O que é um objeto possível?

Perguntado por: Ana Gaspar  |  Última atualização: 29. Dezember 2024
Pontuação: 4.7/5 (60 avaliações)

Objeto possível é aquele que sob o prisma físico e jurídico, há possibilidade de ser acordado, objeto de contrato.

O que é objeto lícito possível determinado ou determinável?

É determinado o objeto de um contrato que seja específico: um táxi de placa tal e chassi tal. Não sendo determinado, é determinável um táxi qualquer de uma tal frota. Ambos são objetos válidos. Inválido é o negócio cujo objeto é indeterminável, como um táxi — sem especificações, sem conjunto que o delimite.

O que é objeto impossível Direito Civil?

Além de lícito, o objeto do ato negocial deve ser possível, física ou juridicamente. Impossível é o objeto cuja negociação é proibida pelo ordenamento jurídico, a exemplo de herança à pessoa viva (art. 426 do Código Civil).

O que é o objeto do negócio jurídico?

Nos negócios jurídicos as partes regem, entre si, os seus interesses sobre algo. É esse algo que constitui o objeto do negócio. O artigo 280.º/1 do Código Civil refere-se ao objeto do negócio jurídico num sentido muito amplo, que abrange tanto o conteúdo quanto ou seu quid específico.

O que é um objeto ilícito?

No Direito, o objeto ilícito é um dos elementos que pode invalidar um negócio jurídico. Refere-se a qualquer objetivo de um negócio jurídico que seja contrário à lei, à moral, aos bons costumes ou à ordem pública. Este conceito é relevante nas áreas de Direito Civil e Comercial.

Direito Civil - Aula 68 - Art. 104, II, CC - Objeto Lícito, Possível, Determinado ou Determinável

30 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre ilícito é crime?

Ante ao exposto, pode-se dizer que o ato ilícito diferentemente do crime é atipificado, ou seja, não está subordinado a nenhuma norma vigente que o tipifique ou a ele impute sanção penal de qualquer natureza.

O que é o agente capaz?

Agente capaz - declarantes capazes e legitimados para celebrar o negócio jurídico. Objeto lícito, possível, determinado ou determinável.

O que é um objeto determinável?

Objeto Determinado é aquele que se encontra perfeitamente individualizado no tempo da celebração do contrato. Ex: Carro vermelho, marca tal, modelo tal. Objeto Determinável é aquele que fornece objetos necessários à sua identificação. Ex: veículo automotor, qualquer um.

O que pode ser objeto de direito?

Um objeto de direito é um termo utilizado no campo jurídico para se referir a qualquer coisa que possa ser objeto de direitos e obrigações legais. Esses objetos podem ser tangíveis, como um imóvel ou um carro, ou intangíveis, como uma patente ou uma marca registrada.

Qual a diferença entre objeto determinado e determinável?

Por fim, o objeto deve ser determinado ou determinável. Assim, ele deve ser descrito detalhadamente, ou ainda, ser especificável pela qualidade, quantidade, pelo gênero. Por exemplo, a venda e compra de um imóvel específico (determinado) e a venda de sacas de arroz tipo B (determinável).

O que anula um negócio jurídico?

Um contrato ou outro negócio jurídico é anulável (padece de anulabilidade) quando, devido a um vício existente no momento em que foi celebrado, os seus efeitos jurídicos podem ser eliminados por alguém a quem o sistema confere esse poder. A anulabilidade é uma forma de invalidade, contrapondo-se à nulidade.

Quando o negócio jurídico é nulo?

É nulo o negócio jurídico quando: I - celebrado por pessoa absolutamente incapaz; II - for ilícito, impossível ou indeterminável seu objeto; III - o motivo determinante, comum a ambas as partes, for ilícito; IV - não revestir a forma prescrita em lei; V - for preterida alguma solenidade que a lei considere essencial ...

Quando se caracteriza crime impossível?

O Código Penal, em seu artigo 17, descreve a figura do crime impossível, que é a impossibilidade de conclusão do ato ilícito, ou seja, a pessoa utiliza meio ineficaz ou volta-se contra objetos impróprios, o que torna impossível a consumação do crime.

O que diz o artigo 243 do Código Civil?

Art. 243. A coisa incerta será indicada, ao menos, pelo gênero e pela quantidade. Art.

O que diz o artigo 166 do Código Civil?

O negócio nulo não pode produzir nenhum efeito jurídico.

O que diz o artigo 111 do Código Civil?

O silêncio importa anuência, quando as circunstâncias ou os usos o autorizarem, e não for necessária a declaração de vontade expressa.

Quais são os objetos de direito?

O Código Civil define que o objeto do direito pode ser tanto bens materiais, como imóveis e móveis, quanto bens imateriais, como direitos autorais e marcas registradas. O Código Civil também estabelece que o objeto do direito deve ser lícito, possível, determinado ou determinável e suscetível de avaliação econômica.

Quais são os objetos jurídicos?

Definição e características do objeto jurídico

É o bem jurídico tutelado pela lei, seja ele um direito, um interesse legítimo ou um valor socialmente relevante. O objeto jurídico pode ser tanto um bem material, como um carro ou uma casa, quanto um bem imaterial, como a honra, a liberdade ou a vida.

Qual a diferença entre fato e ato jurídico?

Em sentido estrito, fato jurídico vem a ser aquele que advém, em regra, de fenômeno natural, sem intervenção da vontade humana e que produz efeito jurídico. Classifica-se em ordinário e extraordinário. Já o ato jurídico é aquele que depende da vontade humana.

O que é determinado ou determinável?

Determinado é o que contém os objetos do contrato e determinável aquele cujos objetos serão estabelecidos no futuro. Determinado é o objeto que poderá ser bem resolvido e determinável aquele que somente no futuro será identificado.

O que diz o artigo 107 do Código Civil?

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil. Art. 107. A validade da declaração de vontade não dependerá de forma especial, senão quando a lei expressamente a exigir.

O que diz o artigo 104 do Código Civil?

104. A validade do negócio jurídico requer: I – agente capaz; II – objeto lícito, possível, determinado ou determinável; III – forma prescrita ou não defesa em lei.

O que é substância do ato?

O art. 109 do C. C. Diz que “no negócio jurídico celebrado com clausula de não valer sem instrumento público, este é da substancia do ato”. Portanto, a forma pode decorrer da lei ou das partes, que em alguns casos inserem clausulas de validade do negócio jurídico.

O que diz o artigo 114 do Código Civil?

BENEFÍCIO CONCEDIDO POR LIBERALIDADE DO EMPREGADOR. INTERPRETAÇÃO RESTRITIVA. Em se tratando de benefício concedido por liberalidade do empregador, aplica-se o disposto no art. 114 do Código Civil , segundo o qual os negócios jurídicos benéficos se interpretam restritivamente.

Quais os três elementos do negócio jurídico?

São, portanto, quatro elementos: agente, forma (manifestação), vontade e objeto. Na ausência de qualquer destes elementos, o negócio jurídico sequer existe.

Artigo anterior
O que falar sobre restaurante?
Artigo seguinte
Qual é o Jinchuuriki do Boruto?