Quem investiga para o Ministério Público?

Perguntado por: Jaime Simão de Pires  |  Última atualização: 20. Oktober 2024
Pontuação: 4.2/5 (45 avaliações)

RESUMO: A Constituição Federal de 1988 outorgou ao Ministério Público o poder de fazer a investigação criminal de forma direta. Essa competência invadiu atribuição da Polícia Judiciária.

Quem faz as investigações no Ministério Público?

Corpus 81.326-7, do Distrito Federal, sendo relator o Ministro Nelson Jobim, quando, por unanimidade, se deliberou que o Ministério Público não pode investigar, sendo a investigação policial, no Brasil, exclusiva da polícia judiciária.

Como funciona a investigação do Ministério Público?

Os ministros disseram que os membros do MP têm poder investigatório somente em situações específicas — por exemplo, em casos de excessos cometidos pelos agentes e órgãos policiais; de omissão intencional da polícia na apuração de determinados delitos; ou de crimes contra a administração pública.

Qual o órgão que fiscaliza o Ministério Público?

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) atua em prol do cidadão executando a fiscalização administrativa, financeira e disciplinar do Ministério Público no Brasil e de seus membros, respeitando a autonomia da instituição.

Quem é o responsável por investigar?

De qualquer forma, quem exerce a atividade de investigação é o Ministério Público com o apoio da polícia de atividade judiciária que, inclusive, é subordina a esse e está sob o comando do Procurador-Geral.

O que é o Ministério público? Entenda em menos de 10 minutos por que o orgão é tão comentado

17 questões relacionadas encontradas

Quando o Ministério Público pode investigar?

Ainda segundo a turma do STF, o Ministério Público pode, na investigação policial, requerer investigações, oitiva de testemunhas e outras providências em busca da apuração da verdade e da identificação do autor de determinado crime. O inquérito policial, entretanto, será sempre presidido por um delegado de polícia.

É possível haver a investigação pelo Ministério Público?

SIM. O MP pode promover, por autoridade própria, investigações de natureza penal.

Quem pode ser denunciado ao Ministério Público?

Qualquer pessoa, brasileira ou estrangeira, domiciliada ou não no país, pode formular reclamações, denúncias, críticas, sugestões, solicitações de providência, pedido de informação e elogios. 2) Preciso me identificar para falar com a Ouvidoria? Não, pois a manifestação pode ser anônima.

O que pode ser denunciado ao Ministério do público?

O Ministério Público é o órgão responsável pela defesa dos interesses sociais de forma a garantir a cidadania em uma sociedade. Dessa forma, qualquer pessoa pode enviar uma denúncia ao Ministério Público, quando for vítima ou presenciar alguma situação em que os direitos humanos sejam desrespeitados.

Quem pode fazer uma denúncia ao Ministério Público?

Por isso, qualquer pessoa que identificar alguma ilegalidade pode procurar um dos órgãos mencionados acima para denunciar. No âmbito do Ministério Público, seguem abaixo os contatos dos setores responsáveis: Ministério Público Federal: MPF-Serviços.

Como saber se estou sendo investigado pelo Ministério Público?

A primeira opção para quem deseja consultar a existência de antecedentes criminais sobre uma pessoa é acessando o site da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

O que acontece depois que o processo vai para o Ministério Público?

O Promotor de Justiça inicia a ação penal pública junto ao Juiz, no fórum da comarca, por meio de uma peça processual chamada denúncia. Se o Juiz aceitar a denúncia, inicia-se o processo para a coleta das provas. Ao final, o Juiz decide se o réu é inocente ou culpado.

Quanto tempo dura uma investigação do Ministério Público?

Como regra, há o prazo de 30 dias para a conclusão do inquérito policial, na esfera estadual.

Qual o poder do Ministério Público?

O Ministério Público é responsável, perante o Poder Judiciário, pela defesa da ordem jurídica e dos interesses da sociedade e pela fiel observância da Constituição (das leis). Como o Ministério Público atua no Processo de Execução? O órgão do Ministério Público fiscaliza a execução da pena e da medida de segurança.

O que acontece quando o MP recebe o inquérito policial?

O inquérito policial é conduzido pela polícia, no caso por um delegado, que se responsabiliza por toda a investigação. O resultado do inquérito é apresentado ao Ministério Público, que a partir dele faz a proposição de ação penal (denúncia criminal).

É possível denunciar anônima ao Ministério Público?

Não é possível o processamento de denúncias anônimas na Ouvidoria Nacional do Ministério Público, nos termos do disposto no art. 35 do Regimento Interno do Conselho Nacional do Ministério Público.

Como saber se você foi denunciado?

Tem como saber se fui denunciado? Ao entrar na página do tribunal de justiça, você vai em consultas processuais de 1º grau. Nesse item você terá as opções de consultar por seu nome completo, ou documento da parte.

Quando o Ministério Público não aceita a denúncia?

O que fazer quando o juiz rejeita a denúncia? Caso o magistrado entenda por rejeitar a denúncia, é possível ingressar com recurso em sentido estrito. Por outro lado, caso a denúncia seja recebida pelo juiz, o réu terá a possibilidade de impetrar Habeas Corpus (HC), com o intuito de trancar o processo, conforme art.

Porque o Ministério Público processa alguém?

O Ministério Público processa pessoas que cometem crimes. É o autor da ação penal pública e, por isso, independe da iniciativa de uma vítima para ingressar com uma ação judicial, em que se busque a responsabilização de autores ou envolvidos em prática criminosa.

Como denunciar uma pessoa no Ministério Público?

É importante lembrar que as Promotorias de Justiça são, também, um canal entre o Poder Público e a sociedade. As denúncias podem ser feitas por meio do Disque 100. A ligação é direta e gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia.

Quanto tempo dura a investigação?

Como regra geral do artigo 10 do Código de Processo Penal, o inquérito policial será concluído em 10 dias se o indiciado estiver preso, e em 30 dias no caso de não existir prisão cautelar.

Quanto tempo dura um processo de investigação?

Art. 51. O inquérito policial será concluído no prazo de 30 (trinta) dias, se o indiciado estiver preso, e de 90 (noventa) dias, quando solto.

O que acontece depois da investigação?

Os Autos da Investigação, integrando o relatório final, serão remetidos ao Juízo competente, juntamente com os instrumentos do crime e objetos que interessem à prova, a fim de acompanhar a denúncia ou queixa-crime, sempre que for base de uma ou outra.

Quando o Ministério Público deve ser intimado?

178 do Código de Processo Civil (CPC), está determinado que o MP será intimado para, no prazo de 30 dias, intervir como fiscal da ordem jurídica nas hipóteses previstas em lei ou na Constituição Federal e nos processos que envolvam interesse público ou social, interesse de incapaz e nos litígios coletivos pela posse de ...

Qual o prazo que o Ministério Público tem para oferecer denúncia?

Art. 46. O prazo para oferecimento da denúncia, estando o réu preso, será de 5 dias, contado da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial, e de 15 dias, se o réu estiver solto ou afiançado.

Artigo anterior
Quais são os 4 ritmos cardíacos?
Artigo seguinte
Quanto tempo uma pessoa leva para percorrer 1 km andando?