Quem foi Emilia Ferreiro e Ana Teberosky?

Perguntado por: Camila Nádia de Fernandes  |  Última atualização: 29. März 2022
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Emilia Ferreiro nasceu na Argentina em 1936. ... A partir de 1974, Emilia desenvolveu na Universidade de Buenos Aires uma série de experimentos com crianças que deu origem às conclusões apresentadas em Psicogênese da Língua Escrita, assinado em parceria com a pedagoga espanhola Ana Teberosky e publicado em 1979.

Qual a teoria de ensino de Ana Teberosky?

Ana Teberosky - A psicogênese não é método, e sim uma teoria que explica o processo de aprendizagem da língua escrita. Nesse contexto, defendemos a integração de várias práticas pedagógicas. ... Não dá para ela adquirir primeiro o código da língua e depois partir para a compreensão de variados textos.

Qual é a teoria de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky?

Emilia Ferreiro e Ana Teberosky partiram do pressuposto da teoria piagetiana – de que todo conhecimento possui uma origem – e, pelo método clínico de Piaget, observaram 108 crianças e seu funcionamento do sistema de escrita. ... Uma letra sozinha não representa nada escrito.

O que Emilia Ferreiro defende?

Emília afirma que a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela. Neste processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo.

Qual foi a maior contribuição no processo de alfabetização de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky?

O desafio proposto por Ferreiro resultou da descoberta de compreensão de como as crianças adquirem conhecimento sobre a escrita interagindo com esse objeto de conhecimento. ... Elas constroem o próprio conhecimento – daí a palavra construtivismo.

Hipóteses de Escrita: Psicogênese da Língua Escrita - Emília Ferreiro e Ana Teberosky

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O que Emilia Ferreiro diz sobre a alfabetização?

Ferreiro (1999, p. 47) afirma que “a alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária”.

Quais foram as principais contribuições de Emilia Ferreiro sobre a Psicogênese da Língua Escrita?

As obras de Emilia - Psicogênese da Língua Escrita é a mais importante - não apresentam nenhum método pedagógico, mas revelam os processos de aprendizado das crianças, levando a conclusões que puseram em questão os métodos tradicionais de ensino da leitura e da escrita.

O que o construtivismo defende?

O Construtivismo afirma que o conhecimento é resultado da construção pessoal do aluno; o professor é um importante mediador do processo ensino-aprendizagem. A aprendizagem não pode ser entendida como resultado do desenvolvimento do aluno, mas sim como o próprio desenvolvimento do aluno (Fossile, 2010).

Qual a metodologia proposta por Ferreiro em suas pesquisas sobre a psicogênese da língua escrita?

O método analítico insiste no reconhecimento global das palavras ou orações, ou seja, ensinar do mais complexo para o mais simples, se opondo ao que seria “normal” para a construção do conhecimento que acontece gradualmente, como já afirmamos anteriormente.

Qual o método de alfabetização mais recomendado?

Método fônico é o mais eficaz para alfabetizar, afirmam cientistas.

Quais os níveis de leitura estipulados por Ferreiro e Teberosky?

De acordo com Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1989), a criança passa por um processo de aquisição de escrita baseado em cinco níveis de hipóteses: pré-silábica, intermediário, hipótese silábica, hipótese silábico-alfabética e hipótese alfabética.

Qual a área de atuação das estudiosos Emilia Ferreiro e Ana Teberosky?

Suas pesquisas na área da psicolinguística apresentaram uma série de contribuições para a elaboração de novos processos e para revolucionar a maneira como educadores desenvolvem o processo de aprendizagem da leitura e da escrita com seus alunos.

O que é a teoria da Psicogênese da Língua Escrita?

A psicogênese da língua escrita é baseada nos conceitos piagetianos e tem como base o processo de construção da escrita, focando na criança como protagonista do seu próprio aprendizado. A teoria da psicogênese da língua escrita foi formulada e comprovada por duas psicolinguistas argentinas, Ferreiro e Teberosky.

O que é o método construtivista de ensino?

O construtivismo como método de ensino entende que o aluno deve ter centralidade no processo de aprendizagem. ... Desta forma, os alunos são impulsionados a interagir uns com os outros e são incentivados a terem as suas próprias experiências. As avaliações, de maneira geral, são diagnósticas.

Quais das afirmativas abaixo estão de acordo com as teorias de Ana Teberosky?

Quais das afirmativas abaixo estão de acordo com as teorias de Ana Teberosky? I- A prática da leitura pode incluir atividades compartilhadas, nas quais o adulto assume a função de agente mediador entre o texto e a criança que ainda não é leitora.

Quais são as fases do processo de alfabetização?

Ferrero e Teberosky dividem as fases da alfabetização em quatro principais momentos: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético.

Quais são os principais níveis da Psicogênese da escrita de acordo com Emília Ferreiro?

Ferreiro (1986, p. 182), inicialmente chegou à conclusão de que a evolução da escrita passava por três níveis que chamou de pré-silábico, silábico e alfabético.

Como se desenvolve a Psicogênese da língua escrita como contribuição fundamental para o professor?

A criança, nesse processo, deverá ter acesso a uma diversidade textual, com diálogos e discursos em sala de aula, nos quais serão pesquisadas as diferentes variações linguísticas, percorrendo um caminho que pode ser representado nos níveis pré-silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético.

Qual era o método que se apoiava na dimensão sonora da língua?

Do método fônico, fica a idéia de que é preciso levar o aluno a dirigir sua atenção à dimensão sonora da linguagem.

Quais são os princípios do construtivismo?

Quais são os princípios do construtivismo? o aluno é o centro e o protagonista do processo de aprendizagem; o nível de amadurecimento de cada estudante é respeitado; ... o aprendizado é construído gradualmente, e cada novo conhecimento é aprendido a partir de conceitos anteriores.

Quais são as características do construtivismo?

As principais características do movimento construtivista foram: Rompimento com a arte clássica, tradicional e acadêmica. Utilização de outros suportes, colagens e objetos (pré-fabricados e de uso comum: madeira, plástico, ferro, vidro, arame, etc.) Arte Geométrica, abstrata e tridimensional.

Quais as principais teses do construtivismo?

As teses comuns à maioria dessas abordagens (à exceção do construtivismo social) são relativas à questão da origem do conhecimento: a rejeição ao objetivismo de matiz empirista e a adoção do sentido kantiano da metáfora da construção.

O que é alfabetização para Paulo Freire?

Para Freire (1983) a alfabetização é um ato criador, no qual o analfabeto apreende criticamente a necessidade de aprender a ler e a escrever, preparando-se para ser o agente desta aprendizagem. E consegue fazê-lo na medida em que a alfabetização é mais que o simples domínio mecânico de técnicas para escrever e ler.

Por que Emilia Ferreiro critica a alfabetização tradicional?

Com base nesses pressupostos, Emilia Ferreiro critica a alfabetização tradicional porque julga a prontidão das crianças para o aprendizado da leitura e da escrita por meio de avaliações de percepção (capacidade de discriminar sons e sinais, por exemplo) e de motricidade (coordenação, orientação espacial etc.).

O quê Piaget fala sobre a alfabetização?

Segundo teoria de estudiosos dos processos de alfabetização, a escrita se dá por meio de hipóteses e, ao sabermos em qual estágio está cada criança, podemos mediar de forma mais eficaz os estímulos dedicados a ela.

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