O que é sinal de Murphy positivo?

Perguntado por: Leandro Rodrigo Costa Gaspar Teixeira  |  Última atualização: 19. Mai 2024
Pontuação: 4.2/5 (7 avaliações)

O sinal de Murphy é positivo quando o paciente, ao ter o hipocôndrio direito palpado, interrompe sua respiração devido à dor. Com isso, tem-se a indicação de uma colecistite aguda.

Para que serve o sinal de Murphy?

Sinal de Murphy: Interrompe a respiração por dor à palpação do hipocôndrio direito. Indica peritonite local e colecistite aguda.

Como se faz o sinal de Murphy?

O sinal de Murphy acontece quando o paciente reage em sua respiração de forma rápida à palpação profunda da vesícula biliar. Dessa forma, palpa-se o ponto biliar ou ponto cístico, no hipocôndrio direito e pede-se para o paciente inspirar profundamente.

Como fazer o sinal de Murphy?

- Sinal de Murphy: QSD, sob borda hepática, comprimir e solicitar ao paciente que inspire profundamente. A resposta de dor intensa no ponto pressionado e a interrupção súbita da inspiração caracterizam o sinal de Murphy, indicativo de colecistite aguda.

O que é doença de Murphy?

Sinal indicativo de colecistite aguda e que consiste em provocar dor pela palpação da vesícula biliar, durante a inspiração profunda.

Sinal de Murphy

40 questões relacionadas encontradas

Qual o sinal positivo para apendicite?

Podemos observar vômitos e alteração do hábito intestinal (tipicamente, diarreia), em geral pouco recorrentes (mais comuns nas gastroenterites agudas) e febre (mais baixa enquanto não houver complicação supurativa).

Onde é o ponto de Murphy?

O método para pesquisar a presença do sinal é o seguinte: o examinador, à direita do paciente em decúbito dorsal, traça uma linha imaginária da Espinha Ilíaca Ântero-Superior Esquerda até o Rebordo Costal Direito que passe pelo umbigo, encontrando o ponto de cruzamento com a Linha Hemiclavicular Direita; coloca sua mão ...

Qual exame físico para apendicite?

Exame físico na apendicite aguda

Você deve iniciar com a ectoscopia, verificando o estado geral do paciente, não esquecendo dos dados vitais, e também realizar o exame abdominal completo, com a inspeção, ausculta, percussão e palpação.

O que pode causar abdome agudo?

O Abdome Agudo é uma situação frequente em serviços de emergência. Em certas situações, este pode ser devido a uma patologia potencialmente grave e fatal (úlcera perfurada, gravidez ectópica rota ou isquemia mesentérica). Em outras situações, pode ser causado por doenças benignas, como diarreia aguda ou dispepsia.

O que é uma colecistite aguda?

É a inflamação aguda da vesícula biliar que se desenvolve em horas, geralmente como resultado da obstrução do ducto cístico por um cálculo. Sintomas incluem dor em hipocôndrio direito do abdome, algumas vezes acompanhada de febre, calafrios, náuseas e vômitos.

Quando ocorre o sinal de Murphy?

Sinal de Murphy

Ao inspirar, o diafragma faz com que o fígado desça e assim a vesícula biliar possa ser palpada pela mão. Se houver a presença de colecistite o paciente ao inspirar sente muita dor e acaba expirando.

Como palpar a vesícula biliar?

O ponto de palpação da vesícula pode ser tocado em pacientes obesos pela linha que une a crista ilíaca à arcada costal passando pelo umbigo.

Como fazer a manobra de apendicite?

Pacientes com Apendicite procuram se movimentar o mínimo possível devido à irritação peritoneal, então movem-se devagar e com cautela. Quando deitados, assumem uma atitude característica: permanecem em decúbito dorsal com as pernas fletidas (posição antálgica).

Como verificar sinal de Murphy?

O sinal de Murphy é positivo quando o paciente, ao ter o hipocôndrio direito palpado, interrompe sua respiração devido à dor.

Como palpar apendicite?

A palpação do abdome deve iniciar-se de maneira superficial, com ambas as mãos, e deve ser seguida da palpação profunda. Você deve buscar por massas, órgãos aumentados, áreas de resistência (inflamação de vísceras) ou resistência generalizada (peritonite).

O que é um sinal de Blumberg?

Conhecido como Sinal de Blumberg – dor ou piora da dor à compressão e descompressão súbita do ponto de McBurney (situado dois terços da distância da cicatriz umbilical à espinha ilíaca ântero-superior direita ).

Quais são os 5 tipos de abdome agudo?

Informações gerais: é tipo de abdome agudo mais comum e é uma consequência de processos inflamatórios/infecciosos. Etiologias: apendicite aguda, colecistite aguda, pancreatite aguda e diverticulite.

Qual o risco de óbito do paciente com abdome agudo?

A taxa de letalidade geral foi de 14,56% (76 óbitos), que se mostrou superior no gênero feminino (15,54%) e inferior no gênero masculino (13,65%). A média etária ao óbito na amostra geral foi de 67 anos, sendo maior nas mulheres (70,25 anos) e menor nos homens (63,92 anos).

Qual exame detecta abdome agudo?

A radiografia de abdome agudo é muito importante para diagnosticar condições que necessitem de cirurgia, além de descartar casos de urgência e fazer uma análise mais completa. É usado em pacientes vítimas de traumas e com dor abdominal súbita.

Como saber se é começo de apendicite?

Os principais sintomas que podem indicar apendicite são:
  1. Mal-estar geral;
  2. Dor abdominal intensa no lado inferior direito;
  3. Febre baixa persistente (entre 37,5º e 38º);
  4. Náuseas ou vômitos;
  5. Prisão de ventre ou diarreia;
  6. Perda de apetite;
  7. Barriga inchada;
  8. Excesso de gases.

O que pode ser confundido com apendicite?

Obstrução intestinal

Os sintomas que podem surgir nesta situação são dificuldade para evacuar ou eliminar gases, inchaço da barriga, náuseas ou dor abdominal, que são muito semelhantes a situações de apendicite. Caso surjam estes sintomas, é muito importante procurar assistência médica o mais brevemente possível.

Como saber se é apendicite ou não?

Para saber se o apêndice está inflamado ou não, você precisa estar atento aos principais sintomas de apendicite:
  1. Dor na parte de baixo do abdômen, no lado direito, mais ou menos na altura do umbigo;
  2. Falta de apetite;
  3. Febre moderada e persistente entre 37,5ºC e 38ºC;
  4. Náuseas e vômitos;
  5. Barriga inchada e rígida;

Qual antibiótico para colecistite aguda?

Na maioria dos serviços, ceftriaxona e metronidazol ou ciprofloxacino e metronidazol são prescritos para todos. Antibióticos de amplo espectro, como meropenem ou imipenem, devem ficar reservados às infecções mais graves e ameaçadoras, quando os outros esquemas falham.

O que causa inflamação da vesícula biliar?

A colecistite aguda está associada à cole- litíase em mais de 90% dos casos. O quadro ocorre devido à obstrução do ducto cístico por um cálculo. Existem outros fatores que podem levar à obstrução do ducto, por exemplo, uma lesão durante uma intervenção cirúrgica da vesícula ou tumores.

O que é a doença de abdome agudo?

RESUMO: O abdômen agudo pode ser definido como uma dor abdominal de aparecimento súbito, não traumático, que pode necessitar de intervenção cirúrgica ou não. A anamnese detalha- da direcionando o exame físico será a base que orientará a condução do tratamento precoce e o restabelecimento do paciente.

Artigo anterior
O que pedir de presente de Natal?
Artigo seguinte
Quando começou a contagem dos anos antes de Cristo?