Quem eram os cidadãos na Grécia antiga?

Perguntado por: Paulo David Leite de Leite  |  Última atualização: 3. Juli 2024
Pontuação: 4.5/5 (34 avaliações)

Na Grécia antiga, considerava-se cidadão aquele nascido em terras gregas. Em Roma a palavra cidadania era usada para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer. Juridicamente, cidadão é o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado.

Quem são os cidadãos da Grécia Antiga?

Na Grécia Antiga, o conceito de cidadania estava relacionado a uma minoria da população. Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses.

Quem eram os cidadãos na Grécia Antiga Brainly?

Eram considerados cidadãos, segundo a lei ateniense de Péricles, os homens que fossem filhos de pessoas detentoras do mesmo estatuto.

Como eram chamados os cidadãos livres na Grécia Antiga?

Em Atenas eram considerados cidadãos homens livres (eleutheroí), maiores de 18 anos, filhos de pai ou mãe ateniense – após 451 a.C. deveriam ter pai e mãe ateniense –, e serem inscritos nos registros cívicos do demos. Tinham como direito a participação política, a propriedade da terra e a defesa do território cívico.

O que significa ser cidadão na pólis grega?

Na prática, portanto, o termo πολίται, que traduzimos por “cidadãos”, abrange homens e mulheres.

Grécia Antiga: Democracia Ateniense

39 questões relacionadas encontradas

O que é ser um cidadão?

Afinal, o que é ser cidadão? Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos.

Qual é a diferença entre súditos e cidadãos?

Ser cidadão é bem diferente de ser súdito. O cidadão também vive debaixo de um governo, mas a sua obediência a um governante e as leis tem como um contraponto o respeito aos seus direitos. Não há cidadania quando só há deveres a cumprir, como era o caso dos súditos, mas também não há cidadania só com direitos.

O que é um cidadão ateniense?

Cidadãos: grupo de pessoas nascidas em Atenas e de pais atenienses. Tinham direitos políticos e direito à propriedade. Metecos: nascidos em outras cidades e considerados estrangeiros por isso. Eram bem aceitos na sociedade ateniense, mas não tinham direito à cidadania.

Quais eram as exigências dos atenienses para se poder ser um cidadão?

Para ser cidadão, era necessário ser homem, filho de pais atenienses, livre e maior de idade. Dessa forma, mulheres, crianças, escravos e estrangeiros estavam excluídos das decisões políticas.

Quem eram os cidadãos de Esparta?

Esparta era uma pólis aristocrática, e somente os esparciatas eram considerados cidadãos.

Quem não eram considerados cidadãos na Grécia antiga?

Comerciantes, artesãos, mulheres, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos. Assim, estes grupos não tinham direitos políticos e participação nas decisões da comunidade. Para os gregos, a cidadania era um bem inestimável.

Quem era considerado cidadão na cidade?

Era considerado cidadão aquele que possuía o direito sobre as questões de cidade-estado. Tal direito não abrangia a todos, a cidadania era privilégio da elite dominante.

Quem era considerado cidadão e quem era excluído desse processo na Grécia e em Roma?

Na democracia ateniense, apenas os cidadãos do sexo masculino eram considerados plenamente cidadãos e tinham direitos políticos. As mulheres, assim como os estrangeiros e os escravos, eram excluídas da participação na vida política e não tinham voz nas assembleias populares ou no governo da cidade.

Quais são os deveres de um cidadão?

Deveres dos cidadãos
  • Votar para escolher os governantes.
  • Cumprir as leis.
  • Respeitar os direitos sociais de outras pessoas.
  • Educar e proteger os semelhantes.
  • Proteger a natureza.
  • Proteger o patrimônio público e social do país.
  • Colaborar com as autoridades.

Como era a democracia na Grécia Antiga?

Contudo, como todos os regimes políticos, a democracia ateniense tinha limitações. Em primeiro lugar, apenas os cidadãos tinham direitos políticos; ora, como estes eram apenas cerca de 40 mil, ficava de fora uma grande massa de gente, como as mulheres, os metecos e os escravos, que constituíam a maioria da população.

Quem era cidadão em Atenas e quem não era?

O cidadão de Atenas era o homem adulto, livre, nascido de pais atenienses e que não possuía descréditos ou dívidas perante o Estado. Mulheres, escravos e estrangeiros não possuíam direitos políticos e não eram considerados cidadãos.

Qual era o tipo de democracia ateniense?

Atenas possuía uma democracia direta, onde todos os cidadãos atenienses participavam diretamente das questões políticas da polis.

Como se organizava a sociedade ateniense?

A sociedade ateniense estava dividida em diversas classes sociais. A elite era composta pelos eupátridas, que eram os nobres proprietários de terras e detentores do poder político. Abaixo deles estavam os zeugitas, que eram os pequenos proprietários de terras e comerciantes.

Quem era tido como cidadão na democracia ateniense?

As instituições atenienses eram subdivididas em jurídicas (os tribunais) e políticas (órgãos da administração pública). Assim, o governo estava representado pela polis e a justiça representada pela magistratura criminal ou civil.

Quais eram os objetivos dos atenienses?

O objetivo fundamental dos demiurgos era transformar a estrutura política da cidade-Estado, permitindo a participação de mais pessoas. A crise sociopolítica que tomava conta de Atenas só foi contornada no momento em que os legisladores entraram em cena.

Por que Esparta e Atenas eram rivais?

Na Liga de Delos, todas as cidades que faziam parte deveriam pagar um imposto que seria administrado pelos atenienses para construir-se uma grande frota naval que defenderia os interesses de todas elas. Esse cenário levou a Grécia a uma progressiva polarização que resultou na guerra entre atenienses e espartanos.

O que são os direitos e deveres do cidadão?

Os direitos e deveres do cidadão existem para assegurar que todos tenham condições mínimas de vida e dignidade. No Brasil, os direitos e deveres estão definidos na Constituição Federal, que os separa em individuais, sociais e políticos.

Quais são os direitos e os deveres de um cidadão?

Alguns deles são:
  • Escolher os governantes do país;
  • Cumprir todas as leis e a Constituição;
  • Proteger o meio ambiente e todo o patrimônio público e social do Brasil;
  • Respeitar os direitos das outras pessoas;
  • Fazer as contribuições tributárias e previdenciárias devidas;
  • Educar e proteger os seus semelhantes; e.

Artigo anterior
Por que a arara-azul está ameaçada de extinção?
Artigo seguinte
Quanto ganha um show de stand up?