Quem faz o interrogatório?

Perguntado por: Érica Carolina de Guerreiro  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (35 avaliações)

Portanto, pode haver interrogatório (em sentido amplo) não apenas realizado pelo juiz, mas igualmente pelo Ministério Público, pela polícia e pelas comissões parlamentares de inquérito (CPIs). A essas formas de interrogatório aplicam-se, no que couberem, as normas dos citados dispositivos do CPP.

Quem interroga o réu?

Interrogatório: é ato processual, no qual o juiz ouve o acusado, perguntando acerca dos fatos que lhe são imputados, dando a este último oportunidade para que, se quiser, deles defenda, pois, optando pelo silêncio, o réu estará assegurado constitucionalmente, não sendo tomado como prova.

Quem pode ser interrogado?

Réu preso no curso do processo: Se não tiver sido interrogado na audiência, deverá ser requisitado para ser interrogado, sob pena de nulidade. Nulidade do processo por falta do interrogatório: Segundo o artigo 564, III, e, a nulidade ocorrerá quando faltar ao processo o interrogatório do acusado, quando presente.

Como se faz um interrogatório?

Algumas perguntas importantes são:
  1. Entendeu qual é a acusação?
  2. Qual é a sua versão sobre os fatos?
  3. Quais são as provas contra você? ...
  4. Quais são as provas que você tem? ...
  5. A vítima e as testemunhas da acusação têm algo contra você?

Quem pergunta primeiro ao réu?

Já no Tribunal do Júri, embora a ordem de perguntas seja a mesma (1º o juiz; 2º a acusação; 3º a defesa), as perguntas da acusação e da defesa são direcionadas ao próprio réu.

Prova no processo penal - Parte 04 - Interrogatório

36 questões relacionadas encontradas

Quem deve ser ouvido primeiro no processo penal?

Deve, quem acusa, falar primeiro, a fim de que o outro exerça por inteiro a ampla defesa e contraditório, a exemplo do que já decidiu o STF com relação ao réu-delatado, que deverá falar por último (HC 166.373).

Quais são as fases do interrogatório do réu?

Teremos duas etapas no interrogatório. A primeira é a etapa da qualificação: nome, endereço, profissão etc. Além dessa etapa temos o interrogatório propriamente dito que também será dividido em duas fases. Na primeira serão perguntas sobre a pessoa do interrogado e posteriormente as perguntas sobre o fato.

Como deve ser feita as perguntas às testemunhas?

As perguntas serão formuladas pelas partes diretamente à testemunha, não admitindo o juiz aquelas que puderem induzir a resposta, não tiverem relação com a causa ou importarem na repetição de outra já respondida. Parágrafo único. Sobre os pontos não esclarecidos, o juiz poderá complementar a inquirição”.

Como é a audiência de interrogatório?

É o ato processual em que o acusado é ouvido pelo juiz acerca da imputação que lhe é feita, mas também fala-se em interrogatório policial para designar a audiência do indiciado pela autoridade policial.

Quem faz o interrogatório policial?

Existe o interrogatório como ato processual e o interrogatório policial, executado pela autoridade policial (delegado).

O que é ser interrogado?

adjetivo Que se interrogou, que foi inquirido, que sofreu interrogatório. Etimologia (origem da palavra interrogado). Do latim interrogatu.

É obrigatório o interrogatório do réu?

Antes de ser um meio de obtenção de prova, o interrogatório é um direito à autodefesa do réu, e não um dever processual. Por isso, não pode o denunciado ser obrigado a comparecer a audiência de instrução se manifestou seu desinteresse.

O que é interrogatório judicial?

O interrogatório judicial é um ato processual da maior relevância, já que constitui a oportunidade por excelência de o réu dar sua versão dos fatos, admitindo ou negando a acusação que lhe é feita. É um importante instrumento de defesa.

Como funciona o interrogatório policial?

A técnica de 9 passos de interrogatório consiste em realizar uma entrevista inicial para se tentar definir a culpa ou inocência do indivíduo. Nesse momento, o investigador tenta criar uma ligação com o suspeito, puxando conversas descontraídas com o objetivo de construir um ambiente livre de intimidação.

Quais as partes do interrogatório?

De acordo com o disposto no art. 187 do CPP, o interrogatório será constituído de duas partes: sobre a pessoa do acusado e sobre os fatos.

Quais são as perguntas que o juiz faz para testemunha?

A regra, então, é a seguinte: quando um indivíduo for ouvido como testemunha em um processo penal, as partes (acusação e defesa), de forma direta, devem realizar as perguntas que entenderem pertinentes ao caso. Se as perguntas forem repetitivas, indutivas ou não tiverem relação com os fatos, o juiz as pode indeferir.

O que o juiz fala para a testemunha?

Em todas audiências de Instrução, a testemunha prestará o compromisso de dizer a verdade, sendo advertida pelo juiz sobre as penas do falso testemunho. Em seguida, antes de interrogar a testemunha sobre os fatos discutidos no processo, o juiz fará três perguntas: . Você é amigo íntimo ou parente de uma das partes?

Quem deve formular as perguntas às testemunhas o juiz ou os advogados das partes?

De acordo com o artigo 459, as perguntas serão formuladas diretamente pelo advogado à testemunha e não mais por intermédio do juiz.

O que perguntar para testemunha abonatória?

O juiz me autorizou a palavra e dirigi menos de uma dezena de perguntas à testemunha. De onde e há quanto tempo a Senhora conhece o réu? Com qual frequência o réu aparece na igreja? O réu é pessoa querida e respeitada naquela comunidade?

Quais perguntas fazer para o preposto?

Nesse caso você deverá perguntar: – Usava fretado? (Sim). – Que horas o fretado saía? (Uma hora depois do fim da jornada). – A empresa dá opção de vale transporte? (Não). Faça isso para todos os pontos controvertidos que a parte tem condições de confessar em depoimento.

Como instruir as testemunhas?

Depois de explicar o objetivo de tudo e a obrigação de sempre falar a verdade, explique que pretende fazer algumas perguntas para a testemunha. Peça para ela contar o que sabe do caso. Deixe claro que ela deve dizer quando tiver esquecido de algo ou não tiver certeza.

Quantas vezes o réu pode ser interrogado?

No procedimento do Tribunal do Júri, o acusado é interrogado duas vezes, sendo uma delas na instrução, pelo juiz, e a outra em plenário - nesse caso, os jurados poderão interrogar o acusado, contudo, as perguntas são dirigidas ao magistrado.

Quais as características do interrogatório?

O interrogatório é ato que possui como características: ato personalíssimo, judicialidade, oralidade, publicidade, individualidade e probidade. O direito ao silêncio está ligado ao princípio da não autoincriminação, com previsão expressa na Constituição da República.

Pode ouvir o réu antes das testemunhas?

Juiz não pode interrogar réu antes de ouvir testemunhas em instrução penal.

Artigo anterior
Quando pedir liberdade provisória ou revogação da preventiva?
Artigo seguinte
Quais as maneiras de se pegar uma virose?