Quem iniciou o Barroco em Portugal?

Perguntado por: Diogo Mendes de Magalhães  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (29 avaliações)

O Barroco em Portugal teve início em 1580, ano da morte de Luís de Camões, um dos maiores escritores clássicos de língua portuguesa. Esse período vigorou em Portugal até 1756, com a fundação da Arcádia Lusitânia e o surgimento de um novo estilo.

Quando começou o Barroco em Portugal?

O Barroco em Portugal teve início 1580, com a morte do escritor português Luís de Camões, e fim em 1756, com a fundação da Arcádia Lusitânia. Esse estilo literário, também é chamado de Seiscentismo (por ter iniciado no final do século XVI), é posterior ao Classicismo e anterior ao Arcadismo (Setecentismo).

Quem são os principais representantes do Barroco em Portugal?

Principais autores de Portugal
  • Principais autores de Portugal.
  • Sermões, cartas, prosa religiosa e moralística: Padre Antônio Vieira, Padre Manuel Bernardes, Francisco Manuel de Melo, Maria Alcoforado;
  • Poesia e novela: Francisco Manuel de Melo;
  • Teatro: Antônio José da Silva e Francisco Manuel de Mole.

Em que contexto surge o Barroco em Portugal?

O Barroco em Portugal desenvolveu-se entre 1580, ano da morte de Luís Vaz de Camões, e 1756, momento em que começa a surgir um novo estilo: o Arcadismo. Nesse período, Portugal estava enfraquecido devido à grande crise econômica, política e social por que passava.

Quando e onde surgiu o estilo barroco?

Barroco é o nome de um estilo de época surgido no final do século XVI, na Itália, e caracterizado por forte influência religiosa, devido ao contexto histórico marcado pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma.

Barroco em Portugal [Prof. Noslen]

45 questões relacionadas encontradas

Quando surgiu o período Barroco qual seu propósito?

Movimento artístico que teve início na Europa no século XVI

Caracterizado por uma estética rebuscada, com requinte e excesso de adornos, o estilo barroco dominou a arquitetura, a literatura, a pintura e a música no século XVII e as primeiras décadas do século XVIII.

Quais as principais características do Barroco em Portugal?

► As principais características do barroco português são: ► Exagero e minúcia nos detalhes; ► Temática religiosa e profana; ► Dualidade e complexidade; ► Uso de figuras de linguagem; ► Contrastes e conflitos; ► Teocentrismo versus antropocentrismo; ► Cultismo e conceptismo. ► O cultismo significa “jogo de palavras”.

Quando surgiu a arte barroca na Europa?

O surgimento da arte denominada "barroca" ocorreu no século 17, na Itália, provocado por uma série de mudanças econômicas, sociais e, principalmente, religiosas. Um importante pintor barroco italiano foi Michelangelo Caravaggio (1571-1610).

O que foi o movimento barroco no Brasil e em Portugal?

O tempo barroco denomina genericamente todas as manifestações artísticas dos anos 1600 e início dos anos 1700. ... Além da literatura, estende-se à música, pintura, escultura e arquitetura da época.

Qual o nome mais importante do Barroco em Portugal?

O Barroco Literário em Portugal teve como maior representante o padre Antônio Vieira e suas obras “Sermões”, escritas em estilo conceptista. Lembre-se que o Barroco (ou Seiscentismo) é uma escola literária posterior ao Classicismo e anterior ao Arcadismo (Setecentismo).

Quais autores tiveram mais destaque em Portugal?

Garret é considerado o iniciador da prosa moderna em Portugal. Eça de Queirós, o principal autor realista, integrou a Geração de 70, movimento que revolucionou as letras portuguesas. Entre suas obras, estão O Crime do Padre Amaro, O Primo Basílio e Os Maias.

Quais são os principais autores e obras do Barroco?

O Barroco no Brasil tem início no final do século XVII.
...
Os principais autores e obras escritas no Brasil são:
  1. Bento Teixeira (1561-1618) ...
  2. Gregório de Matos (1633-1696) ...
  3. Manuel Botelho de Oliveira (1636-1711) ...
  4. Frei Vicente de Salvador (1564-1636) ...
  5. Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica (1704-1768)

Em que ano terminou o barroco?

O barroco, no Brasil, durou oficialmente de 1601 a 1768 e apresentou as seguintes características: Fusionismo: combinação da visão medieval com a renascentista. Culto ao contraste: oposição de ideias. Antítese e paradoxo: figuras de oposição.

Quando iniciou o barroco no Brasil?

Você sabe o que é o Barroco? Movimento artístico iniciado no Brasil em 1601, com a publicação da obra literária “Prosopopeia”, de Bento Teixeira, teve, porém, como maior expoente literário Gregório de Matos, mais conhecido por “Boca de Inferno”.

O que ocasionou o surgimento do Barroco na Europa?

A Inquisição que se estabeleceu na Espanha a partir de 1480, e em Portugal a partir de 1536, ameaçava a liberdade de pensamento. O clima era de austeridade e repressão. Foi nesse contexto que se desenvolveu o movimento artístico chamado Barroco, numa arte eclesiástica que desejava propagar a fé católica.

Qual foi o contexto histórico do Barroco na Europa?

O contexto histórico do barroco está totalmente associado ao catolicismo. Afinal, a Igreja Católica se sentia ameaçada pela Reforma Protestante de Martinho Lutero e perdia seu poder e domínio no século XVI. Porém, o clero ainda influenciava a economia, a política e a esfera religiosa dessa época.

Quando o Barroco chegou na Espanha?

A Pintura barroca espanhola desenvolveu-se durante todo o século XVII e primeira metade do século XVIII. O Caravagismo e o Tenebrismo determinarão o estilo dominante da pintura espanhola na primeira metade do século.

Quais as principais características do Barroco?

As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.

Qual era a intenção do artista barroco?

Para provocar o apreciador da obra barroca, o artista usava de um sensualismo exacerbado e da idealização amorosa que abusava da verossimilhança das cenas retratadas do cotidiano, dos temas religiosos e das cenas mitológicas.

Qual é o significado do barroco?

Barroco é um estilo artístico que surgiu no século XVI e se estendeu até o começo do século XVIII, caracterizado por ter uma estética com excesso de ornamentos e representações do divino. O estilo barroco é marcado pelo rebuscamento, requinte e exagero de adornos.

Qual o traço principal do estilo barroco?

As manifestações artísticas consideradas barrocas foram produzidas principalmente no século XVII. O traço principal do estilo barroco é a tensão entre espírito e matéria, céu e terra, razão e emotividade, contenção e derramamento, cientificismo e religiosidade.

Quando surgiu o estilo barroco no Brasil?

O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX.

Quais foram os principais autores do Barroco?

Além dos espanhóis Luis de Góngora e Francisco de Quevedo — os mais importantes autores do barroco europeu —, a Europa conta com os seguintes autores portugueses:
  • Francisco Rodrigues Lobo (1580-1622)
  • Jerónimo Baía (1620-1688)
  • António Barbosa Bacelar (1610-1663)
  • António José da Silva (1705-1739)

Quais as principais obras da escultura do barroco brasileiro?

A obra “Os Doze Profetas” é o exemplo mais citado de escultura barroca brasileira. Esse trabalho de Aleijadinho integra a construção arquitetônica do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, no município de Congonhas do Campo em Minas Gerais.

Artigo anterior
Como é feito o exame de Videofluoroscopia da deglutição?
Artigo seguinte
Como rezar as horas médias?