Porque girafa tem pescoço comprido Darwin?

Perguntado por: Jéssica Alexandra Nogueira  |  Última atualização: 28. Juni 2025
Pontuação: 4.4/5 (32 avaliações)

As girafas de pescoço curto apresentavam maior dificuldade de conseguir alimento em locais mais altos, quando os vegetais mais baixos estavam escassos. As girafas de pescoço longo apresentavam vantagem, uma vez que conseguiam alimentar-se em árvores com a copa mais alta.

O que Darwin explica sobre o pescoço da girafa?

Para os darwinianos, as girafas nascem, ao acaso das variações entre indivíduos, dotadas de pescoços longos ou curtos. As girafas que têm o pescoço mais longo estão melhor adaptadas a seu meio ambiente e se reproduzem com mais êxito: essa é a seleção natural.

Por que o pescoço da girafa é tão comprido?

Com isso, os cientistas acreditam que o pescoço longo das girafas é resultado adaptativo dessas competições entre os machos antes de se acasalarem. Conforme a nova pesquisa, os animais usavam seus pescoços de dois a três metros de comprimento para arremessar seus crânios contra oponentes.

Qual é a teoria do pescoço da girafa?

De acordo com as ideias propostas por Lamarck, o pescoço da girafa tornou-se comprido em decorrência da necessidade de se alcançarem folhas nos ramos mais altos. De acordo com as ideias de Lamarck, as girafas adquiriram pescoço longo em decorrência da necessidade de se conseguir alimentos.

O que aconteceu com as girafas de pescoço curto?

Ao longo dos tempos, as girafas de pescoço comprido estavam melhor adaptadas ao ambiente em que viviam e por isso foram-se reproduzindo e aumentando em número, até que as girafas de pescoço curto desapareceram.

Pontociência - Por que a girafa tem pescoço comprido? Pergunta

40 questões relacionadas encontradas

Como Darwin e Lamarck explicariam a evolução do pescoço comprido da girafa?

O exemplo clássico para explicar essa hipótese, que depois ficou conhecida como "lamarquismo", é o das girafas: os animais teriam herdado o pescoço longo de seus antepassados, e essa característica foi se aprofundando para permitir alcançar os ramos mais altos das árvores, de cujas folhas elas se alimentam.

Qual é a teoria de Darwin?

Em seu livro, A Origem das Espécies, Darwin ressaltou duas ideias principais: a evolução e a seleção natural.

Em que Darwin e Lamarck concordavam?

Alternativa “c”. Apesar de serem ideias bastantes distintas, as teorias de Darwin e Lamarck concordam no ponto em que o meio possui influência na evolução dos seres vivos. Alternativa “d”. Nessa alternativa, dois pontos básicos são levantados: a lei do uso e desuso e a lei da herança dos caracteres adquiridos.

Qual é a diferença entre a teoria de Darwin e Lamarck?

Na teoria de Darwin, o principal conceito referenciado pelos autores é o da seleção natural, e, na de Lamarck, a herança dos caracteres adquiridos. As duas teorias são diferentemente apresentadas nos livros didáticos de biologia no Brasil.

Como surgiu a teoria de Darwin?

Publicada em 1859 pelo cientista britânico Charles Darwin, a obra "Sobre a origem das espécies através da seleção natural" introduziu pela primeira vez a ideia da evolução por meio da seleção natural, opondo-se à versão cristã da criação do mundo.

Qual o gênero textual do texto porque a girafa tem um pescoço tão comprido?

O artigo de divulgação cientifica é um gênero textual que procura divulgar e informar conhecimentos científicos em linguagem compreensível ao grande público. Avaliação para 5º ano Língua Portuguesa.

Para que serve o pescoço da girafa?

O pescoço da girafa serve para que o animal se alimente de folhas altas. Assim, ela escaparia da competição por alimento com outros herbívoros (seres vivos que se alimentam de vegetais). Mas existem questionamentos em relação a essa teoria, pois, na época seca, as girafas alimentam-se de arbustos mais baixos.

Como a teoria da seleção natural explica esse fenômeno?

Seleção natural é um dos principais pontos da teoria proposta por Charles Darwin. De acordo com a seleção natural, o organismo mais apto sobrevive e passa suas características aos descendentes, garantindo, portanto, que características vantajosas fixem-se em uma população.

Qual é a teoria de Darwin sobre a girafa?

1.2 Darwinismo

Já Darwin explicaria de outra forma: segundo sua teoria entre as girafas de antigamente com pescoços pequenos teriam nascido, aleatoriamente, alguns indivíduos com pescoço mais longo o que faria com que conseguissem alcançar a comida na copa das árvores.

Qual o principal objetivo do darwinismo?

O fundamento principal do darwinismo é a seleção natural, que funciona como o mecanismo essencial que dirige a evolução das espécies. Segundo o darwinismo, apenas os mais aptos sobrevivem, transmitindo as suas características mais favoráveis. As espécies possuem nas suas populações indivíduos com variações naturais.

Como Darwin e Lamarck explicariam a evolução do pescoço comprido da girafa Brainly?

Lamarck usou lei do uso e desuso, por tanto a girafa que usava mais seu pescoço ficou. Darwin disse que havia dois tipos de girafas com o pescoço longo e com pescoço curto, e então foi a seleção natural e quem tinha o pescoço maior para alcançar seu alimento permaneceu.

Qual foi o erro na teoria de Lamarck?

Lamarck defendia que todas as mudanças estruturais sofridas por um indivíduo seriam transmitidas para seus descendentes. Isso explicaria tanto o alongamento do pescoço das girafas quanto a cegueira das toupeiras. A hereditariedade das características adquiridas ou perdidas ficou conhecida como a segunda lei de Lamarck.

Quem veio primeiro Darwin e Lamarck?

O Naturalista Britânico Charles Robert Darwin (1809-1882) apresentou sua teoria acerca da evolução em 1859, cinquenta anos depois da teoria lamarckista.

O que dizia Lamarck e Darwin em relação as girafas?

Lamarck afirmava que ao fazerem força para alcançar alimento em árvores altas, as girafas esticavam seu pescoço e com o tempo os pescoços ficavam mais compridos. Essa característica é passada às gerações seguintes, que nascem gradativamente com o pescoço mais comprido.

O que diz a teoria de Lamarck?

Além do uso e desuso, Lamarck propôs que as características adquiridas durante a vida eram repassadas para as gerações futuras. Essa lei ficou conhecida como “Lei da herança dos caracteres adquiridos”, que, junto à “Lei do uso e desuso”, forma a teoria conhecida hoje como Lamarckismo.

Quais são as 3 teorias da evolução?

Entre as teorias evolutivas existentes, algumas merecem destaque: o Lamarkismo, o Darwinismo e o Neodarwinismo.

O que o Darwinismo não conseguiu explicar?

Segundo o autor, os organismos descendem de ancestrais comuns e a seleção natural atua selecionando os indivíduos mais aptos a sobreviverem em determinado ambiente. Apesar de suas ideias terem sido revolucionárias, Darwin não foi capaz de explicar como a variabilidade ocorre e como as características são transmitidas.

Qual era o principal problema do Darwinismo?

O grande problema do darwinismo é sua pretensão de explicar a existência de todas as formas de vida através de um mecanismo cego como a seleção natural e sua conseqüente negação de toda teleologia rumo um transcendente.

Qual a importância da teoria de Darwin nos dias de hoje?

Ao passo que suas pesquisas norteiam estudiosos dos campos da antropologia e da biologia até hoje. “Sem dúvida, a explicação da evolução por meio da seleção natural é a grande contribuição do Darwin.

Artigo anterior
Quem jogou Hefesto do Monte Olimpo?
Artigo seguinte
Como saber qual o meu provedor de internet?