15%, mais adicional de 10%, devendo ser recolhidos ao final de cada trimestre quando ocorre a apuração do IRPJ da CSLL. No Lucro Real, o Ganho de Capital será identificado através da apuração do lucro líquido do período.
Como dar baixa em venda de imobilizado?
O processo de dar baixa em um bem ativo imobilizado requer o envolvimento de uma documentação hábil e idônea, em outras palavras, mesmo que não haja uma formalidade imposta perante a lei no que se refere à eliminação do ativo, em qualquer cenário o contribuinte deve comprovar o ato ou fato econômico que baseou os ...
Como contabilizar ICMS sobre venda de imobilizado?
A contabilização do referido crédito a apropriar deve ser feito em conta do ativo (impostos a recuperar) e a crédito de imobilizado, já que o ICMS recuperável é considerado como redutor do custo de aquisição.
Como é feito o reconhecimento do ativo intangível em fase de desenvolvimento?
Um ativo intangível resultante de desenvolvimento (ou da fase de desenvolvimento de projeto interno) deve ser reconhecido somente se a entidade puder demonstrar todos os aspectos a seguir enumerados: (a) viabilidade técnica para concluir o ativo intangível de forma que ele seja disponibilizado para uso ou venda; (b) ...
Quanto ao reconhecimento de um ativo intangível é correto afirmar que ocorrerá quando o custo for mensurado com confiabilidade?
5. (FGV/Contador/SUDENE/2013) Quanto ao reconhecimento de um ativo intangível, é correto afirmar que ocorrerá quando a) for provável que os benefícios econômicos atribuíveis ao ativo forem gerados em favor da entidade ou daquela a quem se pretende vender. b) o custo for mensurado com confiabilidade.
Quando o valor justo deve ser reconhecido?
O ganho ou a perda em ativo financeiro mensurado ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes, deve ser reconhecido em outros resultados abrangentes, exceto ganhos ou perdas por redução ao valor recuperável e ganhos e perdas de câmbio, até que o ativo financeiro seja desreconhecido ou reclassificado.
Como contabilizar transferência entre matriz e filiais?
As transferências de mercadorias entre Matriz e Filiais podem ser registradas pelo custo (a exemplo do que você faz) ou pelo Lucro. Em ambos os casos, a contrapartida será sempre a levada a débito ou a crédito de Conta Corrente.
Como transferir mercadoria da matriz para filial?
A NF-e de transferência é um documento fiscal que deve ser emitido na movimentação de mercadorias entre empresas que estiverem sob a mesma titularidade. Ou seja, em operações entre matrizes e filiais, bem como nas operações entre filiais de um mesmo empreendimento.
O que é origem não preferencial?
O que as pessoas mais compram no Google?