Como é feito o exame de Videofluoroscopia da deglutição?

Perguntado por: Rafael Azevedo Paiva  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (38 avaliações)

COMO É REALIZADO
O exame será visto em um monitor e as imagens das fases oral, faríngea e esofágica da deglutição serão gravadas em tempo real para posterior análise.

Como é feito o exame de Videofluoroscopia?

Técnica. O exame videofluoroscópico é realizado em seriógrafos, angiógrafos e arcos em C. A disponibilidade de saída adicional no monitor destes equipamentos permite que as imagens fluoroscópicas sejam captadas e registradas em mídia magnética51. O registro deve ser feito em pelo menos 30 quadros por segundo.

Quem faz o exame de Videofluoroscopia?

O exame é realizado pelo médico radiologista e pelo fonoaudiólogo que colabo- ram reciprocamente, cada um com seus conhecimentos específicos, para a análise acurada do processo de deglutição permitindo o diagnóstico e a tomada de decisões quanto ao tratamento das disfagias (Logemann, 1983).

Qual a diferença entre Videofluoroscopia e Videodeglutograma?

Não há diferença, ambos se tratam do mesmo exame. A videofluoroscopia é um método radiológico pelo qual as estruturas da deglutição podem ser observadas em sua dinâmica, possibilitando a análise precisa dos distúrbios que acometem essas estruturas, durante e após o disparo do reflexo da mesma.

Como é feito o exame de deglutição?

Para fazer a videoendoscopia da deglutição, o médico introduz o endoscópico através do nariz do paciente. Esse instrumento possui uma micro câmera que possibilita a visualização da laringe, faringe e entrada do esôfago. A videoendoscopia é realizada simultaneamente ao consumo de variados alimentos.

Videoendoscopia da Deglutição

42 questões relacionadas encontradas

O que é exame de deglutição?

A Videoendoscopia da Deglutição ou Avaliação Endoscópica da Deglutição é um exame que avalia a mucosa, anatomia e funcionalidade do nariz, faringe e laringe. Avalia o fechamento posterior do nariz durante a deglutição, o trajeto dos alimentos na hipofaringe, laringe e subglote.

Para que serve a deglutição?

Entendemos por “deglutição” o ato de engolir, ou seja, o transporte do conteúdo (alimento ou saliva) da boca até o estômago. Os órgãos envolvidos na deglutição são: cavidade oral (músculos das bochechas, dentes, língua e palato), faringe, esôfago e estômago, que atuaram de forma sequenciada.

O que é Videofluoroscopia?

A videofluoroscopia se define pelo registro em mídia magnética de eventos biológicos dinâmicos gerados pela exposição do indivíduo à radiação X. Estes eventos, observáveis em écran fluoroscópico, são regrados em área de interesse, tempo e regime de exposição.

O que é um Videodeglutograma?

O que é o Videodeglutograma? É um exame de raio-x dinâmico, feito no Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Mãe de Deus, e que permite avaliar a função de deglutição e as estruturas anatômicas do trato digestivo, como boca, faringe, esôfago.

O que é uma Seriografia?

Seriografia é um exame de raio-x, também conhecido como radiografia, que utiliza contraste. O método é comum por ser simples, rápido e não invasivo.

Onde fazer o exame Videofluoroscopia?

Hospital Gastrovita - Videofluoroscopia da Deglutição.

Onde fazer o exame de Videodeglutograma?

Geralmente este exame é feito em locais que fazem exames de imagem como tomografia, ressonancia magnética, etc... Tente ligar em uma clinica dessas que voce deve achar.

Onde fazer o exame de Deglutograma?

  • Rio de Janeiro. Clínica São Vicente.
  • São Paulo. Hospital Assunção. Hospital Brasil Mauá
  • Bahia. Hospital São Rafael.
  • Distrito Federal. Hospital do Coração do Brasil.
  • Maranhão. UDI Hospital.
  • Pernambuco. Hospital Esperança Olinda.
  • Sergipe. Hospital São Lucas.

Como é feito o exame de histerossalpingografia?

O exame é realizado ambulatorialmente por um médico radiologista especializado, sem a necessidade de internação ou sedação. Um fino cateter flexível é inserido através do orifício externo do colo uterino e o meio de contraste é injetado através deste cateter, quando são realizadas algumas radiografias.

Como se faz o exame de enema opaco?

O procedimento é realizado com a introdução do contraste (bário) no intestino grosso através de uma sonda retal. Após todo intestino ser preenchido pelo contraste, injeta-se também uma pequena quantidade de ar para deixá-lo bem distendido e melhorar o exame.

Como é feito o exame de Nasofibroscopia?

A nasofibrolaringoscopia é realizada com a introdução de um tubo comprido e fino no nariz do paciente. Esse tubo possui uma câmera e uma luz de LED na ponta, que permite capturar as imagens e transmitidas em tempo real para uma tela.

Qual o exame para disfagia?

A manometria esofágica é um exame que mede a pressão dentro do esôfago para determinar se ele está funcionando corretamente. Durante o procedimento, um cateter com sensores de pressão é inserido pelo nariz até o esôfago e no seu estômago.

O que é um Deglutograma?

O Raio-X de Deglutograma é um exame que avalia a estrutura e o funcionamento da deglutição, permitindo visualizar a rinofaringe, o velofaríngeo, a hipofaringe e a faringe.

O que fazer em caso de disfagia?

O tratamento da disfagia vai desde exercício para fortalecimento da musculatura orofacial, modificação nas consistências, volume e temperatura dos alimentos até mesmo cirurgia.

Como é feito o exame de manometria?

A manometria do esôfago é realizada sob anestesia local, com uma sonda colocada em uma das narinas sendo esta conectada a um computador, onde os registros de pressão são convertidos em traçados e imagens topográficas e colorimétricas (na manometria de alta resolução).

Qual a finalidade da Esofagografia?

O esofagograma, ou estudo contrastado do esôfago, é um procedimento que avalia o esôfago, que é o tubo que conecta a boca ao estômago. Pode ser realizado para avaliar o tamanho e a forma do órgão, ou para pesquisa de distúrbios digestivos (como refluxo gastroesofágico).

Quais são os músculos da deglutição?

A fase faríngea da deglutição é involuntária, com contração dos músculos supra - hióideos, faríngeos, laríngeos e linguais, resultando em alongamento da faringe e interrupção da respiração.

Quando ocorre a deglutição?

A deglutição começa quando o alimento é colocado na boca, onde é mastigado e sofre a ação da saliva, formando o que chamamos de bolo alimentar (alimento pronto para ser deglutido). A língua pressiona esse bolo contra o palato duro (“céu da boca”), empurrando-o para trás, provocando a deglutição.

Quantas vezes engolimos em repouso por dia?

Está diretamente relacionada com a mastigação apesar de também ser utilizada para engolir a saliva. As crianças deglutem menos que os adultos. Sua média é de 600 a 1000 vezes por dia, enquanto os adultos deglutem entre 2400 a 2600 vezes.

O que acontece quando engole errado?

Quando o alimento ou a saliva “descem pelo tubo errado” e entram na traqueia em vez do esôfago, tosses e engasgos são os efeitos mais comuns.

Artigo anterior
Quantas bandeiras que o Brasil já teve?
Artigo seguinte
Quem iniciou o Barroco em Portugal?