Quem eram os jacobinos no processo da Revolução Francesa?

Perguntado por: Cláudia Liliana de Jesus  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (47 avaliações)

Os jacobinos foram um grupo de revolucionários radicais, formado por pequenos burgueses, que participaram da Revolução Francesa.

Quem eram os jacobinos E o que eles defendiam?

Durante a Revolução Francesa, os jacobinos defendiam reformas sociais e, na Assembleia Nacional, sentavam-se do lado esquerdo da sala de reuniões. No Brasil, os clubes republicanos radicais do fim da monarquia se diziam jacobinos por defender as mesmas idéias dos franceses um século antes.

Quem são os jacobinos e girondinos?

Os girondinos eram parte da burguesia que acreditava que as grandes mudanças necessárias já tinham acontecido e, por isso, possuíam uma visão mais conservadora. Já os jacobinos eram membros da burguesia que acreditavam que as mudanças deveriam ser ainda mais radicais do que as que estavam em curso.

Qual era o principal objetivo dos jacobinos?

Seus membros defendiam mudanças mais radicais que os girondinos: eram contrários à Monarquia e queriam implantar uma República. Esse grupo era apoiado por um dos setores mais populares da França - os sans-cullotes - e, juntos, lutaram por outras mudanças sociais depois da revolução.

Quem eram os líderes dos jacobinos?

Uma fase de “terror” se estabeleceu na França e Robespierre, líder do partido jacobino, foi o protagonista de ações antidemocráticas, perseguindo e matando pessoas. Seu radicalismo o levou à guilhotina por seus inimigos.

JACOBINOS X GIRONDINOS | Revolução Francesa

31 questões relacionadas encontradas

Quais foram os principais líderes da Revolução Francesa?

Seus principais líderes foram Danton, Marat e Robespierre. Sua facção mais radical era representada pelos raivosos, liderados por Jacques Hébert, que queriam o povo no poder. Havia ainda um grupo de deputados sem opiniões muito firmes, que votavam na proposta que tinha mais chances de vencer.

O que aconteceu com Robespierre líder jacobino?

No dia 28 de julho de 1794, o revolucionário francês Maximilien de Robespierre foi guilhotinado, após boatos de endurecimento da Lei do Terror. Sua morte marcou o começo da última fase da Revolução Francesa.

O que os jacobinos brasileiros pregavam?

Aspiravam a nacionalização dos negócios de portugueses, além do esforço de proibir-lhes de ocupar cargos públicos, que deveriam ser para os brasileiros.

Quais foram as principais realizações do governo jacobino?

Entre outras medidas, esse novo governo também defendeu a criação da escola primeira pública e gratuita, a regulação dos salários, o direito de greve e o combate ao estado de miséria que atingisse qualquer cidadão.

Quais as principais medidas adotadas pelos jacobinos?

O governo jacobino suspendeu as liberdades civis e instaurou o Comitê de Salvação Pública e o Tribunal Revolucionário. Essas instituições utilizaram métodos de violência e terror para impedir a restauração do Antigo Regime.

O que são os jacobinos?

O jacobinismo é o termo ligado a uma prática política inicialmente efetuada na década revolucionária da França de fins do século XVIII, entre 1789 e 1799. Esse termo refere-se aos jacobinos, os membros de um clube formado em 1789 que atuaram como um partido político durante o processo revolucionário.

O que são os girondinos?

O termo "girondino" costuma se referir a um grupo político mais conservador durante a Revolução Francesa, que teve papel notável durante os períodos chamados de Assembleia Nacional Constituinte (1789-91), Convenção Nacional (1792-95) e Diretório (1795-99).

Qual é a diferença entre jacobinos e girondinos?

Girondinos – Representantes da alta burguesia, defendem posições moderadas. Querem preservar seu poder econômico e temem que as camadas populares assumam o controle da Revolução. Jacobinos – Pequena e média burguesia e proletariado urbano, que assumem posições mais radicais em benefício das classes oprimidas.

Por que o nome jacobino?

O termo jacobino surge durante a Revolução Francesa atribuído aos membros de um grupo político republicano com sede no antigo convento de jacobinos (nome dado a religiosos dominicanos de um convento da Rue de Saint-Jacques, em Paris, que em latim se diz Sanctus Jacobus).

Quem eram os sans-culottes E o que eles defendiam?

Defendiam o fim da monarquia, conseguida em 1792, além de pressionarem pela execução do rei Luís XVI. Mas eram também partidários de uma forma de igualdade que passava pela participação direta de todos nas decisões políticas. Por isso, eram contra o voto censitário estabelecido na Constituição de 1791.

Quais foram as principais medidas estabelecidas pela Convenção nesse período?

- Reforma Agrária, Construção de Asilos e Hospitais. - Abolição da escravidão nas colônias da França. - Ensino público gratuito + Lei do preço máximo (congelamento).

Quais foram os principais acontecimentos durante o governo do diretório?

Principais características do Diretório:

- Em 1795, entrou em vigor a Terceira Constituição, que implantou o voto censitário (por rendas). - Em 1795, surgiu uma nova liderança na França, Napoleão Bonaparte. O jovem oficial liderou o combate ao movimento realista (defendia a volta da monarquia e da realeza ao governo).

Quais foram as principais características da Convenção Nacional?

Uma das principais características da chamada Convenção Nacional, que sucedeu os primeiros momentos da Revolução Francesa, iniciada em 1789, foi: a) o abrandamento das tensões políticas e sociais. b) o domínio completo do processo político por parte dos girondinos.

O que os cordeliers defendiam?

CORDELIERS: ligados aos sans-culottes, eram republicanos e defendiam mudanças mais profundas na sociedade, como a reforma agrária e o fim da propriedade privada. Seus principais líderes eram Danton e Marat.

Qual foi o argumento utilizado pelos jacobinos para a implantação da política do terror?

Para que o “terror” fosse aplicado e “garantisse os interesses da Revolução”, era necessário convencer os membros da Convenção a apoiarem um Estado forte, capaz de reprimir qualquer tentativa de impedimento do processo revolucionário, fazendo-se entender que aqueles que estivessem contra a revolução estariam contra o ...

O que defendia Robespierre?

Posicionava-se contra a pena de morte, a escravidão e defendia o voto para todos os homens, independente da sua contribuição financeira. Diante do sucesso como advogado foi eleito deputado do 3º Estado para a Assembleia dos Estados Gerais.

Qual foi o papel de Robespierre na Revolução Francesa?

Robespierre foi um dos que pediram a condenação do rei Luís XVI, guilhotinado em 21 de janeiro de 1793. Em julho do mesmo ano, Robespierre criou um Comitê de Salvação Pública para perseguir os inimigos da revolução. Foi instaurado o regime do "Grande Terror", o auge da ditadura de Robespierre.

O que fez com que a crise financeira francesa?

Essa crise econômica foi em parte resultado dos altos gastos do rei com os luxos da corte francesa, mas, principalmente, pelo envolvimento da França em dois conflitos: a Guerra dos Sete Anos e a Revolução Americana.

Quem foram os líderes da revolução?

Os 10 maiores revolucionários da história
  • 10- VIRACASACAS. Jean-Jacques Dessalines (1758-1806) ...
  • 9 -LIBERTADOR DA AMÉRICA. Simon Bolívar (1783-1830) ...
  • 8 – DERROTADO E INFLUENTE. Maximilien de Robespierre (1758-1794) ...
  • 7 – MANTEVE A TERNURA. ...
  • 6 – O DONO DA CIDADE. ...
  • 5 – LIBERDADE OU MORTE. ...
  • 4 – REVOLUÇÃO TIRÂNICA. ...
  • 3 – VITÓRIA PELA PAZ.

Quais os personagens da Revolução Francesa?

Páginas na categoria "Pessoas da Revolução Francesa"
  • Alexandre de Lameth.
  • Antoine Joseph Santerre.
  • Antônio Filipe, Duque de Montpensier.
  • Augustin Barruel.

Artigo anterior
O que é julgo extinto o processo com resolução do mérito?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre UCI e UTI?