Quem é o arrematante?

Perguntado por: Gustavo Sérgio de Alves  |  Última atualização: 9. Juni 2025
Pontuação: 4.4/5 (74 avaliações)

O leilão judicial também pode ser chamado de Hasta Pública e o vencedor da disputa é chamado de arrematante.

O que é licitante arrematante?

LICITANTES OU LICITADORES - São as pessoas que participam do leilão e que disputam a compra de determinado bem, produto ou mercadoria, oferecendo lances maiores que aqueles dados pelos demais participantes, visando a sua aquisição.

Como chama quem participa de leilão?

Leiloeiro. É a pessoa física proprietária do leilão. É o responsável por receber os lances e realizar a comercialização do bem.

Quem assina a carta de arrematação?

Nele contém todas as informações sobre o imóvel, sobre o leilão, os dados do arrematante e da arrematação. O documento deve ser assinado pelas partes envolvidas: o leiloeiro, o arrematante e pelo juiz responsável pelo processo.

O que é arrematação de imóvel?

PERGUNTA: Arrematei um imóvel em leilão, o que devo fazer para passa-lo para meu nome? Arrematação é a compra de bens em leilão (judicial ou extrajudicial) ou hasta pública, sendo um o instrumento hábil e definitivo que transfere o domínio do imóvel ao arrematante.

🔴 O que é Um Arrematante nos leilões? | Curso de Leilão

25 questões relacionadas encontradas

O que significa arrematado no leilão?

A arrematação é considerada uma aquisição originária da propriedade. Assim, em regra, o bem é entregue ao arrematante livre de quaisquer ônus. Desse modo, multas, taxas, tarifas de depósitos, IPTU, IPVA, hipotecas e outros ônus não são transferidos ao arrematante.

Quem tem preferência na arrematação?

O Código de Processo Civil prevê essa condição em seu artigo 892, parágrafos 2º e 3º, sendo elas: o cônjuge, o companheiro, o descendente ou o ascendente do executado, nessa ordem, e ainda, no caso de leilão de bem tombado, a União, os Estados e os Municípios terão, nessa ordem, o direito de preferência na arrematação, ...

Qual o prazo para registrar um imóvel arrematado em leilão?

Assim, o registro da documentação de um imóvel arrematado em leilão extrajudicial ocorre dentro de 60 dias da arrematação, em média, já é possível haver o registro do imóvel em nome do arrematante.

Quando um imóvel no leilão judicial e arrematado o que acontece?

Auto de arrematação: o documento consolida a alienação judicial, ou seja, se trata da confirmação da transferência da propriedade leiloada para o arrematante. Neste certificado, terá a descrição do lote, o valor do lance, a forma de pagamento e o valor da comissão de 5% que deve ser destinada ao leiloeiro.

O que acontece depois da carta de arrematação?

De posse da carta e da nota de venda emitida pelo leiloeiro, o arrematante deverá providenciar a transferência do bem. No caso de imóvel, por exemplo, junto ao Cartório; ou junto ao Detran, no caso de veículo.

Quem não pode participar do leilão?

No caso do Leilão extrajudicial, é vedada a participação de quaisquer pessoas vinculadas a entidade licitante, como: Servidores Públicos, colaboradores e membros. Também serão impedidos de participar de Leilão aqueles dispostos no artigo 890 do Código de Processo Civil.

Como é feito o pagamento do leilão?

Como funciona o pagamento em um leilão online? Após o arremate do bem ou do lote, o leiloeiro faz a comunicação do vencedor do leilão, fornecendo todos os dados e características do bem vendido, informações de valores, dados bancários, prazo e instruções para realizar o pagamento.

Quem conduz o leilão?

Quanto à condução do leilão, a lei, tal como antes, admite que seja acometida a leiloeiro oficial, ou a servidor designado pela autoridade competente.

Como funciona a arrematação judicial?

Arrematação e Pagamento

O arrematante é a pessoa que oferece o maior lance pelo bem. Após a arrematação, ele deve efetuar o pagamento conforme estabelecido no edital. Em geral, o pagamento é feito à vista ou em parcelas, com uma entrada e o saldo em prestações.

Quem pode arrematar em leilão?

Todo cidadão maior de 18 anos que esteja no gozo dos seus direitos e obrigações, exceto o insolvente, o interditado ou aquele que, por lei (art.

O que acontece se o arrematante não pagar?

Se o arrematante não honrar com os pagamentos corretamente, tanto referente ao prazo como ao valor, além de arcar com multa não poderá participar de outros leilões judiciais. Poderá responder também a inquérito criminal.

O que fazer após a arrematação do imóvel?

Caso isso ocorra, o arrematante tem duas opções: desistir da arrematação e solicitar a devolução dos valores pagos (lance e comissão do leiloeiro); ou defender a arrematação/aguardar o julgamento.

Quando o arrematante pode entrar no imóvel?

O imóvel não pode ser invadido – O arrematante não pode entrar no imóvel arrematado em leilão, mesmo que já tenha pago pelo bem. Para que ele tenha o direito de entrar no imóvel, ele deve ter a liminar adquirida após ajuizar ação de Imissão de Posse.

O que acontece se ninguém arrematar um imóvel?

Se o imóvel não for vendido no leilão, é possível que ele seja comprado em uma licitação aberta. É comum que essa licitação aconteça em espaços do próprio banco ou na empresa leiloeira credenciada. Vence quem der a oferta mais vantajosa para o banco.

Como tomar posse de imóvel arrematado em leilão?

Nesse sentido, é necessário, contratar um advogado de leilão para mover uma ação de imissão de posse do imóvel em caso de leilão extrajudicial ou solicitar diretamente ao juízo em caso de leilão judicial. Tudo vai depender, também, do tipo de leilão por meio do qual o imóvel foi adquirido.

Quanto tempo leva para sair a carta de arrematação?

O prazo varia de 2 a 6 meses, para estar de posse das chaves do imóvel.

Qual o prazo para o juiz assinar o auto de arrematação?

AUTO DE ARREMATAÇÃO. JUIZ. O termo inicial do prazo para a oposição de embargos à arrematação, conforme entendimento predominante nesta Corte, é o dia em que o auto de arrematação é assinado pelo juiz, o que deve ocorrer nas 24 horas subseqüentes à realização da praça ou leilão.

É possível impugnar a arrematação?

Nesse contexto, depreende-se que a arrematação somente pode ser impugnada pela via adequada, qual seja através de impugnação à arrematação perante o juízo de primeiro grau, nos próprios autos, ou por meio de ação judicial autônoma, nas hipóteses constantes do art. 903 do CPC/2015 .

Como invalidar a arrematação?

Como invalidar a arrematação? Após a expedição da carta, considera-se perfeita, acabada e irretratável a arrematação. Dessa forma, a invalidade da arrematação deve ser pleiteada por ação autônoma, a ser manejada pela parte interessada.

Pode o executado adquirir seu próprio bem que foi levado a leilão?

Pode o executado adquirir seu próprio bem que foi levado a leilão? Pelo nosso ordenamento jurídico, nada impede que o executado possa participar do leilão.

Artigo anterior
Como saber se estou com infecção intestinal na gravidez?
Artigo seguinte
Como dividir a herança para os herdeiros?