Por que a arara-azul está ameaçada de extinção?

Perguntado por: Salomé Ana Rodrigues Jesus Faria  |  Última atualização: 3. Juli 2024
Pontuação: 4.4/5 (51 avaliações)

A arara-azul-grande, também conhecida popularmente como arara-preta, araraúna, arara-hiacinta, arara-jacinto, araruna ou somente arara-azul, é a maior espécie de arara da família dos psitacídeos ...

Porque a arara-azul está ameaçada de extinção?

As araras-azuis são animais que se destacam pela beleza, tamanho e comportamento. Essa ave está atualmente ameaçada de extinção devido à caça, ao comércio clandestino e à degradação em seu habitat natural por conta do desmatamento. Nome científico: Anodorhynchus hyacinthinu.

O que pode ser feito para evitar a extinção da arara-azul?

monitoramento, recuperação e manejo dos ninhos naturais e artificiais. instalação de ninhos artificiais. observação do período de reprodução das aves e seus resultados. acompanhamento dos filhotes, com pesagem e coleta de sangue para exames laboratoriais e identificação genética.

O que a arara-azul está em extinção?

Exuberante em suas cores e no seu porte, a arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari), originária da caatinga baiana, é um alvo fácil de comércio ilegal e, consequentemente, está entre as aves brasileiras em perigo de extinção.

Como preservar as araras-azuis?

Quem quiser ajudar pode apadrinhar um ninho de arara-azul, que abriga outras aves também, ou pagar uma cota anualmente. A rede ajudará a manter as pesquisas e o monitoramento de ninhos naturais e artificiais que garantem a reprodução das espécies.

PORQUE ARARINHA AZUL ESTÁ AMEAÇADA DE EXTINÇÃO.

42 questões relacionadas encontradas

Como evitar a extinção da arara?

Para evitar que a arara-azul seja extinta é necessário que medidas sejam formuladas e colocadas em prática. Uma boa medida de proteção é a do projeto que monitora as aves desde a postura dos ovos até o momento em que os filhotes voam, instalando também ninhos artificiais para facilitar a reprodução.

Qual é a importância da arara-azul para a natureza?

Um estudo científico, publicado em janeiro na revista MPDI, revelou o papel que ambas as araras têm na dispersão de sementes de 18 espécies de plantas, das quais 98% correspondem a seis espécies de palmeiras grandes.

Em que ano a arara-azul vai ser extinta?

A ararinha-azul foi descoberta em 1819 e sofreu gradual processo de extinção na natureza, devido a fatores como a destruição do ambiente e a captura para o comércio ilegal de animais silvestres. Em 1986, a última população selvagem conhecida tinha apenas três indivíduos.

Foi extinta a arara-azul?

A espécie havia sido extinta da natureza em 2000, por desmate, caça e tráfico.

É verdade que a arara-azul está sendo extinta?

Em 2019, a espécie foi oficialmente declarada extinta em estado selvagem pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). O baixo número de araras-azuis que ainda sobreviviam em propriedade privada não garantia variabilidade genética para a manutenção saudável das aves na natureza.

Qual é a importância da extinção?

A extinção é, sem dúvida, importantíssima para o processo de evolução. Imagine que a extinção dos dinossauros no Período Cretáceo nunca tivesse ocorrido. Será que os mamíferos teriam se desenvolvido de tal maneira? Apesar da extinção do Cretáceo ser a mais conhecida, a maior extinção em massa ocorreu no Permiano.

Porque as araras são caçadas?

Ela alimenta-se de sementes e frutas. A Arara Azul é muito procurada para ser animal de estimação, mas as condições da cidade não lhe permitem viver durante muitos anos. As araras são caçadas para comer e para fins decorativos (brincos, adornos para chapéus, etc).

Onde ocorreu a extinção da arara-azul?

Cientistas celebram vitória: a extinta arara-azul voltou ao seu habitat natural no Brasil. Declarada extinta em estado selvagem, a arara-azul volta agora a voar no Brasil. Foram libertadas oito aves desta espécie rara no estado da Bahia e serão libertadas mais 12 até ao final do ano.

Qual é o nome popular da arara-azul?

Arara-azul é o nome popular dado à espécie Anodorhynchus hyacinthinus, ave que se caracteriza pela presença de penas predominantemente azuis. Essa espécie, da família Psittacidae, é também conhecida como araraúna, arara-preta, arara-azul-grande e arara-hiacinta.

Quantos arara-azul existem no mundo?

Nos anos 1980 havia apenas 2,5 mil exemplares da arara-azul, então considerada ameaçada de extinção. Hoje, embora a sua população atual seja estimada em cerca de 6 mil aves, ela ainda é vista como em perigo, só que em uma categoria menos crítica, com o status de espécie vulnerável.

Qual é a arara mais bonita do mundo?

8 – Arara-vermelha

Talvez seja o animal mais bonito do mundo inteiro e mais popular no Brasil. A arara-vermelha é encontrada na Amazônia e na região central do país.

O que falar sobre a arara-azul?

As araras-azuis são aves que apresentam algumas características bastante interessantes quando o assunto é reprodução. Na época de reprodução, os indivíduos formam casais, os quais são fiéis mesmo após o final desse período. Sendo assim, podemos dizer que a arara-azul é uma espécie monogâmica.

O que pode acontecer se as araras forem extintas?

Quando uma espécie deixa de existir, provoca instabilidade na região. Haverá excesso de produção de algumas pragas, pois não existirá predador para elas. Além disso, no caso das araras-azuis, por exemplo, algumas plantas podem deixar de existir devido à extinção dessas aves.

Qual arara está em extinção?

A arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus) é uma espécie que não se encontra extinta, porém está classificada como vulnerável na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

Qual é a origem da arara-azul?

A arara-azul habita as regiões tropicais, em especial, regiões abertas do Brasil, Paraguai e Bolívia. No Brasil, embora sua população esteja bastante reduzida, são encontradas em diversos biomas, principalmente no Pantanal, onde elas ocupam áreas afetadas pelo homem, assim como bordas de cordilheiras, entre outros.

Quais são os predadores naturais da arara-azul?

Um dos predadores identificados foi o gavião-pernilongo. Camile Lugarini, coordenadora executiva do Plano de Ação Nacional da Ararinha-Azul do ICMbio, explica que as aves são equipadas com transmissores e há um cuidadoso trabalho de monitoramento após a soltura.

Qual é o predador natural da arara?

Pode atingir 80 cm de comprimento e pesar cerca de 1,3 kg. Come coquinhos, frutos e sementes. Vive em média 80 anos e seus predadores naturais são o Gavião-real e primatas de médio porte.

Qual é o habitat da arara-azul?

Distribuição Geográfica: Ocorrem principalmente na região Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. Mundialmente há registros em países como Bolívia e Paraguai. Habitat: Habitam áreas abertas que possuem palmeiras e buritizais, florestas úmidas, onde preferem locais de várzeas e ainda áreas sazonalmente secas.

Qual é a causa da extinção?

As principais causas são a caça e a pesca, destruição de habitats naturais, poluição e mudanças climáticas. A poluição é um dos principais pilares da destruição de habitats naturais, devido ao descarte inadequado de lixos em matas, rios, lagoas e mares.

Artigo anterior
Como entender as dimensões?
Artigo seguinte
Quem eram os cidadãos na Grécia antiga?