Quem é bipolar tem direito ao Loas?

Perguntado por: Luna Castro de Neves  |  Última atualização: 1. April 2025
Pontuação: 4.3/5 (44 avaliações)

O fato de você estar acamado e com a parte motora e cognitiva comprometida, bem como ter transtorno bipolar, são condições que se enquadram nos requisitos para concessão do benefício. Além disso, a ausência de benefício e sua situação de vulnerabilidade social e econômica são fatores que fortalecem a sua solicitação.

Quais os direitos dos portadores de transtorno bipolar?

O Transtorno Bipolar, também conhecido como Transtorno Afetivo Bipolar, pode gerar direito ao auxílio doença ou aposentadoria por invalidez. O auxílio doença é concedido quando o segurado está temporariamente incapaz de trabalhar por mais de 15 dias, conforme art. 59, da Lei n. 8.213/91.

Quem faz tratamento psiquiátrico tem direito ao Loas?

Esse benefício, previsto pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), é chamado de “benefício de prestação continuada”. Para ter acesso a esse benefício, entretanto, não é ne- cessário que a pessoa portadora do transtorno mental seja interditada.

É possível se aposentar por bipolaridade?

Depressão e transtorno bipolar só justificam aposentadoria integral caso paciente não responda ao tratamento. A depressão e o transtorno afetivo bipolar, apesar de serem consideradas doenças graves, não podem ser enquadradas como alienação mental.

Como é um laudo de transtorno bipolar?

Como definir o diagnóstico do transtorno afetivo bipolar

“O diagnóstico de transtorno afetivo bipolar é feito através da história clínica do paciente e do exame psíquico, que é a avaliação pelo médico dos sinais e sintomas observados no paciente.

BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA (BPC) LOAS e PSIQUIATRIA. Dr Eduardo Adnet. Psiquiatra.

34 questões relacionadas encontradas

Qual o CID do transtorno bipolar mais grave?

O CID F31 é o código que representa o Transtorno Bipolar, uma condição mental caracterizada por alterações extremas de humor, que vão desde episódios de euforia e energia excessiva até períodos de depressão profunda. Essa condição pode afetar significativamente a vida das pessoas e de suas famílias.

Como passar na perícia do INSS por transtorno bipolar?

Para isso, é importantíssimo agendar e comparecer à perícia médica em caso de transtorno bipolar portando alguns documentos. São necessários os laudos médicos atuais dos médicos especialistas na área, que nesse caso é o psiquiatra e o psicólogo.

Como conseguir loas para bipolar?

Se você atende aos requisitos para receber o BPC/LOAS, pode solicitar o benefício junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Para isso, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e passar por uma avaliação social.

Qual a melhor profissão para quem tem transtorno bipolar?

A pessoa com transtorno bipolar, desde que esteja em tratamento adequado e seja funcional, pode seguir uma carreira no campo da psicanálise, psicologia ou em qualquer outra área profissional para a qual tenha aptidão e interesse.

Como comprovar que a pessoa é bipolar?

TRANSTORNO BIPOLAR – como é feito o diagnóstico do transtorno bipolar? DR. ISRAEL MONTEFUSCO FLORINDO – para o TAB ser diagnosticado, é necessário que o paciente apresente dois episódios de humor (hipomania/mania ou depressão). Além disso, ao menos um dos episódios de humor precisa ser de hipomania/mania.

Quais doenças mentais dão direito ao LOAS?

Entre elas, podemos citar a Esquizofrenia, Depressão, Transtorno Afetivo Bipolar, Episódios Depressivos, Transtornos Mentais relacionados ao uso de álcool, Psicose não-orgânica não especificada, e Outros Transtornos Mentais decorrentes de lesão, disfunção cerebral e doenças físicas.

Qual é o Cid que dá direito ao LOAS?

O BPC-LOAS é destinado a pessoas idosas a partir de 65 anos ou àquelas com deficiência, portanto, portadores de doença do CID M48 (Outras espondilopatias) podem direito ao BPC, se comprovarem que essa doença causa incapacidade de exercer suas atividades habituais.

Qual é o Cid que mais aposentam?

As 8 doenças psiquiátricas que mais aposentam por invalidez, por CID, são:
  • F20 – Esquizofrenia;
  • F33 – Transtorno depressivo recorrente;
  • F31 – Transtorno afetivo bipolar;
  • F32 – Episódios depressivos;
  • Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool;
  • F29 – Psicose não-orgânica não especificada.

Quem tem transtorno bipolar aposenta mais cedo?

A possibilidade de aposentadoria para casos de bipolaridade e alienação mental está vinculada à comprovação da incapacidade laboral causada por esses transtornos. Para obter a aposentadoria por invalidez, por exemplo, é necessário comprovar através de laudo médico e avaliação pericial.

Quem tem transtorno bipolar pode ser processado?

Ainda não se é muito discutido o Transtorno afetivo bipolar, que nada mais é que uma doença mental grave, mesmo que não tenha sido fixado na lei Lei 8.112/1990 em seu art. 186, o entendimento dos tribunais tem sido claro quanto a gravidade do problema.

Qual a expectativa de vida de uma pessoa bipolar?

Pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos verificou que pessoas diagnosticadas com transtorno bipolar têm expectativa de vida reduzida em até nove anos, comparadas com a população em geral.

Como se aposentar por transtorno bipolar?

Depressão e transtorno bipolar só justificam aposentadoria integral caso paciente não responda ao tratamento. A depressão e o transtorno afetivo bipolar, apesar de serem consideradas doenças graves, não podem ser enquadradas como alienação mental.

O que uma pessoa com transtorno bipolar não pode fazer?

Dicas para lidar com pessoas bipolares
  • Evite discutir, pois esse debate pode desencadear uma crise na pessoa. ...
  • Tenha calma ao falar e use um tom de voz adequado. ...
  • Procure ser positivo ao conversar com o paciente, principalmente nos episódios depressivos.
  • Evite embates, pois será prejudicial para ambos.

O que impede um bipolar de trabalhar?

As habilidades cognitivas, como a memória, a atenção e o raciocínio, podem ser afetadas durante os episódios maníacos e depressivos. Emocionalmente, a doença pode gerar instabilidade emocional intensa, dificultando o gerenciamento adequado das emoções no ambiente de trabalho.

É fácil conseguir o Loas?

Conseguir o LOAS não é um processo fácil, mas com o conhecimento adequado dos requisitos, documentação e orientações corretas, e, com ajuda de um advogado especialista em INSS é possível aumentar as chances de obtenção do benefício.

Quem toma lítio pode se aposentar?

Pessoas que fazem uso do medicamento Lítio para o tratamento de transtornos mentais, como o transtorno bipolar, podem ter direito ao benefício BPC-LOAS, desde que atendam aos requisitos legais estabelecidos pelo INSS.

Quem tem bipolaridade é considerado PCD?

Não é considerado deficiência assim como todos os transtornos mentais classificados no eixo I do DSM. Da mesma forma que outros problemas de saude como diabetes, pressão alta, alergia não podem ser consideradas deficiências, e doravante levar a benefícios sociais.

Porque o bipolar surta?

Mas o motivo principal pelo qual bipolares já diagnosticados surtam é: parar de tomar o remédio. Essa é uma infeliz rotina e acomete a maioria dos doentes. Uma vez que já sabemos que o indivíduo tem a doença, há chance para uma nova crise, e o grande desencadeante é o tratamento incorreto.

Sou bipolar e não consigo trabalhar?

Aconselho você procurar um médico para adequar um tratamento medicamentoso, terapêutico entre outros, e assim descobrir o porquê de você não conseguir se estabilizar em um trabalho. Pode ser porque você ainda não encontrou o tratamento ideal, porque apesar desse transtorno, há possibilidade de viver normalmente.

Quem pode dar o laudo de bipolaridade?

O Psiquiatra é o médico que possui a melhor capacidade técnica para diagnóstico e tratamento do transtorno afetivo bipolar, visto que trata-se de uma doença psiquiátrica.

Artigo anterior
Como remover vaselina industrial?
Artigo seguinte
Como colocar participação em congresso no LinkedIn?