É possível desenvolver TDAH na adolescência?

Perguntado por: Leticia Gaspar  |  Última atualização: 17. Juni 2025
Pontuação: 4.4/5 (57 avaliações)

De acordo com a Associação Brasileira de TDAH, as causas do déficit de atenção na adolescência, assim como na infância, geram controvérsias. Existem teorias que relacionam o surgimento dela com a genética e outras que englobam não só o fator hereditário, mas também condições da gravidez e contextos familiares.

O que causa TDAH na adolescência?

As causas são genéticas, e é comum que o distúrbio seja hereditário (passado dos pais para os filhos). Os sinais podem perdurar a vida toda, por isso o Hospital Pequeno Príncipe destaca a importância do diagnóstico e tratamento adequados.

É possível se desenvolver TDAH?

Historicamente, o TDAH tem sido definido como um distúrbio genético que pode ser controlado por meio de medicação e terapia. Mas os pesquisadores descobriram agora que as mudanças no estilo de vida mais tarde, como tornar-se muito dependente do smartphone, podem tornar o TDAH um distúrbio adquirido.

Quais são os 18 sintomas de TDA?

Os 18 sinais do TDAH
  • Não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido.
  • Tem dificuldade de manter a atenção em tarefas, conversas e leituras.
  • Parece não escutar quando lhe dirigem a palavra.
  • Não segue instruções até o fim e não consegue terminar trabalhos.

Quais os 3 principais comportamentos do TDAH?

É um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade.

OS SINAIS DO TDAH NA ADOLESCÊNCIA | ANA BEATRIZ

20 questões relacionadas encontradas

Como saber se eu tenho TDAH adolescente?

Déficit de atenção: responda ao quiz para crianças e adolescentes
  1. Não consigo prestar muita atenção a detalhes ou cometo erros por descuido nos trabalhos da escola ou tarefas. ...
  2. Tenho dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades de lazer. ...
  3. Parece que não estou ouvindo quando se fala diretamente comigo.

Como são as crises de quem tem TDAH?

Com frequência remexem as mãos e os pés nervosamente. Com frequência abandonam seus lugares na sala de aula e outros lugares. Correm por aí ou escalam coisas de maneira excessiva. Têm dificuldades para brincar ou realizar atividades de lazer de maneira quieta.

Que tipo de exame é feito para diagnosticar TDAH?

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra). Muitos dos sintomas podem estar associados a outras comorbidades correlatas ao TDAH e outras condições clínicas e psicológicas.

O que é TDA leve?

O transtorno de deficit de atenção/hiperatividade (TDAH) envolve desatenção, hiperatividade/impulsividade, ou uma combinação; ele normalmente aparece antes dos 12 anos, inclusive na idade pré-escolar. A causa é desconhecida, mas há vários fatores de risco suspeitos.

Qual médico detecta déficit de atenção?

O profissional que trata o TDAH pode ser um psiquiatra ou um neurologista. É importante que seja um profissional capacitado nessa área para que seja feito um diagnóstico correto.

Como se inicia o TDAH?

Segundo estudos, a predisposição genética e a ocorrência de alterações nos neurotransmissores (dopamina e noradrenalina) que estabelecem as conexões entre os neurônios na região frontal do cérebro são a principal causa do TDAH.

O que acontece quando não se trata o TDAH?

O tratamento inadequado ou não tratamento de uma criança com TDAH pode causar grande impacto em sua vida adulta. Estudos revelam que 79% dos adultos com TDAH não tratados na infância apresentam sintomas de ansiedade, depressão e doenças físicas, se comparados com 51% dos adultos isentos da distúrbio.

Em qual idade o TDAH se manifesta?

TDAH é um transtorno mental que se desenvolve no momento ou logo após o nascimento, mas os sintomas normalmente não ficam aparentes até a idade de quatro ou cinco anos e, muitas vezes, não até que as crianças estejam no ensino fundamental ou médio.

Qual a pior fase do TDAH?

Durante a adolescência o TDAH mostra o seu lado mais perigoso, pois é nesse período que o convívio social tende a ficar mais prejudicado. Uma situação vivenciada pelo adolescente com TDAH é o conflito corriqueiro com seus familiares, colegas de sala e professores.

Quais os 7 tipos de TDAH?

Outros tipos de TDAH do médico Daniel Amen
  1. Clássico TDAH (dependendo da fonte, os tipos de Amen podem ou não incluir o “H”) Isso envolve sintomas como desorganização, distração, impulsividade e, às vezes, hiperatividade.
  2. TDAH desatento. ...
  3. TDAH superfocado. ...
  4. Sistema límbico TDAH. ...
  5. TDAH do lobo temporal. ...
  6. Anel de fogo.

Como tratar TDAH na adolescência?

O adolescente com TDAH precisa do apoio familiar, onde os pais devem ter paciência, saber dialogar, incentivar a organização e a disciplina, ajudá-los a perceber e entender a importância de limites, rotinas e regras, evitar comparações com outros adolescentes e estimular a prática de atividades desportivas.

Pode haver TDAH sem hiperatividade?

Sim, é possível! Você pode ter o DDA (distúrbio do déficit de atenção), variante do TDAH, que cursa com déficit de atenção, concentração e outros prejuízos cognitivos, sem apresentar hiperatividade motora.

É possível ter déficit de atenção sem ter TDAH?

Pode se manisfestar de duas formas: com ou sem hiperatividade. No primeiro caso, chamamos de Distúrbio de Déficit de Atenção (DDA), e no segundo, Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Quais são os 15 sintomas de TDAH?

Confira quais os sintomas de déficit de atenção:
  • Ter dificuldade em manter a atenção. ...
  • Não prestar atenção aos detalhes. ...
  • Apresentar problemas para organizar tarefas. ...
  • Perder constantemente objetos. ...
  • Não presta atenção quando é abordado. ...
  • Ser incapaz de ficar parado, especialmente em um ambiente calmo. ...
  • Agir sem pensar. ...
  • Falar demais.

Quanto custa um teste de TDAH?

Conforme os colegas já mencionaram, o valor depende das queixas relatadas na anamnese para um diagnóstico acurado acerca do funcionamento das habilidades cognitivas e do comportamento do paciente. Uma avaliação completa custa entre 1500 e 2000 reais.

Quem tem TDAH tem direito a algum benefício do governo?

São direitos da pessoa com TDAH: o livre desenvolvimento da personalidade; a proteção contra qualquer forma de abuso e exploração; o acesso a serviços de saúde, incluindo medicamentos gratuitos; educação e ensino profissionalizante; emprego adequado à condição; moradia; previdência e assistência social, entre outros.

Quem trata TDAH neurologista ou psiquiatra?

A avaliação deve ser feita por um psiquiatra.

O que irrita uma pessoa com TDAH?

O estresse do cotidiano pode acentuar sintomas do TDAH, como as alterações de humor, a distração e, sobretudo, a desregulação emocional. Você pode ficar mais irritado e deprimido quando estressado e, para tentar aliviar essas emoções, agir de modo inconsequente.

Quem tem TDAH sente muito sono?

A privação de sono também é comum para os indivíduos com o transtorno. Os pacientes costumam apresentar dificuldade para dormir e acordar de manhã, além de despertares noturnos frequentes e sonolência diurna. Consequentemente, diante deste quadro, pode ocorrer piora dos outros sintomas do TDAH.

Quem tem TDAH enjoa das pessoas?

Pessoas com TDAH muitas vezes se sentem atraídas por novas experiências e estímulos, o que pode levar a uma rápida mudança de interesses e, consequentemente, a uma diminuição do interesse nas pessoas ao seu redor.

Artigo anterior
O que é modo seguro no celular Samsung?
Artigo seguinte
Para que serve o salmo 102?