Quem é o responsável pelo licenciamento integrado JUCESP?

Perguntado por: Gonçalo Xavier Domingues  |  Última atualização: 22. Juni 2025
Pontuação: 4.2/5 (54 avaliações)

O Integrador Estadual é o sistema responsável pela integração de dados da consulta de viabilidade locacional e de nome, registro, inscrições e licenciamento da empresa.

O que é sistema integrado de licenciamento?

O SIL é o sistema utilizado pela Prefeitura de São Caetano do Sul que integra Corpo de Bombeiros, Meio Ambiente (CETESB), Vigilância Sanitária e fiscalização de zoneamento, para liberação da licença de funcionamento das empresas que se estabelecem na cidade.

Quem precisa de Certificado de licenciamento Integrado?

É imprescindível entender o que é o Certificado de Licenciamento Integrado porque ele é obrigatório para todas as empresas sediadas no estado de São Paulo desde 2010, quando foi criado. Não emiti-lo resultará em multas e eventual encerramento das atividades de um negócio.

O que é SIL JUCESP?

O Sistema Integrado de Licenciamento (SIL) é oferecido às empresas pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT). O objetivo é desburocratizar o processo de licenciamento de empresas em todo o estado de São Paulo através da internet.

O que é o VRE JUCESP?

O sistema Via Rápida Empresa VRE é o sistema de registro da Junta Comercial do Estado de São Paulo. É possível realizar processos de constituição, abertura, alteração e baixa de diversas naturezas jurídicas de interesse mercantil.

Solicitação de licenciamento integrado - VRE - SIL

29 questões relacionadas encontradas

Como atualizar o certificado de licenciamento integrado?

Certificado de licenciamento integrado: como renovar
  1. Acesse o Integrador Estadual;
  2. Solicite a renovação do licenciamento;
  3. Preencha os campos do formulário;
  4. Responda aos questionamentos feitos pelo sistema.

Quem será o responsável por assinar o requerimento Capa da empresa?

21. Assinar requerimento capa (administrador ou acionista, se procurador com poderes específico para o ato).

O que é o VRE?

O Integrador Estadual VRE|REDESIM é o sistema responsável pela integração de dados da consulta de viabilidade locacional, registro, inscrições e licenciamento da empresa.

Onde emitir o VRE?

Para acessar o portal Integrador do Estado de São Paulo, acesse o site do VRE|REDESIM no link https://vreredesim.sp.gov.br/home. Nessa página, o solicitante tem acesso a diversas informações e serviços.

Como consultar o VRE?

Após efetuar o login no VRE|REDESIM e selecionar a opção de Licenciamento no painel de serviços, selecione a opção Consultar. A aplicação exibe tela de consulta, onde o usuário informa o número do protocolo ou CNPJ no campo de filtro, após selecionar o botão Pesquisar.

O que pode ser feito no VRE Digital?

Contudo, o sistema VRE/Digital só permite o protocolo de constituição, alteração e demais atos de empresas do tipo jurídico Limitada, EIRELI e Empresário Individual. Atos societários de Sociedades Anônimas continuam pela via presencial.

O que é o documento SIL?

Trata-se de um documento emitido pela prefeitura do município em que o negócio está localizado que indica que o estabelecimento está autorizado a desenvolver suas atividades normalmente e representa uma garantia para clientes e potenciais investidores da legalidade e regularidade de seu negócio.

Quem precisa do CLI?

O Certificado de Licenciamento Integrado (CLI) é uma importante ferramenta para empresas que desejam iniciar suas atividades de forma legal e regularizada, garantindo segurança jurídica, redução de custos e facilidade no processo de fiscalização e monitoramento.

Como fazer o SIL?

Para solicitar o licenciamento o empreendedor deve acessar o site www.sil.sp.gov.br, utilizar certificação digital (E-CPF ou E-CNPJ), seguir os procedimentos e preencher informações como: CNPJ, endereço e número de identificação do registro da empresa, entre outras informações que são solicitadas pelos órgãos ...

Como funciona o SIL?

O SIL é um método de avaliação de riscos que determina a probabilidade de falhas em um sistema de segurança. Ele se baseia em quatro níveis, sendo o SIL 1 o mais baixo e o SIL 4 o mais alto. Cada nível representa uma probabilidade de falha por hora, sendo que o SIL 4 tem a menor probabilidade.

Como funciona o sistema integrado?

Como um sistema integrado funciona? Um sistema integrado liga todos os softwares de negócios usados em uma organização. A vantagem disto é que ele elimina silos e fornece uma visão unificada das informações internas. Basicamente, é uma tecnologia que “amarra” os setores e seus processos.

Como solicitar certificado de licenciamento Integrado Jucesp?

Para solicitar o certificado de licenciamento integrado o empreendedor deverá acessar o módulo de licenciamento do integrador estadual, solicitar novo licenciamento, preencher os campos necessários e responder os questionário solicitados.

Como solicitar licenciamento no VRE?

Realize o acesso ao VRE|REDESIM e selecione o módulo de licenciamento. Após efetuar o acesso ao licenciamento a aplicação exibirá as opções: Novo Licenciamento e Consultar. Esta opção realiza uma nova solicitação de licenciamento.

Como fazer o licenciamento no Redesim?

Na página de licenciamento clique na opção “Emitir CLI”, para download do documento. O Certificado de Licenciamento Integrado é um documento público, que deve ser fixado em local visível no estabelecimento para fácil visualização dos frequentadores do estabelecimento e para procedimento de vistoria e fiscalização.

Como vincular processo no VRE Digital?

Na etapa de preenchimento do VRE|Digital, Iniciar Registro e ao realizar o preenchimento da constituição da empresa, na etapa de “Dados da empresa”, no “Resumo do Processo” selecionar o ícone “Vincular Novo Processo”.

Quanto tempo demora análise VRE Digital?

Fiz outro processo pelo VRE com receio de acontecer o mesmo problema. Boa tarde! Os processos que dou entreda na JUCESP demora menos de 10 dias para serem analisados. Se você já solicitou a certidão de inteiro teor, não precisa solicitar novamente.

Como protocolar documentos na JUCESP?

O protocolo presencial deve ser realizado na sede da JUCESP - Rua Guaicurus, 1394 - SP – Capital. Não esqueça de realizar o agendamento através do link de Agendamentos.

Como usar o VRE digital?

O sistema VRE é um programa do Governo do Estado de São Paulo que integra o Cadastro Web e o Sistema Integrado de Licenciamento (SIL) de empresas. Implica menos burocracia e custo ao empreendedor, e de fato contribui com a agilidade dos procedimentos. Ele faz parte de uma solução unificada do sistema da JUCESP.

Como reaproveitar taxa VRE digital?

Deverá acessar o Integrador Estadual, módulo de Registro e após Junta Comercial, na opção de VRE. Realizar novo preenchimento e informar na página de gerenciamento de impressão que é cumprimento de exigência. Na fase de “resumo” > dados de reaproveitamento > indicar o número do protocolo com exigência.

Qual o prazo para cumprimento de exigência Jucesp?

Os documentos que tenham a decisão de exigência, são devolvidos aos usuários para que no prazo de 30 dias da ciência da exigência, possam reapresentá-lo, corrigido-o, para nova análise e registro. Dentro do prazo de 30 dias, não são cobrados novos emolumentos.

Artigo anterior
Quanto pesa 3 cenouras medias?
Artigo seguinte
Qual é o cara mais bonito do mundo?