A conjunção subordinativa consecutiva?

Perguntado por: Juliana Gabriela Vicente de Andrade  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.2/5 (65 avaliações)

- consecutivas: indicam uma conseqüência do fato referido na oração principal. As conjunções consecutivas são: que (precedido de tal, tão, tanto, tamanho), de sorte que, de modo que, etc.

Quais as conjunções subordinativas?

Se, caso, salvo se, desde que, contanto que, dado que, a menos que, a não ser que. Conforme, segundo, como, consoante. Por mais que, por menos que, apesar de que, embora, conquanto, mesmo que, ainda que, se bem que. Mais, menos, menor, maior, pior, melhor, seguidas de que ou do que.

O que é conjunção subordinativa comparativa?

As conjunções subordinativas adverbiais comparativas estabelecem uma correspondência, um paralelo em relação a oração independente. São elas: como, assim como, como se, bem como, que nem, que e do que (precedido de mais, menos, maior, menor, melhor, pior), tal qual, etc.

Que como conjunção subordinada consecutiva?

As orações subordinadas adverbiais consecutivas exprimem um fato que é consequência, que é efeito do que se declara na oração principal. São introduzidas pelas conjunções e locuções: que, de forma que, de sorte que, tanto que, etc., e pelas estruturas tão... que, tanto... que, tamanho... que.

Como tem o valor de conjunção subordinativa Conformativa?

(FJG) A palavra como tem o valor de conjunção subordinativa conformativa na opção: ... Acerca do sentido manifestado pela conjunção em destaque – “como” – tem-se que ela traz em sua essência a noção de conformidade, o que faz com que atribuamos a mesma ideia à conjunção representada pela letra “E”.

CONJUNÇÃO: CONJUNÇÕES SUBORDINADAS - CONECTIVOS - Profa. Pamba

45 questões relacionadas encontradas

Quais são as conjunções condicionais?

- condicionais: expressam uma circunstância de condição com relação ao predicado da oração principal. As conjunções condicionais são: se, caso, desde que, contanto que, sem que, etc. Ex: Deixe um recado se você não me encontrar em casa. - concessivas: indicam um fato contrário ao referido na oração principal.

Quais são as conjunções Conformativas?

São chamadas conjunções conformativas aquelas que iniciam uma oração subordinada em que se exprime a conformidade de um pensamento com o da oração principal. Exemplos: Conforme, como (no sentido de conforme), segundo, consoante.

Quais são as conjunções de causa e consequência?

Entre as conjunções subordinativas temos as integrantes e as adverbiais, que são as causais (causa), consecutivas (consequência), condicionais, comparativas, conformativas, concessivas, temporais, finais e proporcionais.

Quais são as conjunções de finalidade?

As orações subordinadas adverbiais finais demonstram propósito, a finalidade do que fala na oração principal. A conjugação de mais primordial é a fim de que e as outras conjunções são: que, porque (igual a para isso) e da locução conjuntiva para que.

Qual é a conjunção de se?

– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.

O que é conjunção comparativa?

583): 1 — Conjunções comparativas «[...] (iniciam uma oração que encerra o segundo membro de uma comparação, de um confronto): que, do que (depois de mais, menos, maior, menor, melhor e pior), qual (depois de tal), quanto (depois de tanto), como, assim como, bem como, como se, que nem».

Quais são as conjunções coordenadas?

As conjunções coordenativas recebem o mesmo nome dos tipos de orações coordenadas sindéticas: Aditivas - expressam soma. Adversativas - expressam oposição. Alternativas - expressam alternância.

Quais são as conjunções aditivas?

As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo), etc.

Que conjunção inicia a oração?

Assim, em (1), a conjunção “porque” inicia uma oração que exprime uma circunstância de causa. ... a) Causais – são aquelas que iniciam uma oração subordinada denotadora de causa: porque, pois, porquanto, como, pois que, por isso, já que, uma vez que, visto que, visto como, que, etc.

O que é uma conjunção concessiva?

Na gramática da língua portuguesa, concessivo se refere às conjunções ou orações subordinadas por concessão. Consistem em frases que narram eventos contrários e subordinados ao fato importante expresso na oração principal, sendo que estes não impedem a execução desta ação.

Qual a conjunção de MAS?

Além de conjunção adversativa, o “mas” também pode assumir papel de conjunção aditiva em uma oração.

Quais são as conjunções?

Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática. Quando duas ou mais palavras desempenham o papel de conjunção recebem o nome de locução conjuntiva.

Para que é finalidade ou causa?

b) Causais (ideia de causa): porque, como, uma vez que, visto que, já que, pois, que, desde que, por isso que. ... h) Finais (ideia de finalidade): a fim de que, para que, que, porque. i) Proporcionais (ideia de proporção): à proporção que, ao passo que, à medida que, quanto mais, quanto menos.

Quais palavras expressam finalidade?

1 objetivo, efeito, fim, intuito, intenção, intento, interesse, mira, escopo, fito, função, objeto, tenção, vista, traça, vontade.

Qual é a relação de causa e consequência?

TIPOS DE ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS. A idéia de causa está diretamente ligada àquilo que provoca um determinado fato. As orações subordinadas adverbiais que exprimem causa são chamadas causais. A conjunção subordinativa mais utilizada para a expressão dessa circunstância é "porque".

O que é relação de causa e consequência?

No dia a dia, somos surpreendidos por explicações que se disfarçam de causa. Exemplo: “A rua está molhada porque choveu”. Evidentemente que a chuva (causa) levou a rua a ficar molhada (consequência).

O que é a relação de causa e consequência?

Assim, causalidade é a relação entre causa (origem ou motivo) e seu efeito (consequência). Embora esse último exemplo pareça simples, a causalidade é um fenômeno complexo de ser definido, pois muitas vezes não há uma única causa e sim vários fatores que juntos vão produzir um efeito.

Quais as conjunções que existem?

Conjunções aditivas - expressam soma. Conjunções adversativas - expressam oposição. Conjunções alternativas - expressam alternância. Conjunções conclusivas - expressam conclusão.

O que é uma conjunção exemplos?

Gramaticalmente, conjunção é a palavra invariável cuja função é ligar orações ou termos de mesmo valor gramatical. Exemplos: Faz sol, mas está frio. (ligação entre orações)

O que significa conjunção condicional?

[Gramática] Conjunção Condicional. Conjunção subordinativa que introduz uma oração subordinada e expressa uma condição (se, caso, contanto que, salvo se, a não ser que, desde que, a menos que, sem que etc. ).

Artigo anterior
O que é desertar?
Artigo seguinte
Quantos mc kevin ganha?