Qual o objetivo da ação de exigir contas?

Perguntado por: Raquel Helena Pereira  |  Última atualização: 8. Oktober 2024
Pontuação: 4.5/5 (15 avaliações)

O objetivo desta ação consiste em liquidar a relação jurídica existente entre as partes, de modo a apurar a existência ou não de saldo em favor de algum dos litigantes.

Qual ou quais as hipóteses de cabimento da ação de exigir contas?

A relatora do recurso, ministra Nancy Andrighi, comentou que o interesse de agir, para o ajuizamento da ação de exigir contas, só pode ser reconhecido quando houver recusa ou atraso em prestar as informações, ou quando as contas prestadas não forem aprovadas, ou ainda se houver divergência quanto à existência ou ao ...

Qual a principal característica do procedimento da ação de exigir contas que o torna de rito especial?

A iniciativa do procedimento especial em questão, compete apenas a quem tem o direito de exigir contas. O autor, por isso, vem ao juízo para compelir o réu a apresentar as devidas contas e sujeitá-las à deliberação judicial.

Qual a diferença entre ação de prestação de contas e ação de exigir contas?

A principal diferença entre elas é quem toma a iniciativa de entrar com a ação. Enquanto na ação de exigir contas é o interessado que demanda a apresentação das contas, na ação de dar contas é o administrador que presta contas de forma espontânea (THEODORO JÚNIOR, 2019).

Quem tem o direito de exigir prestação de contas?

A exigência de prestação de contas pode ser feita por aquele que detém o direito legal ou contratual de receber informações detalhadas sobre a utilização de recursos ou o cumprimento de obrigações.

Desvendando a Ação de Exigir Contas: Procedimentos e Implicações Legais

33 questões relacionadas encontradas

Quando cabe ação de prestação de contas?

A ação de prestação de contas está prevista nos artigos 914 e 919 do Código de Processo Civil e tem por objetivo obrigar aquele que administra patrimônio alheio ou comum a demonstrar em juízo, e de forma documentalmente justificada, a destinação de bens e direitos.

Qual a natureza jurídica da ação de exigir contas?

Segundo ele, o ato que julga procedente a primeira parte da ação de exigir contas possui natureza de decisão interlocutória de mérito, uma vez que não encerra a fase cognitiva do processo.

Quais as duas fases da ação de exigir contas?

Assim é que a primeira fase tem por objetivo declarar a existência ou inexistência do dever de prestar contar, condenando o Réu a fazê-lo, se for o caso. Na segunda fase, julgam-se as contas prestadas e declara-se a existên- cia de saldo credor ou devedor, com a consequente condenação do devedor ao seu pagamento.

Quantas são as fases da ação de exigir contas?

Sobre essa questão, Nancy Andrighi recordou que a ação de exigir contas tem duas fases: na primeira, apenas se verifica se há o direito de exigir as contas; na segunda, analisa-se a adequação das contas prestadas, determinando-se a existência ou não de saldo credor ou devedor.

O que acontece se o réu não prestar contas?

(...) – Se o réu não presta contas no prazo de 48 horas (CPC, art 915, 2.º) as que o autor apresentar serão julgadas segundo o prudente arbítrio do juiz que poderá, se considerar necessário, determinar a realização de perícia contábil (CPC, Art. 915, 3.º, segunda parte).

Quais as consequências da ausência de resposta do réu da ação de exigir contas?

Tema atualizado em 26/2/2021. “4. Nos termos do art. 344 do Código de Processo Civil, se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor.

Quais as consequências para o autor se a ação de exigir contas for julgada improcedente?

Por outro lado, se o ato judicial julgar improcedente a primeira fase da ação de exigir contas ou se julgar extinto o processo sem resolução de mérito, ele terá força de sentença e, portanto, será impugnável por meio de apelação.

Quais os recursos cabíveis na ação de exigir contas?

O recurso cabível contra decisão que julga procedente, na primeira fase, a ação de exigir contas é o agravo de instrumento - Buscador Dizer o Direito.

Quem tem legitimidade para propor ação de exigir contas?

A legitimidade ativa para a ação de prestação de contas é conferida apenas àquele que seja "titular do direito de exigir contas", nos termos do caput do art. 550 do CPC , ou seja, àquele que possa cobrar eventual diferença apurada na segunda fase do procedimento, na condição de credor. 2.

Por que a ação de exigir contas é um procedimento bifásico?

A AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS É BIFÁSICA, ISTO É, POSSUI DUAS FASES DISTINTAS. NUMA FASE INICIAL, VERIFICA-SE SE EXISTE OU NÃO A OBRIGAÇÃO DE QUE AS CONTAS SEJAM PRESTADAS, CONCLUINDO-SE COM A PROLAÇÃO DA SENTENÇA.

Como deve ser a prestação de contas do inventariante?

A obrigação de prestar contas surge mediante o pedido dos demais herdeiros no sentido de que o inventariante preste contas de sua atuação. Nessa última hipótese, o pedido é feito mediante a ação de exigir contas. Isso porque aos herdeiros é possível dar entrada nessa ação em face do inventariante.

Qual é o prazo para ajuizar a ação de exigir contas prevista no artigo 550 do CPC 2015?

550, § 5º, o qual textualmente dispõe: 'A decisão que julgar procedente o pedido condenará o réu a prestar contas no prazo de 15 (quinze) dias, sob pena de não lhe ser lícito impugnar as que o autor apresentar'.

Qual o prazo para a ação de prestação de contas e em quanto tempo ocorre a prescrição?

A ação de prestação de contas submete-se ao prazo prescricional de 10 anos, nos termos do art. 205 do CC , conforme jurisprudência do STJ.

Qual o foro competente para ação de prestação de contas?

A ação de prestação de contas possui natureza pessoal, de forma que deve seguir a regra insculpida no artigo 46 do CPC , que determina o seu processamento no foro do domicílio do réu, tal como firmado na decisão agravada.

Quem tem legitimidade passiva na ação de exigir contas?

É do administrador da sociedade a legitimidade para figurar no polo passivo de ação de exigir contas, nos termos do art. 1.020 do Código Civil .

Qual o prazo para exigir a prestação de contas de síndicos anteriores?

É DE TRÊS ANOS O. 206 , § 3º , V , DO CÓDIGO CIVIL .

É possível reconvenção em ação de exigir contas?

Por se tratar de procedimento especial não se admite a reconvenção na ação de exigir contas, por incompatibilidade de ritos, especialmente quando o pedido reconvencional não guarda relação ou conexão com o pedido principal na ação de exigir contas, o que conduz à extinção da reconvenção ofertada, nos termos do art.

Qual o artigo da prestação de contas?

A Prestação de Contas Anual é um dever estabelecido na Constituição que obriga tanto o Presidente da República quanto os administradores de órgãos e entidades do setor público (arts. 70 e 71 da Constituição Federal).

O que é a prestação de contas?

De maneira simplificada, a prestação de contas pode ser definida como a demonstração do que foi feito com os recursos públicos que foram transferidos a uma entidade num determinado período.

Quais recursos cabíveis?

Definição e as espécies de recursos cíveis
  • APELAÇÃO. É recurso ordinário em sentido amplo. ...
  • AGRAVO DE INSTRUMENTO. ...
  • AGRAVO REGIMENTAL (INTERNO) ...
  • EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. ...
  • RECURSO ORDINÁRIO STRICTU SENSU. ...
  • RECURSO ESPECIAL (STJ) ...
  • RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS LATU SENSU. ...
  • AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL OU EXTRAORDINÁRIO.

Artigo anterior
Pode usar óleo de peroba em couro?
Artigo seguinte
Quem é o autor do salmo 139?