Quem é isento de custas processuais CPC?

Perguntado por: Cristiano Lourenço de Gonçalves  |  Última atualização: 10. Mai 2025
Pontuação: 4.3/5 (10 avaliações)

Nos termos das Lei são isentos do pagamento de custas judiciais a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios, os Territórios Federais e as respectivas autarquias e fundações públicas de direito público, exceto quanto aos valores devidos a peritos, arbitradores e intérpretes.

Quem são isentos das custas processuais?

Quem está isento hoje

os municípios, suas respectivas autarquias e fundações públicas, o Ministério Público do Trabalho, os beneficiários de justiça gratuita estabelecidos pela Lei 1.060/50 e pelo Código de Processo Civil.

O que diz o artigo 90 do CPC?

Art. 90. Proferida sentença com fundamento em desistência, em renúncia ou em reconhecimento do pedido, as despesas e os honorários serão pagos pela parte que desistiu, renunciou ou reconheceu.

Quem tem gratuidade de justiça paga custas processuais?

Gratuidade de Justiça: Benefício concedido, por decisão judicial, à parte que comprove não ter recursos financeiros para custear o processo; Isenta apenas o pagamento de custas e despesas processuais, descritos em lei; Não garante advogado gratuito; Previsão Legal: Artigos 98 a 102 do Código de processo Civil.

Quais as ações que são isentas de custas?

Procedimentos isentos de custas
  • AÇÃO POPULAR – sem custas, salvo comprovada má-fé.
  • AÇÃO CIVIL PÚBLICA – sem custas.
  • ADI/ADC – sem custas (distribuídas na 2ª Instância).
  • AGRAVO RETIDO – sem custas.
  • APELAÇÃO CRIMINAL COM MP SENDO PARTE AUTORA – sem custas.
  • ARBITRAMENTO DE FIANÇA – sem custas.

Teoria Geral do Processo: Custas, despesas processuais e honorários advocatícios no novo CPC

36 questões relacionadas encontradas

O que diz o artigo 98 do CPC?

Art. 98. A pessoa natural ou jurídica, brasileira ou estrangeira, com insuficiência de recursos para pagar as custas, as despesas processuais e os honorários advocatícios tem direito à gratuidade da justiça, na forma da lei.

Como conseguir isenção de custas processuais?

Através da solicitação judicial feita pelo advogado responsável. A parte necessitada deve solicitar pelo advogado o benefício da justiça gratuita. O pedido é simples e pode ser feito na primeira fase do processo, quando se pede ao juiz o direito a gratuidade.

Quem não paga custas processuais?

▶️Quem tem direito à Gratuidade da justiça? Pessoa jurídica ou Pessoa Natural, brasileira ou estrangeira com insuficiência de recursos. ▶️ Alguns meios de comprar a insuficiência financeira para ter o direito á Gratuidade da Justiça , são: ⏩Declaração de Hipossuficiência assinada pelo requerente ou seu advogado.

O que diz a Súmula 481 do STJ?

Faz jus ao benefício da justiça gratuita a pessoa jurídica com ou sem fins lucrativos que demonstrar sua impossibilidade de arcar com os encargos processuais.

Sou obrigado a pagar as custas processuais?

Quem paga as custas processuais? De acordo com o art. 82 do Novo CPC, as custas processuais serão pagas no decorrer da ação, pela parte que requereu o ato processual, perícia técnica ou depoimento de testemunha que implicou em pagamento de diária.

O que diz o artigo 513 do CPC?

513 , § 4º , do CPC/2015 - do qual exsurge a necessidade de intimação pessoal do executado - deve ser contado da decisão que ultimar a liquidação de sentença, homologando os respectivos cálculos, mediante interpretação teleológica do dispositivo legal em comento.

O que diz o artigo 774 do CPC?

774 do CPC/2015. Considera-se, portanto, atentatória à dignidade da justiça a conduta do executado que: (a) Frauda a execução (inciso I). Essa conduta não significa apenas 'cometer fraude à execução', em que o executado pratica ato de disposição de bens, capaz de reduzi-lo à insolvência.

O que diz o artigo 341 do CPC?

Art. 341. Incumbe também ao réu manifestar-se precisamente sobre as alegações de fato constantes da petição inicial, presumindo-se verdadeiras as não impugnadas, salvo se: Parágrafo único.

De quem é a responsabilidade do pagamento das custas processuais?

Custas processuais são valores devidos pelas partes ao Estado em razão dos serviços judiciários prestados na tramitação das ações.

Quem são os isentos das custas e do depósito recursal?

São isentos do depósito recursal os beneficiários da justiça gratuita, as entidades filantrópicas e as empresas em recuperação judicial.

Como Pedir gratuidade de justiça novo CPC?

8) Forma de pedir a justiça gratuita:

De acordo com o Artigo 99, “caput” do Novo CPC, o pedido de justiça gratuita deverá ser feito na primeira petição a ser interposta no feito, ou seja, na petição inicial, contestação e, em caso de terceiros, na petição de ingresso ou ainda em recurso.

O que diz a Súmula 608 do STJ?

608/STJ. Assegura-se ao usuário, ex-empregado, o direito de manutenção previsto no art. 30 da Lei n. 9.656/1998, na hipótese de plano coletivo contratado por uma associação, em benefício de seus associados, mas custeado parcialmente pela empregadora.

O que diz a Súmula 227 do STJ?

Súmula: 227 A pessoa jurídica pode sofrer dano moral. Súmula: 228 É inadmissível o interdito proibitório para a proteção do direito autoral.

O que diz a Súmula 241 do STJ?

A reincidência penal não pode ser considerada como circunstância agravante e, simultaneamente, como circunstância judicial.

O que é dispensa legal de custas?

ISENÇÃO DE CUSTAS JUDICIAIS - NORMAS

A gratuidade poderá ser concedida em relação a algum ou a todos os atos processuais, ou consistir na redução percentual de despesas processuais que o beneficiário tiver de adiantar no curso do procedimento.

Qual a lei da gratuidade de justiça?

L1060. LEI Nº 1.060, DE 5 DE FEVEREIRO DE 1950. Estabelece normas para a concessão de assistência judiciária aos necessitados.

Quando tenho direito à justiça gratuita?

Em síntese pessoas físicas ou empresas que demonstrarem insuficiência de recursos para pagar às custas inerentes ao processo, poderão requerer em juízo a gratuidade justiça. Neste caso, não importa o quanto uma pessoa ganha mensalmente, ou quanto de lucro afere uma empresa.

O que é isenção das custas?

A lei prevê que pessoas “com insuficiência de recursos para pagar as custas, as despesas processuais e os honorários advocatícios têm direito à gratuidade da justiça.”

Qual o limite para gratuidade de justiça?

Assim, atualmente o rendimento mensal para se obter a gratuidade de justiça é de R$ 7087,22, que corresponde ao limite máximo dos valores do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) no ano de 2022.

O que diz o artigo 99 do CPC?

O art. 99, caput e § 1º, do CPC/2015 estabelece que o pedido de gratuidade da justiça pode ser formulado na petição inicial, na contestação, no requerimento para ingresso de terceiro no processo, no recurso ou até por simples petição.

Artigo anterior
Como bater claras em castelo?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre os deuses romanos e gregos?