Quem é a responsável pelos Resíduos dos serviços de saúde?

Perguntado por: Rafael Sandro Miranda  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (72 avaliações)

A prefeitura é responsável pelas ações e custos referentes à coleta, transporte, tratamento e destinação apenas dos RSS gerados pelos órgãos municipais, ou seja, quando é o poder público local o gerador.

Quais são os profissionais responsáveis pelos resíduos em serviços de saúde?

Os Resíduos Hospitalares são produzidos por estabelecimentos de assistências na saúde, instituições de ensino e pesquisa. A composição desse lixo é a mais variada e vem assumindo grande importância. A COFEN nº 303 ampara o enfermeiro a assumir o cargo de Responsável Técnico do PGRSS.

Quem regulamenta a classificação dos Resíduos de Serviços de Saúde?

Classificação dos resíduos

Segundo a RDC 306/04 da ANVISA e resolução 358/05 do CONpaAMA, os Resíduos de Serviços de Saúde são classificados em: -Grupo A (Subgrupos A1, A2, A3, A4 e A5) – Risco biológico. -Grupo B (Resíduos Químicos) – Risco químico. -Grupo C (Resíduos Radioativos) – Risco radiológico.

Quem é responsável pelo Pgrss?

O PGRSS deverá ser elaborado por profissional de nível superior, habilitado pelo seu conselho de classe, com apresentação de Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, Certificado de Responsabilidade Técnica ou documento similar, quando couber.

De quem é a responsabilidade do descarte do resíduo final?

A PNRS determina que todas as empresas tem responsabilidade pelos seus resíduos até a destinação ou disposição final. A lei, também, determina quais empresas deverão elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos e como deve ser realizada a destinação desses materiais.

Webaula - Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde

28 questões relacionadas encontradas

Quais são as responsabilidades do responsável por manejar esses resíduos?

Os responsáveis pelo manejo correto dos resíduos tem a responsabilidade compartilhada para que a destinação final seja realizada por meio de um sistema de logística reversa. Esse sistema consiste na captação de bens descartados, para que estes recebam tratamento adequado antes de retornar ao meio ambiente.

De quem é a responsabilidade dos geradores de resíduos industriais?

Pela legislação ambiental, os geradores são obrigados a cuidar do gerenciamento, transporte, tratamento e destinação final de seus resíduos, e essa responsabilidade é contínua e ininterrupta. A esperança é que as empresas invistam em tecnologia e instalações para tratamento e disposição de resíduos industriais.

O que a ANVISA regulamenta como Boas Práticas para o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde?

Resolução n° 222/2018, que regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde. A Diretoria de Vigilância Sanitária – DIVS/SC informa que a ANVISA publicou a Resolução – RDC n° 222/2018 regulamenta os requisitos de Boas Práticas de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde.

Como referenciar a RDC 222 2018?

Referências
  1. Brasil. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. ...
  2. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada nº 222, de 28 de março de 2018. ...
  3. Rio Grande do Sul. Secretaria de Saúde. ...
  4. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. ...
  5. Brasil.

Qual a legislação que trata do Programa de Gerenciamento de resíduos em Serviços de saúde?

As leis aplicáveis aos resíduos sólidos dos serviços de saúde inicialmente são as Resoluções RDC nº 306/04 da ANVISA e a resolução nº 358/05 do CONAMA. O objetivo destas legislações é regulamentar o gerenciamento de resíduos de serviço de saúde e o seu tratamento e disposição final ambientalmente adequada.

O que é RSS na enfermagem?

O lixo hospitalar, também chamado de resíduo hospitalar e de Resíduo de Serviços de Saúde (RSS), é todo tipo de lixo proveniente do atendimento a pacientes ou de qualquer estabelecimento de saúde ou unidade que execute atividades de natureza de atendimento médico, tanto para seres humanos quanto para animais, assim ...

Qual o papel do enfermeiro frente ao gerenciamento de resíduos?

Ele é a linha de frente que comanda todas as operações de cuidados a vida. O papel do enfermeiro no gerenciamento de riscos é essencial. Em primeiro lugar, o seu acompanhamento e avaliação do paciente no dia-a-dia é fundamental para que o gerenciamento de riscos ocorra com eficácia.

Qual departamento é responsável pelo lixo produzido nos ambientes de unidades de saúde?

O setor da enfermagem tem papel fundamental no gerenciamento dos resíduos, considerando-se que está diretamente envolvido na geração de RSS, sendo frequentemente designado para a gestão administrativa de unidades de saúde por compreender a complexidade e a organização desses serviços(4,13).

O que é RDC nº 222 e quais ações ela descreve?

RESOLUÇÃO RDC Nº. 222, DE 28 DE MARÇO DE 2018. Regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde e dá outras providências.

Como fazer plano de gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde?

A elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde deve seguir os seguintes passos:
  1. Diagnóstico dos resíduos gerados. ...
  2. Manejo dos materiais. ...
  3. Rotinas e processos de limpeza e higienização. ...
  4. Ações de correção e prevenção. ...
  5. Monitoramento do PGRSS. ...
  6. Programas de capacitação. ...
  7. Normas técnicas para elaboração.

Qual a classificação de Resíduos de acordo com a RDC 222 18 da ANVISA?

resíduos de serviços de saúde do Grupo D: resíduos que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares, elencados no Anexo I desta Resolução; LVIII.

Qual é o principal objetivo do Plano de Gerenciamento de resíduos de Serviço de saúde?

O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde tem o objetivo de reduzir a produção de resíduos, evitar desperdício de materiais e proporcionar aos resíduos gerados um tratamento seguro, de forma eficiente, com foco na proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do ...

O que diz a lei criada em 2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos?

A Lei nº 12.305/10 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (“PNRS”). Possui uma abordagem atual e importantes instrumentos a fim de viabilizar os avanços que o país necessita para enfrentar diversos problemas ambientais, sociais e econômicos derivados do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

Como a NR 32 aborda a questão dos resíduos produzidos de serviços de saúde RSS )?

Não é permitida a retirada dos sacos de resíduos de dentro dos recipientes ali estacionados. Os resíduos de fácil putrefação que venham a ser coletados por período superior a 24 horas de seu armazenamento, devem ser conservados sob refrigeração, e quando não for possível, serem submetidos a outro método de conservação.

De quem é a responsabilidade pela coleta e tratamento do lixo?

O recolhimento do lixo doméstico é uma obrigação das prefeituras, que tem muitas outras. “Nessa lei fica estipulado que o gerador do resíduo é o responsável pelo resíduo. Tanto da sua coleta quanto pelo tratamento e disposição final.

Como são gerados os resíduos industriais?

Os resíduos sólidos costumam ser descartados em aterros sanitários industriais, também chamados de “lixões”. Muitos deles são incinerados. ... Os resíduos gasosos são liberados pelas chaminés e lançados na atmosfera, geralmente sem receber tratamento. Quando não segue a legislação, a indústria pode ser multada.

São responsáveis pela efetividade das ações voltadas para assegurar a observância da Política Nacional de Resíduos Sólidos apenas a coletividade e as pessoas físicas?

O poder público, o setor empresarial e a coletividade são responsáveis pela efetividade das ações voltadas para assegurar a observância da Política Nacional de Resíduos Sólidos e das diretrizes e demais determinações estabelecidas nesta Lei e em seu regulamento.

Como deve ser realizado o gerenciamento de resíduos?

Deve focar os aspectos intra e extra-estabelecimento, indo desde a geração até a disposição final, incluindo as seguintes etapas:
  1. 1 – Segregação. ...
  2. 2 – Acondicionamento. ...
  3. 3 – Identificação. ...
  4. 4 - Transporte Interno. ...
  5. 5 - Armazenamento Temporário. ...
  6. 6 – Tratamento. ...
  7. 7 - Armazenamento Externo. ...
  8. 8 – Coleta e Transporte Externos.

Como funciona o gerenciamento de resíduos?

O gerenciamento de resíduos sólidos é um conjunto de procedimentos de planejamento, implementação e gestão para reduzir a produção de resíduos e proporcionar coleta, armazenamento, tratamento transporte e destino final adequado aos resíduos gerados.

O que é a responsabilidade compartilhada?

Entende-se por responsabilidade compartilhada um conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, bem como dos consumidores e dos encarregados dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos.

Artigo anterior
Em que pese ser ou em que pese seja?
Artigo seguinte
Qual o mal que noz da Índia faz?