Matérias alegadas em impugnação ao cumprimento de sentença?

Perguntado por: Iara Irina Costa de Monteiro  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.3/5 (37 avaliações)

Matérias que podem ser alegadas na impugnação ao cumprimento da sentença
  • Inciso I: falta ou nulidade da citação se, na fase de conhecimento, o processo correu à revelia. ...
  • Inciso II: ilegitimidade de parte. ...
  • Inciso III: inexequibilidade do título ou inexigibilidade da obrigação.

O que pode ser alegado na impugnação ao cumprimento de sentença?

A impugnação ao cumprimento de sentença somente poderá versar sobre: I — falta ou nulidade da citação, se o processo correu à revelia; ... VI — qualquer causa impeditiva, modificativa ou extintiva da obrigação, como pagamento, novação, compensação, transação ou prescrição, desde que superveniente à sentença.

O que é a impugnação ao cumprimento de sentença?

A impugnação ao cumprimento de sentença é a defesa conferida ao executado na fase de cumprimento de sentença. Trata-se de defesa típica e incidental ao procedimento, de modo que não constitui uma ação autônoma. Está prevista no artigo 525 do Novo CPC.

O que alegar na impugnação à execução?

Tanto os excessos de execução, como a cumulação indevida de execuções, podem (rectius devem) ser alegados por meio da impugnação. ... É perfeitamente possível ao executado arguir, em sede de impugnação, a incompetência (absoluta ou relativa) do juízo da execução.

Quando cabe impugnação à execução?

O prazo para entrar com uma impugnação ao cumprimento de sentença é de 15 dias e começa após o término do prazo do pagamento voluntário da sentença, que também é de 15 dias. Não é necessária nova intimação. No momento que um prazo termina, o outro começa.

AGU Explica – Impugnação ao Cumprimento de Sentença

37 questões relacionadas encontradas

Qual é o prazo para impugnação?

Inicia-se o prazo de 15 dias para apresentação da impugnação no primeiro dia útil após o término do prazo de cumprimento voluntário (artigo 523).

Quais as principais diferenças entre embargo ä execução e impugnação ao cumprimento de sentença?

Publicado em 09/2020 . Elaborado em 09/2020 . Embora haja diversas semelhanças entre ambos os institutos, a amplitude de matérias debatidas faz com que, nos embargos à execução, se possa discutir a própria formação do título, ao contrário da impugnação, que se limita aos fatos supervenientes.

Como impugnar a execução?

Prazo para impugnar cumprimento de sentença não se altera com depósito. Por disposição expressa do artigo 525 do Código de Processo Civil, o prazo para a apresentação da impugnação ao cumprimento de sentença só se inicia após transcorridos os 15 dias contados da intimação para pagar o débito, previsto no artigo 523.

O que é efeito suspensivo na impugnação?

Art. 475-M .

A impugnação não terá efeito suspensivo, podendo o juiz atribuir-lhe tal efeito desde que relevantes seus fundamentos e o prosseguimento da execução seja manifestamente suscetível de causar ao executado grave dano de difícil ou incerta reparação.

Como alegar excesso de execução?

Nos termos do artigo 525, parágrafo quinto, do Código de Processo Civil, o excesso de execução deve ser comprovado pelo executado com o apontamento do valor correto ou com planilha atualizada e discriminada de débito.

Tem custas na impugnação ao cumprimento de sentença?

A Impugnação ao cumprimento de sentença, por se tratar de incidente procedimental, passível mesmo de autuação em apartado (§ 2º do art. 475-M, do Código de Processo Civil), está sujeita ao pagamento de custas, conforme dispõe o § 1º, art. 20, do CPC e o Regimento de Custas dos Atos Judiciais (Tabela IX).

O que é uma pessoa impugnada?

O impugnador é aquele que impugna, ou seja, que processa o ato da impugnação, que faz oposição a um argumento, que se posiciona contra uma causa. ... É um ato processual que se realiza por meio de petição de impugnação na qual se procura anular ou desfazer um ato processual considerado injusto.

O que acontece depois da impugnação a contestação?

Se o réu tiver alegado na contestação alguma preliminar ou algum fato modificativo, extintivo ou impeditivo do direito do autor, o juiz intimará o autor para se manifestar em 15 dias (nos termos dos arts.

Quais são os títulos executivos judiciais?

Os títulos executivos judiciais, sujeitos, portanto, ao cumprimento da sentença, encontram-se tipificados no art. 515 do novo CPC. São os seguintes: Decisões proferidas no processo civil que reconheçam a exigibilidade de obrigação de pagar quantia, de fazer, de não fazer ou de entregar coisa (art.

Quais requisitos para que haja concessão de efeito suspensivo a impugnação?

O efeito suspensivo, após o advento da Lei nº 11.232 /2005, será concedido em caráter excepcional, pelo julgador desde que relevantes os fundamentos e o prosseguimento da execução seja suscetível de causar lesão de difícil reparação.

Como impugnar o efeito suspensivo?

Há uma hipótese de recurso de efeito suspensivo no CPC que ainda se aplica por força de disposição legal. Trata-se do Recurso de Apelação, conforme disposto no caput do art. 1.012 do Novo CPC. A apelação é um recurso interposto para a reforma ou anulação da sentença.

O que é o efeito suspensivo?

O efeito suspensivo, resumidamente, é o que suspende a eficácia da sentença expressa. Isto significa que após proferida a sentença e intermédio recurso, será concedido a ele tal efeito.

Como impugnar a penhora?

Impugnação à penhora: embargos

Art. 525. Transcorrido o prazo previsto no art. 523 sem o pagamento voluntário, inicia-se o prazo de 15 (quinze) dias para que o executado, independentemente de penhora ou nova intimação, apresente, nos próprios autos, sua impugnação.

O que é o excesso de execução?

O excesso de execução ocorre quando há extrapolação dos limites do título executivo, ou seja, quando é executado valor maior que aquele deferido em juízo ao trabalhador. O artigo 743 do CPC lista as várias hipóteses em que isso pode acontecer.

Qual a diferença entre a impugnação à execução e os embargos à execução no processo Civil?

Diferentemente da execução de título judicial, em que a impugnação possui cognição limitada em razão de já ter havido prévia discussão e acertamento judicial da lide, os embargos à execução de título extrajudicial permitem ampla cognição por constituírem verdadeira ação de conhecimento.

Qual a diferença de embargos à Execução e embargos do devedor?

Embargos à Execução e Embargos do Devedor não tem diferença.

Qual a diferença entre embargos à Execução e embargos à penhora?

Caso a penhora ocorresse, então, depois de 15 dias da juntada aos autos do mandado de citação, o executado poderia atacá-la independentemente de embargos à execução (ou “embargos à penhora”), por impugnação diretamente nos autos da execução.

Qual o prazo para impugnar bloqueio Bacenjud?

PRAZO DE QUINZE DIAS PARA IMPUGNAÇÃO DA PENHORA em Todos os Documentos.

Qual o prazo prescricional para ajuizar cumprimento de sentença?

Na hipótese de cumprimento de sentença oriunda de condenação ao pagamento de quantia constante de instrumento público ou particular, o credor, necessariamente, deverá iniciar a fase de cumprimento da sentença no prazo máximo de 5 (cinco) anos (art.

Qual o prazo para impugnar a penhora On-line?

O prazo é de cinco dias e tem início da intimação do executado. Enquanto não rejeitada a impugnação ou expirado o prazo para oferece-la não pode acontecer a conversão da apreensão em penhora e o dinheiro permanece na conta do executado.

Artigo anterior
O que se entende por prepotente?
Artigo seguinte
O que adolescencia e puberdade?