Quando pedir liberdade provisória ou revogação da preventiva?

Perguntado por: Renato Matheus Henriques de Baptista  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (27 avaliações)

Liberdade provisória: se a prisão em flagrante for legal, mas os critérios para uma prisão preventiva são inexistentes, o acusado tem direito a liberdade provisória com ou sem o pagamento de fiança. Revogação da prisão: é utilizada nos casos em que a prisão preventiva ou temporária tenha sido decretada pelo Juiz.

Qual o momento para pedir a liberdade provisória?

A liberdade provisória pode ser concedida, com ou sem fiança, no caso de prisão em flagrante, em que o procedimento não tiver nenhuma violação das normas previstas em lei, conforme o artigo 310, inciso III do Código de Processo Penal.

Quando a liberdade provisória pode ser revogada?

O relaxamento da prisão em flagrante é cabível sempre que o flagrante for realizado de forma irregular, em desconformidade com a lei, enquanto que a liberdade provisória tem como pressuposto uma prisão... A liberdade provisória pode ser revogada; o relaxamento de prisão, realizado em desconformidade com a lei, não.

O que é revogar liberdade provisória?

A Liberdade Provisória é a situação substitutiva da prisão processual. A Revogação da Prisão Preventiva acontece nos casos de antecipação cautelar da pena. O Relaxamento da Prisão em Flagrante ocorre nos casos que haja ilegalidade material ou formal no flagrante.

O que é revogar a liberdade?

A revogação aplica-se aos casos de prisão cautelar (temporária ou preventiva), que precisam de requisitos para serem decretadas. Quando o magistrado constatar que as exigências legais não estão mais presentes, deve revogar a prisão ou substituí-la por medidas cautelares diversas.

Os segredos da liberdade provisória e revogação da prisão preventiva

26 questões relacionadas encontradas

O que quer dizer liberdade provisória?

A liberdade provisória é um benefício constitucional do preso. Afinal, seu objetivo é deixá-lo responder a todo o processo em liberdade. No entanto, caso você quebre as regras para a concessão do benefício, voltará a ser preso. Boa parte dos presos brasileiros ainda não foram a julgamento.

O que acontece depois da liberdade provisória?

A liberdade provisória, como o nome indica, dura apenas até a sentença. Se a sentença condená-lo, ele será preso e perderá sua liberdade. E se a sentença absolvê-lo, sua liberdade se tornará permanente.

O que fazer quando o pedido de liberdade provisória é negado?

O que fazer se o pedido de liberdade provisória for negado? Caso o pedido de liberdade seja negado, é bem possível que a prisão seja convertida em preventiva. Se isto ocorrer, o advogado de defesa poderá realizar um pedido de revogação da prisão preventiva.

Quem está em liberdade provisória pode viajar?

O réu deverá cumprir algumas determinações judiciais, por isso, o nome do instituto, por que a liberdade é provisória, ou seja, sob determinadas circunstâncias (comparecimento regular à justiça, proibição de viajar sem autorização judicial, proibição de frequentar certos lugares, etc...), a sua liberdade é concedida ...

Quais os requisitos para concessão de liberdade provisória?

Requisitos para conseguir a liberdade provisória
  • Garantia à ordem pública, da ordem econômica;
  • Conveniência da instrução criminal;
  • Assegurar a lei penal;
  • Quando a liberdade do acusado gerar perigo à sociedade;
  • Quando não estiverem presentes os requisitos de autoria e materialidade do crime.

Quais os requisitos para a concessão da liberdade provisória?

Para se conseguir a liberdade provisória, tem-se que provar que o acusado não oferece nenhum risco à sociedade, tampouco irá ocultar provas do processo ou fugir. O juiz deverá deferir a liberdade provisória para quem não preencher os requisitos da prisão preventiva.

Quais os crimes que cabe liberdade provisória?

Os crimes hediondos, o tráfico de drogas, a tortura e o racismo, não admitem fiança. Os crimes tributários e os crimes contra o sistema financeiro, mesmo que punidos com detenção, também não admitem fiança.

Quem foi condenado pode sair do país?

Dúvida que surge principalmente para aqueles que cumprem pena alternativa ou em regime aberto. A resposta é SIM! A maioria das condenações criminais resulta na pena principal (tempo de prisão) e em penas acessórias.

Quem está respondendo processo criminal pode viajar para fora do país?

Depende. Se ainda não houve condenação, a existência de processo cível ou criminal geralmente não representa impedimento para emissão de passaporte, a não ser que o juiz entenda necessário. Caso haja dúvida, deve-se verificar junto à Vara responsável pelo processo.

Quem tem ficha criminal pode sair do país?

Em relação às viagens, a UE é geralmente tolerante com pequenas acusações criminais. Mesmo para os condenados à prisão, se o tempo gasto atrás das grades for inferior a 3 anos, a entrada na UE ou na Área de Schengen provavelmente será permitida.

Quais os crimes que não admitem liberdade provisória?

Aplicação a crimes inafiançáveis

A nossa constituição prevê crimes inafiançáveis, como o de racismo (art. 5º, XLII, CF) e os crimes hediondos e equiparados (art. 5º, XLIV, CF). Estes crimes não admitem a concessão de liberdade provisória com fiança.

Quando o réu pode responder em liberdade?

Quando houver fundadas razões, de acordo com qualquer prova admitida na legislação penal, de autoria ou participação nos crimes considerados hediondos ou equiparados.

Quanto tempo demora para o juiz liberar o alvará de soltura?

Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), aprovada na 102ª sessão plenária do Conselho, determina que os juízes devem cumprir o alvará de soltura no prazo máximo de 24 horas.

Como saber se uma pessoa já foi condenada?

Se você não sabe onde a pessoa foi presa, mas sabe qual é seu endereço, procure pela página do tribunal responsável por essa área. Para encontrar tais dados, procure pela opção “Consultar Processos” ou “Consulta Processual” e você encontrará os dados relacionados à busca.

Quais são os direitos de Ex-presidiário?

f) Direito ao trabalho remunerado em, no mínimo, 3/4 do salário mínimo. g) Direito à assistência médica. h) Direito à assistência educacional: estudos de 1º grau e cursos técnicos. integração no presídio, fazendo ligação com a família e amigos do preso.

Quanto tempo leva para obter uma resposta de uma sentença?

A duração do processo criminal

De todo modo, é muito comum na fase de conhecimento, o processo durar em média em torno de 3 anos e 3 meses no juízo comum e mais ou menos 2 anos e 7 meses nos juizados especiais criminais, onde são julgados os crimes de menor potencial ofensivo.

Quais as características da liberdade provisória?

A liberdade provisória é um desses termos, ela consiste em um benefício constitucional garantido ao acusado para que este responda o processo livre de prisão cautelar, isto é, em liberdade, com ou sem o arbitramento de fiança ou outras medidas cautelares.

É possível tirar visto americano com antecedentes criminais?

Durante a entrevista, o solicitante recebeu uma carta informando da sua inelegibilidade com base na sessão 212-(a)(2)(C) da Lei Americana de Imigração, que proíbe a emissão de vistos a qualquer pessoa que já tenha cometido ou tentado cometer tráfico de substâncias ilícitas.

Quem tem passagem pela polícia pode ser agente penitenciário?

Em regra, o antecedente criminal não impede que você faça um concurso público.

Quando um crime pode ser afiançável?

Juiz: nas situações em que a pena máxima do crime do qual uma pessoa está sendo acusada superar quatro anos – a fiança será fixada entre 10 e 200 salários-mínimos. O Juiz tem o prazo de até 48h para decidir.

Artigo anterior
Qual a polícia mais honesta do Brasil?
Artigo seguinte
Quem faz o interrogatório?