Como entrar em contato com a Junta de Recursos do INSS?

Perguntado por: Nuno Mateus de Faria  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (65 avaliações)

Telefone: 135 - Central de Atendimento, de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília). Carta: Caixa Postal 09526, CEP 70.040-976, Brasília/DF.

Como falar com CRPS?

presidência.crps@previdencia.gov.br;
  1. - SEÇÃO DE APOIO ADMINISTRATIVO DO GABINETE-CRPS.
  2. - COORDENAÇÃO DE GESTÃO TÉCNICA–CGT.
  3. ANNA LÍDIA DE ARAÚJO TAVARES (61) 3433-9819.

Qual o Whatsapp do INSS?

O INSS não possui número de whatsapp para atendimento. Os únicos canais oficiais para contato com o órgão são as agências físicas, o site ou aplicativo Meu INSS e o telefone 135.

O que fazer quando o recurso do INSS demora?

Como proceder em caso de demora? Enfim, se você não quiser esperar esses 400 dias de atraso, há dois caminhos que podem ser seguidos: entrar com recurso pelo próprio INSS ou através da Justiça.

Quem tá no recurso pode voltar a trabalhar?

Quem está no recurso deve voltar ao trabalho? Se o benefício foi negado pelo INSS, o segurado deve voltar ao trabalho imediatamente. Pois, o empregador não pode demitir o trabalhador enquanto estiver usufruindo do benefício previdenciário.

Junta de Recursos da Previdência: o que é e como funciona com Mariângela Pereima.

20 questões relacionadas encontradas

Quem está aguardando perícia pode voltar a trabalhar?

Ou seja, se você está capacitado para o trabalho, você pode retornar, sem perder os benefícios que já recebeu. Porém, a partir do retorno ao trabalho, você terá o benefício cancelado. A recuperação deve ser devidamente informada ao INSS para evitar problemas, como recebimento de valores indevidos.

Quando é necessário o exame de retorno ao trabalho?

7.5.9 No exame de retorno ao trabalho, o exame clínico deve ser realizado antes que o empregado reassuma suas funções, quando ausente por período igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não.

Quanto tempo o INSS têm para julgar um recurso?

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) demora, em média, 411 dias para concluir a análise dos pedidos de recursos feitos por segurados em casos envolvendo aposentadorias.

Quanto tempo demora para sair a resposta do recurso do INSS?

Tecnicamente, o INSS tem 30 dias de prazo para responder de acordo com a Lei 9.784 /99 que regula o processo administrativo no âmbito da administração federal. Caso não consiga decidir em 30 dias, o INSS pode prorrogar este prazo por mais 30 dias.

Como acelerar o recurso do INSS?

Além de apresentar queixa à Ouvidoria do INSS pelo telefone 135 ou no inss.gov.br, a alternativa para tentar acelerar o andamento do recurso é exigir o cumprimento dos prazos por meio de um mandado de segurança na Justiça.

Qual número para falar com INSS?

Seja para agendar um benefício ou apenas solicitar alguma informação, o principal canal de atendimento do INSS é o telefone 135. A ligação gratuita pode ser feita através do telefone fixo.

Como reclamar ao CRPS?

A pessoa pode ligar para o 135 e fazer a reclamação na Ouvidoria ou pelo email da Corregedoria (corregedoria.crps@previdencia.gov.br) e juntar ao protocolo”, ensina João Badari.

Quanto tempo o CRPS demora?

O CRPS tem um prazo de 85 dias para julgar definitivamente um processo.

Qual o E-mail do CRPS?

O Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) alterou o final dos contatos de e-mail, que agora passa ser: @economia.gov.br.

Como saber se o meu recurso foi aprovado?

Lembrando que a consulta ao andamento também pode ser feita pela central 135.

Como saber o resultado do recurso do INSS?

Para saber como está o andamento do seu recurso junto ao INSS é necessário ligar na central 135, ou pelo computador. Você pode acompanhar o seu recurso no INSS através clicando aqui. Deverá fazer o login com CPF e senha, e clicar em seu recurso na próxima tela que irá abrir.

O que significa recurso ordinário primeira instância no INSS?

O recurso que contesta a decisão administrativa do INSS vai para a Junta de Recursos, que representa a 1ª instância de julgamento. Chamamos esse recurso de ordinário. Já o recurso contra uma decisão da Junta de Recursos é direcionado à Câmara de Julgamento, que é a 2ª instância de julgamento.

Quanto tempo leva para ser julgado um processo que está em grau de recurso?

Quanto tempo leva para um recurso ser julgado? Não é possível determinar em quanto tempo um processo será julgado a partir de sua distribuição. Os conselheiros têm o prazo regimental de 180 dias para encaminhar o recurso para a pauta de julgamento.

Quanto tempo demora para sair o recurso?

Entre 24h e 48h a partir do protocolo da ação, a depender da complexidade do caso.

Quais são os exames de retorno ao trabalho?

Análise de exames complementares: de acordo com a função e situação, o trabalhador pode ser submetido à realização de exames como de audiometria, acuidade visual, radiografia, ECG e EEG, laboratoriais, espirometria, que posteriormente serão avaliados. Emissão de Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).

O que diz o artigo 168 da CLT?

Redação anterior (original): Art. 168 - Deverá ser evitada, tanto quanto possível, na atmosfera dos locais de trabalho a existência de suspensoides tóxicos, alergênicos, irritantes ou incômodos para o trabalhador.]

Como funciona o retorno ao trabalho?

O exame de retorno ao trabalho deve ser realizado no primeiro dia de retorno do trabalhador após permanecer afastado durante período igual ou superior a 30 dias, por motivo de acidente ou doença, sejam eles ocupacionais ou não. O pós-parto também se enquadra.

Pode retornar ao trabalho antes da perícia?

Não só pode, como deve. Se o afastamento foi superior a 30 dias, é necessário fazer o ASO de retorno ao trabalho e, com o apto, pode voltar às suas atividades normalmente. Quando chegar o dia da perícia, vai apresentar ao médico perito do INSS todos os documentos, inclusive o ASO mostrando que já retornou ao trabalho.

Quem paga meu salário enquanto aguardo perícia INSS?

De quem é a responsabilidade de pagar o tempo de espera pela perícia médica? Esse é um tema muito delicado, pois nos 15 primeiros dias de afastamento, o salário do funcionário é de responsabilidade do empregador.

Estou afastado pelo INSS posso voltar a trabalhar?

Conforme expliquei, em regra, o segurado que recebe auxílio-doença não pode trabalhar. Se ele voltar a trabalhar, deverá comunicar o INSS sobre o retorno e o benefício será cessado automaticamente, não sendo a conduta efetivamente considerada como crime.

Artigo anterior
Pode comer peixe que morre por falta de oxigênio?
Artigo seguinte
O que o yoga não é?