Quem fiscaliza o síndico?

Perguntado por: Ariana Mia Garcia  |  Última atualização: 8. November 2024
Pontuação: 5/5 (6 avaliações)

Quem fiscaliza o síndico? Em geral, o conselho fiscal do condomínio é o principal responsável por fiscalizar o síndico e normalmente é composto por 3 ou mais moradores, eleitos em assembleia.

Qual o órgão que fiscaliza o síndico?

O conselho fiscal do condomínio é composto por moradores, eleitos em assembleias, que têm o dever de acompanhar e avaliar as feitorias do síndico, bem como as contas do condomínio.

Quem responde acima do síndico?

Não existem cargos acima do sindico. Mesmo sendo um sindico profissional, ´so uma assembleia é quem poderá substitui-lo.

Como fiscalizar um síndico?

Como fiscalizar o síndico?
  1. Conferência periódica das contas e respectivos comprovantes de despesas;
  2. Análise e emissão de parecer sobre as contas;
  3. Autorização para o síndico realizar despesas não previstas em orçamento;
  4. Auxílio ao síndico nas demais atividades relacionadas ao condomínio.

Quem fiscaliza as contas do condomínio?

O que faz o conselho fiscal do condomínio? De forma geral, o conselho fiscal deve ter responsabilidade de acompanhar e analisar as finanças do condomínio. O ideal é que esse grupo trabalhe junto com o síndico e administradora de condomínios.

Quem fiscaliza o síndico do condomínio?

43 questões relacionadas encontradas

Como denunciar irregularidades no meu condomínio?

O primeiro passo a ser dado é entrar em contato com o síndico ou administradora do condomínio para relatar o problema ou irregularidade. Isso pode ser feito pessoalmente, por telefone, e-mail ou através de um canal de comunicação disponibilizado pelo condomínio, como um livro de ocorrências.

Quem pode notificar o síndico?

Não obtendo êxito e de forma extrajudicial, qualquer morador pode notificar o síndico e a administradora com a finalidade de documentar o que foi realizado anteriormente de maneira informal.

O que o síndico não pode?

O síndico não pode, de forma alguma, invadir a privacidade dos condôminos. Afinal de contas, é dever do síndico privar por seus condôminos – e não o oposto. Com isso, é estritamente proibido a entrada do síndico em uma unidade ou a abertura de correspondências sem permissão.

O que fazer quando o síndico não toma providências?

Na omissão do síndico, o morador pode recorrer ao órgão administrativo municipal para tomar as medidas cabíveis. Se o barulho no condomínio persistir, e principalmente se estiver além da Lei do Silêncio, é possível acionar a polícia ou ajuizar uma ação judicial contra o vizinho.

O que o síndico pode proibir?

O síndico não pode proibir visitas de parentes, amigos, diaristas ou outros. Além disso, não pode impedir mudanças, e nem a entrada e saída de moradores. Assim, o Código Civil afirma que pode haver danos morais e materiais ao morador que se sentir lesado.

Quando o morador pode processar o síndico?

Além dos crimes contra a honra, o síndico pode buscar reparação civil por danos morais, quando as ações do morador causam sofrimento psicológico, abalo emocional ou mancham sua reputação de forma indevida.

O que caracteriza abuso de poder do síndico?

O que pode ser considerado ABUSO? Um síndico não é obrigado a se mostrar a pessoa mais receptiva e legal do mundo, mas ele deve ficar atento e não ultrapassar os limites impostos pela lei. Por exemplo, o síndico pode cometer abuso de poder quando: Expõe os inadimplentes a situações vexatórias.

Quem manda mais zelador ou síndico?

No entanto, existem diferenças na atuação desta gestão. Enquanto as obrigações do síndico são de envolvimento mais burocrático, o zelador é quem garante o funcionamento delas no dia a dia do condomínio. Ambos devem estar alinhados para que se alcance uma gestão eficiente.

Onde posso reclamar do meu síndico?

Existem quatro medidas que podem lhe auxiliar muito neste momento, sendo:
  1. Fazer uma reclamação na administradora. ...
  2. Acionar o Conselho Fiscal. ...
  3. Destituir o síndico. ...
  4. Entrar com uma ação na justiça.

Como denunciar síndico corrupto?

O primeiro caminho é pedir para o conselho fiscal abrir as contas para você analisar. Em seguida conversar com seu síndico e não bastando, procure a administradora e seu respectivo corpo jurídico.

O que não é responsabilidade do síndico?

Quando as discussões acontecem por desentendimentos pessoais, que nada dizem respeito às regras condominiais, não há responsabilidade do síndico em resolver o conflito.

Quando o síndico é omisso?

Em caso de omissão do síndico, o Conselho deve atribuir as tarefas ao subsíndico, se existir. Lembrando sempre de interpretar as obrigações conforme a convenção do condomínio. Em último caso, o síndico pode passar pelo processo de destituição, por má administração do condomínio.

Sou obrigado a deixar o síndico entrar no meu apartamento?

Necessidade de autorização

Entretanto, para manter uma boa convivência, é aconselhável que o gestor formalize o interesse de ingressar na unidade em qualquer situação. Se o condômino não permitir a entrada do síndico, é possível aplicar sanções, se elas estiverem previstas nas normas condominiais.

Quando o síndico responde civil e criminalmente?

Em resumo, o síndico deve ordenar e justificar todas as movimentações financeiras realizadas durante a sua gestão. Caso seja identificada uma discrepância nos valores da arrecadação e das despesas comprovadas, o síndico poderá ser acionado civil e criminalmente.

Quais despesas O síndico pode decidir sozinho?

7 decisões que o síndico pode decidir sozinho

Isso quer dizer que ele pode e deve pagar contas de água, luz, limpeza, funcionários e manutenção sem solicitar aprovação dos condôminos.

Quem manda em um condomínio?

O síndico é a pessoa que diante de qualquer processo (judicial ou não), representa os interesses dos moradores. É o administrador do condomínio escolhido em assembleia para cuidar do patrimônio e dos interesses e direitos coletivos no condomínio.

É possível processar o condomínio?

Possíveis Motivos para um Morador Processar Condomínio

Caso o condomínio não cumpra suas próprias normas e regulamentos, o morador pode acionar judicialmente a administração condominial com base no Código Civil.

Quantas vezes o síndico pode ser reeleito?

Portanto, a legislação deixa claro que um mandato não pode ultrapassar dois anos, mas não especifica quantas vezes um mesmo síndico pode ser reeleito. Neste caso, a não ser que a Convenção do Condomínio determine o contrário, o síndico poderá se candidatar quantas vezes quiser.

Como exigir prestação de contas do síndico?

Buscando mais segurança, tanto para o síndico quanto para o condomínio, é possível solicitar que o Conselho Fiscal analise as contas e emita um parecer. Esse parecer, para fins legais e por segurança, deve ser apresentado e colocado em votação na assembleia do condomínio e registrado em ata.

Quanto tempo o síndico tem para responder?

Prezada Karina, Boa noite, Não existe um prazo específico, o ideal seria receber uma resposta em menos de uma semana, pois o correto seria verificar o livro diariamente.

Artigo anterior
Quando não será necessária a impugnação específica no processo civil?
Artigo seguinte
O que os fungos podem produzir?