O que é a perspectiva intercultural para a educação?

Perguntado por: Guilherme Mateus Moreira Moreira Sá  |  Última atualização: 20. April 2022
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Para a autora, educar na perspectiva intercultural implica, portanto, uma clara e objetiva intenção de promover o diálogo e a troca entre os diferentes grupos sociais, culturais e étnicos. Assim, Candau (2005) enumera alguns desafios para se trabalhar com a educação intercultural na perspectiva crítica.

O que é perspectiva intercultural?

A perspectiva intercultural se diferencia da multicultural na medida em que, conforme Forquin (1993, p. 139), enquanto o multiculturalismo se satisfaz com uma composição cultural mosaica, o interculturalismo define a diferença como uma relação dinâmica entre duas entidades que se dão mutuamente um sentido.

O que entende por educação intercultural?

A educação intercultural, no contexto das lutas sociais contra os processos crescentes de exclusão social inerentes à globalização econômica, propõe o desenvolvimento de estratégias que promovam a construção de identidades particulares e o reconhecimento das diferenças, ao mesmo tempo em que sustentem a inter-relação ...

Como desenvolver a interculturalidade na escola?

D.I.V.E. rsas maneiras de trabalhar a interculturalidade na sala de aula
  1. Aprender a dar uma aula sobre aprendizagem intercultural.
  2. Aprender a como usar essa classe para desenvolver o pensamento crítico, suspender o julgamento de valor e inspirar a curiosidade em estudantes de nível médio;

Qual o papel da educação na formação de um sujeito intercultural?

A escola tem a função relevante de (re)conhecer, dar valor e poder a todos os sujeitos socioculturais, no sentido de reconhecer a diferença cultural como expressão positiva.

Educação e Interculturalidade - Aula 1

15 questões relacionadas encontradas

Qual a importância da educação intercultural?

A interculturalidade na educação aparece como uma proposta pedagógica que busca desenvolver relações de cooperação, respeito e aceitação, entre diferentes culturas e sujeitos, visando dessa forma, preservar as identidades culturais, com o objetivo de propiciar a troca de experiências, e o enriquecimento mútuo.

Por que é importante entender a educação intercultural como sendo um conceito migrante?

Os estudos interculturais apontam que as diferenças culturais são em geral antes um fator de conflito do que de sinergia. Cabe lembrar que a mudança para outra sociedade e cultura coloca em xeque o modo de ser, o modo de ver o mundo, o modo de se ver e o modo de se relacionar, trazendo à tona a questão de quem se é.

Como a interculturalidade ajuda no processo de reflexão para uma Nova cultura Educacional?

A interculturalidade entendida desde essa perspectiva promove a construção de um novo espaço epistemológico que inclui os conhecimentos subalternizados e os ocidentais, em uma relação tensa, crítica e mais igualitária.

Quais as bases de interculturalidade?

Por outro lado, a interculturalidade consegue-se através de três atitudes básicas, nomeadamente a visão dinâmica das culturas, o facto de acreditar que as relações quotidianas têm lugar através da comunicação, e a construção de uma ampla cidadania com igualdade de direitos.

Qual é a base objetiva para a comunicação intercultural?

A comunicação intercultural se baseia na consciência de que as diferenças culturais influenciam no processo de comunicação e nos resultados obtidos; tal competência permite compreender as distinções entre culturas numa abordagem positiva.

O que é educação intercultural e multicultural?

Uma educação para a negociação cultural, que enfrenta os conflitos provocados pela assimetria de poder entre os diferentes grupos socioculturais nas nossas sociedades e é capaz de favorecer a construção de um projeto comum, pelo qual as diferenças sejam dialeticamente integradas.

O que são práticas interculturais?

Nesse sentido a Interculturalidade orienta processos que tem por base o reconhecimento do direito a diversidade, ou seja, luta contra todas as formas de discriminação; promove relações dialógicas e igualitárias.

O que significa a interculturalidade?

Albó (2005: 47-48), um dos pensadores referenciais das relações interculturais na América Latina, define a interculturalidade como qualquer relação entre pessoas ou grupos sociais de culturas diferentes e, por extensão, as atitudes de pessoas e grupos de uma cultura referentes às pessoas e aos elementos de outra ...

O que significa interculturalidade exemplos?

O termo interculturalidade se refere à diversidade cultural que se manifesta na sociedade atual. Se levarmos em conta como referência as grandes cidades, vamos encontrar pessoas de variadas origens étnicas, línguas diferentes e tradições culturais bem diversificadas.

O quê interculturalidade tem a ver com cultura oral?

Interculturalidade e sala de aula de língua estrangeira

Através da língua, nos expressamos, interagimos e compreendemos os outros enquanto indivíduos socioculturais. Assim, o professor deve estar disposto a ensinar não somente estruturas e regras, mas, também, os aspectos culturais da língua alvo.

Qual a importância da pluralidade cultural para a sociedade?

A importância da pluralidade cultural promove como objetivo, ajudar o alunado em seu convívio, a interação. O respeito ao que contribui para seu desenvolvimento e cidadania. A escola permite através de leituras e reflexão o valor do ser humano e a liberdade de criar, por diversas formas de expressão.

Quais os elementos que caracterizam uma cultura escolar?

Os principais elementos que desenhariam essa cultura seriam os atores (famílias, professores, gestores e alunos), os discursos e as linguagens (modos de conversação e comunicação), as instituições (organização escolar e o sistema educativo) e as práticas (pautas de comportamento que chegam a se consolidar durante um ...

Qual a importância da migração para o multiculturalismo?

O aumento da mobilidade humana, a globalização e os fluxos migratórios, proporcionam uma maior multiculturalidade, diante das relações e os contactos interculturais, a coabitação com a pluralidade social e cultural.

Qual a origem da educação intercultural?

Pela própria natureza de sua origem, a educação intercultural assumiu a finalidade de promover a integração entre culturas, a superação de velhos e novos racismos, o acolhimento dos estrangeiros e, particularmente, dos filhos dos imigrantes na escola.

Como se encontra a sociedade brasileira em relação a interculturalidade *?

O Brasil se constitui historicamente como uma sociedade multiétnica tomando-se por base uma imensa diversidade de culturas. Reconhecer nossa diversidade étnica implica ter clareza de que os fatores constitutivos de nossas identidades sociais não se caracterizam por uma estabilidade e fixidez naturais.

Como surgiu o conceito de interculturalidade?

Já o conceito de interculturalidade, diz, foi desenvolvido nas lutas sociais, por grupos subalternizados, como os movimentos indígenas e afrodescendentes.

Qual o significado de etnocentrismo Brainly?

Etnocentrismo é um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades.

O que é transversalidade da cultura?

Tornar a cultura acessível a uma determinada sociedade é um exercício de cidadania e uma obrigação das instâncias governamentais. Mas como a cultura contribui com o desenvolvimento de um território? É na transversalidade que está a potência da cultura para o desenvolvimento.

Quem é Vera Maria Candau?

Professora Titular Emérita. Doutorado e Pós-doutorado em Educação pela Universidad Complutense de Madrid (Espanha). Estudos a nível de pós-graduação na Universidade Católica de Louvain (Bélgica) Coordenadora do grupo de Pesquisas sobre Cotidiano, Educação e Cultura(s) (GECEC).

O que seria para Candau 2011 a interculturalidade?

Candau (2011) ainda afirma que, mesmo com a introdução da perspectiva intercultural implantada nas reformas educativas em vários países latino- -americanos, “não há um entendimento comum sobre as implicações pedagógicas da interculturalidade, nem até que ponto nelas se articulam as dimensões cognitiva, procedimental e ...

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