O que são pacientes politransfundidos?

Perguntado por: David Flávio Mota  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 5/5 (59 avaliações)

O paciente politransfundido foi definido como aquele que recebeu pelo menos 6 unidades de hemá- cias em 3 meses. Selecionaram-se todos os pacientes com autoanticorpos e/ou aloanticorpos eritrocitários.

O que é um Aloanticorpo?

Aloanticorpo é o nome dado a qualquer anticorpo surgido em um membro de uma espécie contra um antígeno alotípico de outro mem- bro da mesma espécie. Os aloanticorpos correspondentes aos antí- genos de grupo sanguíneo podem ser divididos em duas categorias: naturais e imunes.

O que é Aloimunizacao eritrocitária?

A aloimunização eritrocitária é uma resposta imunológica contra antígenos eritrocitários estranhos, ocorrendo geralmente devido à sensibilização em transfusões de sangue e gestações(1).

O que é a fenotipagem?

Já a fenotipagem refere-se a uma testagem mais ampla dos vários grupos sanguíneos. Geralmente, as pessoas conhecem apenas os grupos ABO e RH positivo ou negativo, mas existem muitos outros que não são pesquisados nas transfusões de quem não transfunde seguidamente.

O que é Aloimunização HLA?

A aloimunização ocorre, na maioria dos casos, devido à presença de leucócitos contaminantes nos hemoderivados. Os antígenos HLA alogênicos das células do doador estimulam o sistema imune do paciente a produzir aloanticorpos antiplaquetários específicos, principalmente contra as moléculas HLA de classe I.

Vídeo aula Noções Básicas de Imuno-Hematologia_Parte 1_ início em 30 segundos

37 questões relacionadas encontradas

Quando ocorre o processo de Aloimunização?

Aloimunização é a formação de anticorpos quando há a exposição do indivíduo a antígenos não próprios, como ocorre, por exemplo, na transfusão de sangue incompatível e nas gestantes, cujos fetos expressam em suas células sanguíneas antígenos exclusivamente de origem paterna.

Como ocorre a Aloimunização?

Aloimunização é a formação de anticorpos quando há exposição de um indivíduo a antígenos não próprios, como ocorre na transfusão de sangue incompatível e em gestantes, quando os fetos expressam em suas células sanguíneas antígenos exclusivamente de origem paterna.

Que é sangue Fenotipado?

Fenotipar o sangue de doadores frequentes significa identificar mais características além dos conhecidos subgrupos ABO e fator Rh — que, juntos, formam o popularmente chamado tipo sanguíneo, como AB positivo ou O negativo, por exemplo.

O que é o sangue Fenotipado?

O que é um doador fenotipado? É um tipo de doador no qual são pesquisados outros grupos sanguíneos além do ABO e Rh. Isto significa que, além de saber se o doador é A, B, AB ou O (com Rh + ou -), também é realizado um exame mais aprofundado do Rh e de outros subgrupos sanguíneos. Este exame é chamado de fenotipagem.

O que é Fenotipagem do sistema Rh?

A fenotipagem eritrocitária de doadores e receptores de sangue é um importante procedimento para aumentar a segurança e eficácia da transfusão sanguínea.

Como ocorre a doença hemolítica do Recém-nascido?

A Doença Hemolítica do Recém Nascido (DHRN), também conhecida como Eritroblastose Fetal, é uma patologia causada pela incompatibilidade entre o fator Rh da mãe e o do fator Rh do feto. A DHRN acontece quando uma mulher de Rh-, sensibilizada imunologicamente gera um feto Rh+.

Como interpretar Coombs indireto?

Já, no caso de teste de Coombs indireto, o resultado positivo significa que a pessoa tem um anticorpo que pode causar coágulos quando se recebe outro tipo de sangue e, dessa forma, é preciso ter cuidado na hora de fazer uma transfusão sanguínea.

O que é fator sanguíneo?

O fator Rh é um sistema de grupos sanguíneos, descoberto a partir do sangue do macaco Rhesus. Ele indica se o sangue é positivo ou negativo.

Quando ocorre a formação do Aloanticorpo?

Introdução:A formação de aloanticorpos pode ocorrer durante a gestação ou após uma ou múltiplas transfusões, onde o sangue transfundido possuía um antígeno eritrocitário , o qual o receptor não tinha.

Para que serve o aglutinogênio?

O termo aglutinogênio é usado principalmente para os antígenos do sistema sanguíneo humano. Assim, os aglutinogênios são glicoproteínas presentes na superfície de todas as hemácias do sangue humano. São eles que nos permitem determinar o tipo de sangue de uma pessoa.

Qual o papel da ADCC e Opsonização em hematologia?

A IgG realiza processos de opsonização (processo que visa facilitar a fagocitose, por meio da fixação de opsoninas na superfície da célula) e ativa sistema complemento pela via clássica, ADCC (citotoxicidade celular dependente de anticorpo – anticorpo se liga a superfície de uma célula para que a mesma seja eliminada ...

O que é ser um doador Fenotipado?

Fenotipar o sangue de doadores frequentes significa identificar mais características além dos conhecidos subgrupos ABO e fator Rh — que, juntos, formam o popularmente chamado tipo sanguíneo, como AB positivo ou O negativo, por exemplo.

O que é concentrado de hemácias irradiadas?

A transfusão de concentrado de hemácias irradiadas ou de concentrado de plaquetas irradiadas é realizada para prevenir a doença do enxerto versus hospedeiro transfusional, causada pela enxertia e expansão clonal dos linfócitos do doador em receptores susceptíveis.

O que é sangue irradiado?

O objetivo da irradiação de sangue é a prevenção da doença do enxerto contra hospedeiro pós-transfusional (DECH-AT). Em linguagem não médica, o “enxerto” refere-se ao sangue transfusionado e o “hospedeiro” é o paciente que recebeu a transfusão.

Quantos ml tem uma bolsa de concentrado de hemácias?

O concentrado de hemácias (CH) é obtido por meio da centrifugação de uma bolsa de sangue total (ST) e da remoção da maior parte do plas- ma. Seu volume varia entre 220ml e 280ml.

Como ocorre a Aloimunização da mãe durante a gestação?

Aloimunização Rh é a formação de anticorpos quando o indivíduo é exposto há antígenos não próprios. A ocorrência pode ser na gestação quando o feto possui antígenos eritrocitários exclusivos do pai que chegam a circulação sanguínea materna, no parto ou em transfusões com sangue incompatível.

Quando é que poderá ocorrer a Aloimunização Materno-fetal?

Aloimunização Materno-Fetal ou Aloimunização Rh é uma condição que ocorre quando uma gestante Rh negativo é exposta a células com sangue Rh positivo e desenvolve anticorpos anti-D. Chamamos isso de sensibilização materna. O fator Rh é um antígeno (proteína) que pode estar presente no sangue.

O que é Isoimunizaçao?

A isoimunização é decorrente da exposição do individuo a antígenos não próprios, levando a formação de anticorpos. Este fenômeno pode acontecer em decorrência de transfusão sanguínea não compatível ou durante a gestação, quando fetos produzem antígenos paternos que chegam à circulação materna durante a gestação (2).

Qual a diferença entre Isoimunização e Aloimunização?

A aloimunização (ou isoimunização) é um proces- so de produção de anticorpos decorrente da exposição do indivíduo a antígenos não próprios e pode ocorrer no caso de uma gravidez ou transfusões incompatíveis (BAIOCHI; NARDOZZA, 2009).

Artigo anterior
Qual o alimento que tem mais proteína?
Artigo seguinte
O que é o processo de execução?