Como saber se estou com infecção intestinal na gravidez?

Perguntado por: Luciana Cláudia de Gaspar  |  Última atualização: 9. Juni 2025
Pontuação: 4.7/5 (18 avaliações)

São confirmadas a partir de um conjunto de sinais e sintomas que se manifestam, como diarreia com sinais de alarme (sangue), dor abdominal do tipo cólica com períodos de piora ou melhora, mas persistente, perda de peso sem motivo aparente, deficiências de vitaminas, entre outros.

Quais os sintomas de infecção intestinal na gravidez?

Quais são os sintomas da diarreia?
  • Dor abdominal;
  • Gases excessivos;
  • Cólica intestinal;
  • Náusea e vômitos;
  • Sangue ou pus no cocô.

O que grávida pode tomar para infecção intestinal?

Qual Buscopan é indicado para gestante? Apesar de o Buscopan estar entre os remédios que a gestante pode tomar, o mais indicado é o Buscopan em gotas, aquele da caixinha verde.

Como é a dor intestinal na gravidez?

As dores abdominais devem ser de pequena intensidade – o desconforto não deve ultrapassar a sensação de que algo está sendo torcido na barriga. Quando a dor abdominal é contínua e possui uma intensidade maior, parecida com a cólica menstrual, ela merece maiores cuidados.

Como identificar intoxicação alimentar na gravidez?

Os principais sintomas são vómitos, diarreia, náuseas, dores abdominais, febre, dores de cabeça, calafrios, dores musculares, fraqueza e desconforto geral.

Como tratar e prevenir a diarreia na gravidez.

25 questões relacionadas encontradas

O que pode causar infecção intestinal na gravidez?

A diarreia na gravidez é um problema relativamente comum, assim como outras alterações intestinais. Na maior parte das vezes, essas alterações estão relacionadas com mudanças nos níveis hormonais, novas intolerâncias alimentares ou excesso de estresse e, por isso, normalmente, não são sinal de algo mais grave.

O que acontece se a grávida tiver intoxicação alimentar?

Formas graves de intoxicação alimentar podem levar a complicações durante a gravidez, como parto prematuro.

Estou grávida e estou sentindo dor na barriga e diarreia?

Para aliviar a dor de barriga na gravidez pode-se tomar chá de camomila, analgésicos, como paracetamol, probióticos ou até antibióticos receitados pelo obstetra, pois ajudam a reduzir a diarreia, que muitas vezes é acompanhada de dor de barriga na gravidez.

Quando devo me preocupar com dor na barriga na gravidez?

Quando ir ao hospital. A dor abdominal persistente no lado direito, próxima do quadril e febre baixa que podem surgir em qualquer fase da gravidez podem indicar apendicite, uma situação que pode ser grave e que por isso deve ser despistada o quanto antes, sendo recomendado ir imediatamente ao hospital.

Estou grávida e com dor de barriga e diarreia?

A diarreia durante a gravidez é um episódio comum, que, apesar de não ser um problema grave, deve ser evitado sempre que possível. Nestes casos, o melhor é seguir uma dieta saudável e equilibrada, cumprir regras básicas de higiene e, no caso de tomar alguma medicação, questionar previamente o seu médico.

É perigoso infecção intestinal na gravidez?

A infecção por diarreia na gravidez é um problema comum. Ela geralmente é tratável e não causa problemas para o bebê. No entanto, é importante consultar o médico se você tiver diarreia durante a gravidez.

Onde dói Quando o intestino está inflamado?

Os sintomas típicos das DIIs incluem dores no abdome, cólicas intestinais (que variam de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço. Entre 25% e 40% dos casos também apresentam dores nas articulações, inflamação nos olhos, problemas renais, pancreáticos,hepáticos, e fraqueza.

Como curar infecção intestinal rapidamente?

Normalmente, os quadros de infecção intestinal costumam ser benignos e evoluem para uma recuperação total em até cinco dias. Nesse período, é importante manter o paciente hidratado, estimulando o consumo de líquidos como água, água de coco, chás e isotônicos (para repor os minerais perdidos com a diarreia).

Como é as fezes de infecção intestinal?

O sintoma mais frequente na infecção intestinal é a diarreia. Um quadro diarréico agudo caracteriza-se pela presença de 3 ou mais episódios de fezes com consistência diminuída ou aquosa num período de 24h. O início da infecção intestinal geralmente é abrupto e o curso é potencialmente autolimitado.

Como saber se é virose ou infecção intestinal?

Esses dois males têm muitos sintomas em comum: enjoo, vômito, diarreia, febre, calafrios e dor de barriga e músculos. Mas há algumas diferenças e é bem possível percebê-las. Uma delas está na febre, que aparece só em alguns casos. Na virose, ela é mais baixa; na intoxicação, é mais alta e pode durar alguns dias.

Como desinflamar o intestino na gravidez?

É fundamental aumentar o consumo de água, ingerir alimentos ricos em fibras e praticar atividade física. Essas medidas ajudam a promover o bom funcionamento do intestino e aliviar a prisão de ventre na gravidez.

Qual dor na barriga não é normal na gravidez?

Uma dor intensa no pé da barriga ou dores fortes no pé da barriga podem ser sentidas, especialmente durante o crescimento do útero, e não são geralmente motivo de preocupação. A cólica no inicio da gravidez é outra sensação comum, e ocorre pelo aumento do volume do útero que “estica” as estruturas presas nele.

É perigoso fazer muita força para defecar na gravidez?

É perigoso fazer muita força para evacuar na gravidez? Não, o aumento da pressão abdominal causado pelo esforço para evacuar, não costuma causar problemas para a gestação em si. Ele certamente não tem relação nenhuma com abortamento e portanto você pode ficar tranquila com relação a isso.

Estou grávida e estou sentindo muita dor no pé da barriga?

Segundo a American Pregnancy Association, algumas das possíveis explicações para a dor no pé da barriga são o acúmulo de gases no abdômen e a constipação, que são relativamente comuns durante a gestação e podem ser aliviados com mudança de hábitos, como beber mais água e ingerir mais fibras.

O que pode causar diarreia em gestante?

Segundo especialistas, as mudanças hormonais para preparar o corpo da mulher para a gestação e maternidade são as principais causas da diarreia na gravidez, apesar de que a mesma pode acontecer por outros sintomas próprios da gravidez, como comentamos anteriormente.

Que tipo de dores devo me preocupar durante a gravidez?

No entanto, dores muito exacerbadas podem ser um sinal de alerta. Assim, se você está com cólicas muito fortes procure ajuda médica. Entre os sinais de alerta estão dores abdominais com sangramento vaginal ou causadas por contrações uterinas; e dores com perda de líquido pela vagina ou associadas à dor para urinar.

O que a gestante pode tomar para diarreia?

Um excelente remédio caseiro para diarreia na gravidez é o mingau de maisena, porém, o suco de goiaba vermelha também é uma boa opção. Estes remédios caseiros possuem substâncias que regulam o trânsito intestinal e diminuem a quantidade de água eliminada nas fezes, ajudando a tratar a diarreia.

Pode tomar floratil na gravidez?

FLORATIL® (100 e 200 mg) não é absorvido e pode ser utilizado por qualquer tipo de paciente, inclusive por gestantes e mulheres que estejam amamentando. Cuidados de administração As cápsulas de FLORATIL® (100 e 200 mg) devem ser engolidas inteiras, sem mastigar, com um pouco de líquido.

Como saber se estou tendo uma intoxicação alimentar?

Entre os sintomas de intoxicação alimentar, podemos destacar:
  1. Dor abdominal;
  2. Cólicas abdominais;
  3. Diarreia;
  4. Febre baixa;
  5. Náuseas e vômitos;
  6. Cansaço e fraqueza;
  7. Desidratação.

Qual antibiótico grávida pode tomar para infecção intestinal?

Azitromicina é a terapia de primeira linha para crianças e gestantes e de 2ª linha para outros.

Artigo anterior
Como calcular a porcentagem de um valor sobre outro?
Artigo seguinte
Quem é o arrematante?