Como dividir a herança para os herdeiros?
Perguntado por: Vasco Santiago de Gonçalves | Última atualização: 9. Juni 2025Pontuação: 4.9/5 (60 avaliações)
Se o falecido não tiver descendentes nem ascendentes, a herança será dividida entre os colaterais, que são os irmãos, tios, primos e assim por diante. Nesse caso, a divisão será feita entre os colaterais de grau mais próximo ao falecido, seguindo a ordem de sucessão estabelecida pelo Código Civil.
Como é feita a divisão de herança entre os filhos?
Após o falecimento, metade dos bens será dividida prioritariamente entre os filhos e o cônjuge do indivíduo. Apenas os outros 50% poderão ser remanejados conforme a vontade do seu proprietário em vida.
Qual o percentual de cada herdeiro?
Neste caso, será preciso fazer um inventário, pois metade do patrimônio do falecido fica disponível para os herdeiros legais. Explicando: o testamento tem efeito sobre 50% da herança, enquanto os outros 50% vão para o cônjuge e descendentes.
Como calcular divisão de herança?
O cônjuge sobrevivente terá direito a 50% sobre cada um dos imóveis, a título de meação. Os outros 50% pertencerão aos 4 filhos, a título de herança. Portanto, o cônjuge sobrevivente somará 50% do direito do total de bens do de cujus, adquiridos antes ou após o casamento ou união estável, somente a título de meação.
Quando a viúva tem direito a 75% dos bens?
Neste caso, observando as regras do art. 1.832, I, do Código Civil, a sobrevivente, na condição de herdeira, terá direito a quinhão não inferior a 25% e o restante será dividido entre os quatro filhos, isto é, ¾ ou 75% para ser dividida entre estes.
🔴HERANÇA E PARTILHA DE BENS, SAIBA COMO FUNCIONA NA PRÁTICA
Quantos por cento a viúva tem direito a herança?
Assim, em uma divisão de herança entre a viúva e os filhos, a viúva recebe 50% do patrimônio (meação) e os outros 50% são divididos entre os filhos (tanto do casamento atual como de outros relacionamentos).
Quantos por cento a viúva tem direito?
A viúva ou o viúvo sem filhos recebe 60%. Caso o segurado não estivesse aposentado na data da morte, a pensão é calculada sobre a aposentadoria por incapacidade permanente —antiga aposentadoria por invalidez— a que o cidadão teria direito.
Como é feita a partilha de bens entre herdeiros e cônjuge?
O titular dos bens pode, em vida e por meio de testamento, dispor da maneira que preferir até 50% de todo o seu patrimônio. Os restantes 50%, por lei, deverão ser partilhados entre os herdeiros necessários. Este direito é assegurado ao longo de todo o processo de inventário e partilha.
Qual a porcentagem dos filhos na herança?
Os herdeiros necessários têm direito, juntos, a 50% da herança, divididos igualmente entre eles. É possível que algum filho seja excluído da divisão?
Qual a nova lei de herança?
Recentemente, a nova Lei 14.661/2023 promoveu mudanças substanciais no Código Civil, ao determinar a perda automática do direito de herança nos casos de indignidade, após o trânsito em julgado da sentença penal condenatória do herdeiro indigno.
Qual a parte da viúva na herança?
Quando há tanto patrimônio individual quanto comum, o primeiro deve ser dividido igualmente entre a viúva e os filhos e o segundo será partilhado de forma que a viuvá receba metade e o restante pertencerá aos filhos.
Quando o marido morre a esposa fica com todos os bens?
Um exemplo bem simples seria: a pessoa morre, deixa esposa, dois filhos e quatro imóveis. Como não há testamento, metade do patrimônio (dois imóveis) vai para os dois filhos e a outra metade fica com a esposa. Se fosse solteiro e sem filhos, a herança seria transmitida aos demais herdeiros (ascendentes ou colaterais).
Como é feito o cálculo de partilha de bens?
Se não tiver nenhum descendente vivo, os ascendentes são chamados na sucessão. No caso do falecido ter ambos os pais vivos, a divisão da herança acontece por cabeça, ou seja, cada um tem direito a 50% dos bens. Mas se só um dos pais é vivo e não tem avós vivos, o pai/mãe vivo fica com 100% da herança.
Qual filho tem mais direito à herança?
Quem vive e cuida dos pais têm direito à herança maior? A legislação brasileira é clara: os bens deixados pelos pais devem ser divididos igualmente entre os filhos. Isso significa que, independentemente de quem cuidou mais ou menos dos pais, todos os herdeiros têm os mesmos direitos.
Quem fica com a maior parte da herança?
1° – Descendentes: filhos, netos e bisnetos, concorrendo com o cônjuge. 2° – Ascendentes: pais, avós e bisavós, concorrendo com o cônjuge. 3° – Se o falecido não tiver descendentes nem ascendentes, toda a herança é transmitida ao cônjuge.
Qual o direito do filho mais velho na herança?
O Código Civil não prevê distinção entre filhos para a partilha da herança, salvo se existir um testamento prevendo a divisão em cotas diferentes, desde que respeitado a cota parte necessária de cada um”, diz Daiane Almeida, advogada especialista em Direitos Sucessórios.
Quem é o herdeiro principal de um falecido?
Quem é o primeiro herdeiro? Os primeiros a herdar são os filhos e o cônjuge; se não houver filhos e cônjuge chamam-se os pais do extinto; estes são os herdeiros necessários.
Como deixar a herança só para um filho?
NÃO! A herança deve ser partilhada entre todos os herdeiros necessários. O ordenamento jurídico em vigor permite que os bens sejam deixados de herança a quem preferirmos, sejam os beneficiados parentes ou não.
Quando que o herdeiro pode perder o direito de herança?
A lei enumera três hipóteses para que herdeiros ou legatários sejam excluídos: 1) participar de crime, ou tentativa de homicídio de seu esposo, companheiro, pais, ou filhos; 2) acusar caluniosamente em processo judicial o autor da herança, ou praticar crime contra sua honra, ou de seu esposo; 3) dificultar ou impedir, ...
Quando o pai morre a mãe tem que dividir os bens com os filhos?
Sim, os filhos têm direito à herança do pai falecido, independentemente da morte da mãe.
Quando o marido morre quem fica com a herança?
Então, se ele falecer, vai herdar. Quem é casado pelo regime da comunhão parcial de bens, no caso de viuvez, leva metade dos bens comuns e herança nos bens particulares do falecido. Quanto ao regime da comunhão universal de bens, o cônjuge leva metade de tudo, a título de meação e não de herança”, explica Laura Brito.
Qual a porcentagem da viúva meeira?
Como meeira, a viúva tem direito à metade do patrimônio comum do casal, dentro do regramento do Direito de Família. A herança, objeto do Direito Sucessório, diz respeito a outra metade dos bens, denominada pela doutrina de legítima.
Quando o marido morre a esposa tem direito a aposentadoria integral?
Toda viúva tem direito à aposentadoria mesmo recebendo pensão por morte, porque estes dois benefícios previdenciários são acumuláveis. A aposentadoria é uma remuneração paga a qualquer viúva que tenha atingido determinados requisitos, por contribuir para a Previdência Social.
Como é dividida a pensão por morte entre esposa e filhos?
Por exemplo, havendo uma esposa e dois filhos, uma pensão de R$ 5.000,00 é dividido em 3 partes, ou seja, R$ 1.666,66 para cada um. Na prática, quando há filhos menores de idade, o valor é sacado integralmente pelo genitor(a) sobrevivente, uma vez que fica responsável por prover a casa.
Como fica a divisão de herança em caso de filhos de outro casamento?
Conforme o artigo 1.829 do Código Civil, os filhos de diferentes relacionamentos possuem os mesmos direitos daqueles que são frutos de uma relação extraconjugal. Sendo assim, a partilha de bens dos filhos bilaterais é igual, enquanto a do filho unilateral depende do regime adotado pelo casal.
Quem é o arrematante?
Como saber o histórico do celular?