Quem é o agente causador da doença de Chagas?

Perguntado por: Fábio David de Pinho  |  Última atualização: 14. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (56 avaliações)

É uma doença transmissível causada por um parasito e transmitida principalmente através do inseto “barbeiro”. O agente causador é um protozoário denominado Trypanosoma cruzi.

Onde ocorre a doença de Chagas?

A doença de chagas é uma condição médica causada por um protozoário, o Trypanossoma cruzi. Essa condição também pode ser chamada de tripanossomíase americana e é mais comum na América do Sul, América Central e também no México. Ela é dividida em duas fases: a fase aguda e a fase crônica.

Qual o hospedeiro intermediário da doença de Chagas?

A doença de Chagas é causada pelo parasita Trypanosoma cruzi, que possui como hospedeiro intermediário o inseto barbeiro.

Que medidas devem ser tomadas para prevenir a doença de Chagas?

Cuidados com a conservação das casas, aplicação sistemática de inseticidas e utilização de telas em portas e janelas são algumas das medidas preventivas que devem ser adotadas, principalmente em ambientes rurais. A melhor forma de prevenção é o combate ao inseto transmissor.

Qual é a prevenção da malária?

Não há vacina contra malária, mas existem várias medidas de proteção individual que podem ser adotadas pela população para reduzir a possibilidade da picada do mosquito transmissor da doença, como usar repelente; usar cortinados e mosquiteiros; usar telas em portas e janelas; evitar frequentar locais próximos a ...

Como a DOENÇA DE CHAGAS é transmitida? Como identificar?

28 questões relacionadas encontradas

Quais são as medidas recomendadas para a prevenção contra a amebíase?

A prevenção da amebíase começa com melhores condições de higiene e saneamento básico (tratamento de água e esgoto). Portanto, é recomendado lavar bem as mãos antes das refeições e após usar o banheiro. Também deve-se higienizar bem os alimentos (frutas, verduras, legumes) antes de consumi-los.

O que é o hospedeiro intermediário?

Hospedeiro intermediário: é aquele que apresenta o parasito em sua fase larvária ou assexuada. Ex.: o caramujo é o hospedeiro intermediário do S. mansoni.

Qual é o hospedeiro intermediário do Schistosoma?

Hospedeiro intermediário: o ciclo biológico do S. mansoni depende da presença do hospedeiro intermediário no ambiente. Os caramujos gastrópodes aquáticos, pertencentes à família Planorbidae e gênero Biomphalaria, são os organismos que possibilitam a reprodução assexuada do helminto.

Por que o ser humano é o hospedeiro intermediário da malária?

A Malária. ... Na Malária, o HOSPEDEIRO DEFINITIVO é o mosquito Anopheles, pois a reprodução sexuada (produção de gametas) ocorre em seu organismo e,consequentemente, o ser humano age como HOSPEDEIRO INTERMEDIÁRIO, no qual ocorre a reprodução assexuada do parasita (esquizogonia).

Onde vive o barbeiro?

O barbeiro vive normalmente em rachaduras nas paredes de casas de adobe e tijolo de barro e, quando picam uma área da pele, ele defeca ao lado da picada. Quando a pessoa coça a região, parasitas presentes nas fezes entram na corrente sanguínea.

Como é feito o diagnóstico da doença de Chagas?

O diagnóstico da doença de Chagas se dá em sua grande maioria por exames de sangue, sendo que o diagnóstico do agente causador poderá ser identificado por meio de métodos laboratoriais de visualização do parasito direto ou indiretamente, e por presença de anticorpos no soro.

Em qual dessas doenças parasitárias O ser humano é o hospedeiro intermediário?

Hospedeiro intermediário – Parasitas

Um dos exemplos é a malária. Esta doença é causada por um protozoário, que tem no homem seu hospedeiro intermediário.

Qual o hospedeiro intermediário da Elefantiase?

Este parasita, que tem o homem como hospedeiro definitivo, apresenta, como hospedeiro intermediário, espécies de diversos géneros de mosquitos, nomeadamente, Culex, Aedes e Anopheles. O mosquito funciona como vetor de transmissão, já que o contágio direto, homem-homem, não ocorre.

Qual a função do parasita do hospedeiro definitivo?

Hospedeiro definitivo é o que aloja o parasita em sua fase de maturidade ou em fase de reprodução sexuada e o hospedeiro intermediário é aquele que aloja o parasita em sua fase de larvária ou de reprodução assexuada.

Pode ser um hospedeiro intermediário do Schistosoma mansoni?

Esquistossomose é uma doença parasitária que pode acometer pessoas de qualquer idade e sexo. É causada pelo platelminto chamado Schistosoma mansoni. O caramujo do gênero Biomphalaria é o hospedeiro intermediário do Schistosoma mansoni.

Quem são os hospedeiros intermediários do S mansoni no Brasil?

Hospedeiro intermediário

Os planorbí- deos são caramujos pulmonados e hermafroditas, que habitam coleções de água doce, com pouca correnteza ou parada. No Brasil, as espécies Biomphalaria glabrata, Biomphalaria straminea e Biomphalaria tena- gophila estão envolvidas na disseminação da esquistossomose.

Quem são os hospedeiros intermediários da teníase?

O hospedeiro intermediário da T. solium é o porco ou o javali, e da T. saginata, o boi.

Por que o ser humano é considerado o hospedeiro intermediário do parasita enquanto o mosquito é o hospedeiro definitivo?

Chamamos de endoparasita ou parasita interno aquele parasita que se aloja no interior do hospedeiro. ... Exemplo: Schistosoma mansoni (que causa a esquistossomose) e o Trypanosoma cruzi (que causa a Doença de Chagas), tem no homem o seu hospedeiro definitivo, pois a sua fase sexuada ocorre no ser humano.

Quais são os hospedeiros dos vírus?

Chama-se ao ser humano ou animal que acolhe bactérias, vírus ou parasitas. Chama-se hospedeiro primário aquele onde se desenvolve a maior parte da sua existência e, sobretudo, o seu crescimento. Por outro lado, é chamado de hospedeiro secundário ao que abriga o parasita apenas numa fase inicial do seu crescimento.

Qual é o hospedeiro intermediário da cisticercose?

Os hospedeiros intermediários são suínos, coelhos, lebres, gatos, cães, carneiros e bovinos. Os sintomas iniciais são dores de cabeça, convulsões, vômitos. O período de incubação da doença pode variar de 15 dias a muitos anos após a infecção.

Como prevenir a amebíase e a malária?

Entre as principais medidas de prevenção individual da malária estão:
  1. uso de mosquiteiros;
  2. roupas que protejam pernas e braços;
  3. telas em portas e janelas;
  4. uso de repelentes.

Como prevenir a amebíase e a giardíase?

Prevenção: O melhor meio de se evitar esta infecção é a adoção de medidas preventivas como a ingestão somente de água filtrada, saneamento básico, lavar bem as mãos após utilizar o banheiro, lavar em água corrente e higienizar frutas, legumes e verduras.

Qual a forma infectante da filariose para o hospedeiro intermediário?

Ele tem como transmissores da doença as fêmeas dos mosquitos dos gêneros Culex, Anopheles, Mansonia ou Aedes, hospedeiros intermediários típicos de clima úmido e quente. O mosquito é infectado quando pica um ser humano doente e as formas infectantes se alojam, principalmente, para a cabeça do animal.

Quem é o hospedeiro intermediário da filariose?

O verme possui como hospedeiro definitivo o ser humano, e os mosquitos dos gêneros Culex e Anopheles como hospedeiros intermediários e transmissores da doença.

Qual o hospedeiro intermediário e definitivo do Culex sp?

Hospedeiro Intermediário: Culex sp. Hospedeiro Definitivo: homem. Tecidos-Alvo no homem: sistema linfático. Forma infectante para o homem: L3 em Culex sp.

Artigo anterior
Quais são os motores elétricos?
Artigo seguinte
Como tomar Garcinia em gotas?