Quem faz estudo social?

Perguntado por: Emanuel Nogueira de Magalhães  |  Última atualização: 20. Juli 2024
Pontuação: 4.1/5 (45 avaliações)

O Estudo Social é um instrumento de competência do Assistente Social. Sua finalidade é conhecer e interpretar a realidade social daquela família e identificar se há o conflito alegado.

Como é realizado um Estudo Social?

O Estudo Social é realizado por meio de entrevistas, visitas domiciliares, pesquisa documental e bibliográfica, observações, juntada de documentos, ou seja, uma série de informações com as quais o profissional constrói/elabora um saber a respeito da população usuária dos serviços sociais e institucionais.

Qual profissional faz Estudo Social?

O estudo social é uma ferramenta de trabalho exclusiva do assistente social, conforme estabelece a lei que regulamenta a profissão, consequentemente, a construção dos documentos relatório, laudo e parecer social são atribuições privativas, conforme a lei 8.662/93, art. 5º.

Quando um juiz determina um Estudo Social?

A grande maioria dos magistrados determina a realização de estudo social por costume. Porém, há de se considerar que em certas ocasiões, tendo em vista a complexidades das famílias modernas, a colheita da prova pericial determinaria e nortearia a realização do tradicional estudo social da maneira mais concisa possível.

Quem pode pedir Estudo Social?

A realização de estudo psicossocial não se restringe apenas aos processos de alimentos e guarda de criança ou adolescente. A depender de cada caso, o juiz ou o Ministério Público pode requerer a realização desse estudo com todo o núcleo familiar, se for necessário.

Estudo Social

28 questões relacionadas encontradas

O que é avaliado no Estudo Social?

O Estudo Social é um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social objeto da intervenção profissional – especialmente nos seus aspectos sócio-econômicos, familiares e culturais (CFESS, ...

Qual é a função do Estudo Social?

Sua finalidade é conhecer e interpretar a realidade social na qual está inserido o objeto da ação profissional, ou seja, a expressão da questão social ou o acontecimento ou situação que dá motivo a intervenção.

Quanto tempo demora o Estudo Social?

PRAZOS PARA REALIZAÇÃO DE ESTUDO SOCIAL/PSICOLÓGICO

De modo geral, os prazos são de 30 dias CORRIDOS.

Qual a diferença entre perícia social e Estudo Social?

A distinção estabelecida baseia-se na observação que a realização de uma perícia social implica na realização do estudo social, porém o estudo social não é em princípio uma perícia.

Quais perguntas são feitas na perícia social?

🏠 Serão analisadas condições de moradia, a história de vida do grupo familiar (nível de escolaridade, se estão empregados ou não, se há menores de idade), bem como as políticas sociais ofertadas naquele território.

O que deve constar no laudo social?

Deve apresentar um breve histórico, desenvolvimento e análise da situação; Dependendo da sua finalidade, deve possuir um maior ou menor nível de detalhamento; Sua finalidade visa esclarecer e/ou subsidiar parte do registro a ser utilizado para elaboração de um laudo ou parecer social.

Como deve ser feito um Estudo Social no processo de guarda?

O foco do estudo social, feito pela assistente social do fórum, é ver como a criança está sendo cuidada pelos seus pais, seja pela análise do local de moradia, seja pela análise da saúde da criança através de entrevistas e visitas às casas das partes.

Como é feita a avaliação social do BPC?

A avaliação social BPC é uma das etapas que uma pessoa com deficiência passa, para que ocorra a concessão do benefício. Nessa avaliação ocorre uma entrevista realizada por uma assistente social do INSS. Essa avaliação não deve ser confundida com a perícia médica.

Quando pedir estudo psicossocial?

Na prática, esse estudo só é solicitado quando o juiz e o representante do Ministério Público não conseguem encaminhar a questão com as pessoas envolvidas na lide.

O que é uma entrevista social?

A entrevista social é um instrumento técnico que fornecerá ao profissional subsídios para realizar uma avaliação que possa gerar uma intervenção adequada a partir do conhecimento das possibilida- des e limitações dos usuários que buscam atenção em unidades geriátricas.

Como é feita a entrevista com a Assistente Social do INSS?

A assistente social faz perguntas e analisa a família e situação financeira e como anda os tratamentos de saúde da pessoa. A videoconferência de Avaliação Social de Pessoa com Deficiência passou por um projeto piloto em 2021.

O que acontece depois da perícia social?

O que pode acontecer após a realização da perícia médica e social? Após a realização da perícia médica e social, o INSS pode conceder o benefício assistencial BPC-LOAS, negar o benefício ou solicitar novos documentos ou exames complementares.

Como fazer um laudo de Assistente Social?

O Laudo Social deve conter uma síntese do Estudo e do Parecer Social. Precisa, da mesma forma, ser conclusivo, trazendo diretrizes e sugestões para o enfrentamento da situação analisada. É utilizado, geralmente, no âmbito sociojurídico para alicerçar decisões judiciais que envolvam direitos sociais fundamentais.

Como se comportar em uma entrevista psicossocial?

Quando você chegar à entrevista psicossocial, pode deixar de lado os aspectos já abordados. Nada deve ser tratado de forma rígida, nem mesmo a ordem do questionamento. O entrevistador deve proceder sempre com bom senso, seguindo os instintos clínicos.

Quando a Assistente Social do INSS faz visita domiciliar?

Quando o assistente social detectar em visita domiciliar, situações especiais que ainda não foram informadas pelo beneficiário ou seu representante legal ao INSS, tais como: erro ou alteração no nome, mudança de endereço, mudança de representante legal, óbito do beneficiário (importante os dados do registro: Cartório, ...

Como é uma entrevista psicossocial?

Normalmente, tal exame é iniciado com uma entrevista (chamada de anamnese) entre o psicólogo e o paciente. Nela, o examinador questiona parte da vida cotidiana do entrevistado, conseguindo obter informações sobre sua impulsividade, emotividade, criatividade, etc. Após essa etapa, o Psicólogo aplica testes psicológicos.

O que é Estudo Social judicial?

No meio Judiciário, o estudo social, com a finalidade de oferecer elementos para a decisão judicial, pode ser denominada perícia social, isto é, o juiz solicita e nomeia um perito, Page 5 que é um profissional com conhecimento especializado na área para a realização da perícia social, de maneira a contribuir como ...

O que faz um perito social?

RESUMINDO: O Perito Social é o profissional Assistente Social auxiliar da justiça que irá emitir a sua opinião técnica sobre questões que lhe são submetidas pelo(a) juiz(a) ou pelas partes, a fim de esclarecer fatos que auxiliem o Magistrado a formar sua convicção, por isso da importância da Perícia Social para a ...

O que é a alienação parental?

A Alienação parental é a interferência psicológica na criança ou adolescente promovida por um dos genitores ou por quem detenha a guarda, que prejudique a formação dos laços afetivos com a outra parte genitora, criando um distanciamento de um dos pais.

Artigo anterior
O que é inox 410?
Artigo seguinte
Qual é a importância das cantigas de roda?