Onde Freud fala sobre transferência?

Perguntado por: Lucas Nogueira Carvalho  |  Última atualização: 27. Juni 2024
Pontuação: 4.3/5 (49 avaliações)

Freud volta a falar da transferência em suas Conferências introdutórias sobre psicanálise nos textos: Conferencia XIX - Resistência e repressão de 1917 e Conferencia XXVII – Transferência, também de 1917.

O que é transferência para a psicanálise?

A transferência proporciona um dispositivo mediante o qual se pode operar a canalização e concentração destes impulsos para o interior da relação que o paciente estabelece com o analista.

Como se dá a transferência na psicanálise?

A transferência é um fenômeno que ocorre no setting analítico. Nesse processo, os sentimentos sobre as figuras parentais são atualizadas na relação entre o paciente e o analista. Trata-se de uma parte muito importante da técnica psicanalítica.

O que é o amor transferencial para Freud?

Freud considera o amor de transferência o inconsciente em ação. O recalque na sua infinita repetição pega o analista fixando-lhe um significante desconhecido do sujeito, fazendo desse analista um parceiro, um cúmplice, do seu inconsciente.

Como citar a dinâmica da transferência 1912?

- (1912) “A Dinâmica da Transferência”. Em: Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud [ESB]. Rio de Janeiro: Imago, 1977, vol. 12.

A dinâmica da transferência

43 questões relacionadas encontradas

Como citar Freud 1914?

Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, vol. XIV. Rio de Janeiro: Imago, 1996. _________ (1914) Sobre o narcisismo: uma introdução.

Como fazer citação de Freud?

Citar a data da publicação original seguida da data da edição consultada. Exemplo: Freud (1898/1976) ou (Freud, 1898/1976). No caso de transcrição literal de um texto, esta deve ser delimitada por aspas duplas, seguidas do sobrenome do autor, data e página citada.

Qual é a relação entre transferência e saber?

Ressalto que a transferência não só faz referência ao saber, mas, sobretudo, à suposição de saber. Esse lugar de sujeito suposto saber é impossível, pois, analista e analisante possuem a mesma estrutura, supõe-se um saber num sujeito ele próprio suposto.

Qual o oposto de amor para Freud?

Para Freud, o oposto do amor não é o ódio, mas a indiferença. Tanto o ódio como o amor implicam o estabelecimento de um laço com o outro, de pessoas a quem depositamos algum tipo de sentimento.

O que é transferência erótica na terapia?

No tratamento psicoterápico, a transferência erótica é uma das formas de resistência ao tratamento, pois tem como objetivo impossibilitar a expressão do reprimido e sua elaboração, já que o terapeuta passa a ser alvo de sedução de forma concreta e ativa.

O que é a transferência afetiva?

Na transferência, pelo deslocamento afetivo que a constitui, cria-se um novo fato, constrói-se no presente um passado que passa a não ser mais o mesmo.

O que é a neurose de transferência?

Neurose de transferência: novas formas de neurose podem surgir ao longo do processo de psicanálise. O paciente transfere seus sentimentos de um relacionamento passado para um do presente. O analista está sujeito a ser um alvo nesses casos. Na teoria freudiana, este é um passo necessário para o processo de cura.

O que é a técnica de transferência?

É uma técnica cujo objetivo é consumir o chakra do indivíduo até o fim. Enquanto a aparência da cópia durante a Técnica de Transferência de Forma é completamente perfeita, é possível que alguém que tem experiência de combate com a pessoa original possa detectar que algo está errado.

Como funciona a transferência na psicologia?

Na análise junguiana, a transferência é vista como um processo pelo qual os pacientes projetam seus próprios complexos, fantasias e conteúdos inconscientes nos analistas. Isso ocorre de maneira semelhante à transferência em outras formas de psicoterapia, como a psicanálise freudiana.

O que é transferência em psicologia?

De forma resumida, a transferência é um sentido que atribuímos a pessoas do nosso passado para indivíduos do presente, e isso inclui confiar plenamente em alguém. Esse deslocamento, por sua vez, é inconsciente, mas fundamental para o processo de cura pela psicanálise.

O que é transferência negativa psicanálise?

Freud (1912) distingue dois tipos de transferência: a negativa, relacionada a sentimentos hostis, e a positiva, que se divide em sentimentos conscientes (afetuosos e amistosos) e inconscientes, que demonstravam, na prática, serem de fontes eróticas.

Quem ama sofre Freud?

A frase “Se você ama, sofre. Se não ama, adoece” é uma das mais populares de Sigmund Freud. Ela está incluída na sua obra “Introdução ao narcisismo,” e atualmente a encontramos circulando nas redes sociais.

Quem ama adoece Freud?

A frase "Quem ama sofre, quem não ama adoece" é uma das mais populares de Sigmund Freud. Faz parte de "A introdução ao narcisismo" e é muitas vezes vista sendo compartilhada nas principais redes sociais. Se não ama, adoece" - Sigmund Freud. Sim, apaixonar-se é sofrer com prazer.

Qual a Diferença entre projeção e transferência?

O ENCONTRO ANALÍTICO COMO LUGAR DE TRANSFORMAÇÃO

Para Jung a transferência acontece em todos os relacionamentos humanos e é definida com tal, para diferenciar a projeção que acontece dentro do encontro analítico, já que qualquer relação possui aspectos projetivos.

O que é o sujeito suposto saber?

A noção de sujeito suposto saber está, portanto, intimamente relacionada à questão do desejo, uma vez que o analista só é sujeito suposto saber por ser sujeito do desejo. A suposição fundamental é de que ele sabe partir ao encontro do desejo inconsciente.

O que vem a significar o sujeito suposto saber de Lacan?

Está aí uma demonstração de Deus como Outro pré-suposto e fundado a partir da conexão de significante a significante. Esse é o Deus que não se pode eliminar, que Lacan batizou de sujeito suposto saber. Esse é o Deus que sustenta toda a cadeia simbólica do discurso do inconsciente.

Qual a frase mais famosa de Freud?

As melhores frases de Freud
  • Não permito que nenhuma reflexão filosófica me tire a alegria das coisas simples da vida. ...
  • Fui um homem afortunado; na vida nada me foi fácil. ...
  • A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos.

Qual a frase de Freud?

"O que não conseguimos nos lembrar, ficará conosco como uma ação." "A imaginação é a ponte entre a mente consciente e a mente inconsciente." "A felicidade é uma ilusão fugaz, a vida é difícil e cheia de sofrimento." "O amor é uma força irresistível que move o mundo."

Onde começar a ler Freud?

Para começar, lemos as clássicas "Cinco lições de psicanálise" (1909/1970), proferidas por Freud em 1909, em solo americano, como material de difusão da disciplina recém-criada. A seguir lemos a opus magnum de Freud, "A interpretação de sonhos" (1900/1972a).

Artigo anterior
Quanto tempo dura o cream cheese caseiro na geladeira?
Artigo seguinte
Quais são as doenças que afetam o sistema nervoso central?