Quem descobriu a deriva genética?

Perguntado por: Neuza Bárbara Costa Cardoso  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (31 avaliações)

Histórico. O conceito de Deriva genética foi tratado inicialmente, em 1929, por Sewall Wright, um dos fundadores do campo de genética de populações.

O que é a deriva genética?

A deriva genética é uma mudança na frequência dos alelos que ocorre, diferentemente da seleção natural, de maneira aleatória. A deriva genética é um dos mecanismos básicos da evolução, juntamente à seleção natural, migração e às mutações.

O que é o princípio do fundador?

Um caso extremo de deriva gênica é o chamado princípio do fundador: uma nova população é “fundada” por um ou poucos indivíduos, seja porque a população ancestral sofreu uma diminuição drástica, seja porque um pequeno número de indivíduos de uma população migrou para outra região, onde deu origem a uma nova população.

Quais as consequências da deriva genética?

Quais as consequências da deriva genética? A deriva genética remove a variação genética. Por ser tratar de mudanças ao acaso, os alelos fixados ou perdidos pela deriva genética podem ser neutros, deletérios ou vantajosos. As populações pequenas são mais sensíveis a esse processo, ocorrendo de forma mais rápida.

Qual a conclusão que se tem da Lei de Hardy-Weinberg?

O exercício pede uma definição bastante simples relacionada ao equilíbrio de Hardy-Weinberg. Considerando que uma população em equilíbrio não está sofrendo a ação de fatores evolutivos, podemos concluir que, se os valores das frequências forem diferentes dos valores esperados, a população está evoluindo.

A deriva genética, efeito gargalo e efeito fundador | Biologia | Khan Academy

21 questões relacionadas encontradas

Quais são as previsões estabelecidas pela Lei de Hardy-Weinberg?

O princípio de Hardy-Weinberg estabelece que, para um determinado par de alelos com frequências p e q, em uma população mendeliana em equilíbrio, a frequência dos diferentes genótipos em cada geração estará de acordo com a expressão p2 + 2pq + q2 = 1.

Qual a finalidade do estudo de genética?

A Genética é a área da ciência que estuda o processo de transmissão de características físicas e biológicas de um indivíduo para outro, chamado de hereditariedade.

Quais fatores influenciam a deriva genética?

Alguns fatores influenciam na variabilidade genética, como a mutação, o fluxo gênico, a reprodução sexuada e a deriva genética. Entre eles, a mutação é o principal fator gerador de variabilidade, permitindo o surgimento de novas combinações dentro do conjunto de genes da população.

Porque os casos de deriva genética são considerados como efeito gargalo?

Um gargalo populacional ocorre quando o tamanho de uma população é reduzido por pelo menos uma geração. A deriva genética age mais rapidamente para reduzir a variação genética em populações pequenas, porém passar por um “gargalo” pode reduzir a variação em muito, mesmo se o gargalo não durar por muitas gerações.

Qual a diferença entre Cladogenese e Anagenese?

A cladogênese ocorre quando uma população ancestral comum se fragmenta e origina dois grupos distintos. A anagênese, por sua vez, consiste na modificação temporal e gradual de uma população ancestral que se modifica até originar outra.

Qual é o outro nome dado para o efeito fundador?

Mayr propôs um tipo diferente de especiação alopátrica, que ele chamou de efeito fundador. Esse tipo de especiação caracteriza-se pela migração de uma pequena parcela de uma população para locais isolados geograficamente e diferentes daqueles ocupados inicialmente pela espécie.

O que é a seleção natural estabilizadora?

A seleção estabilizadora é o tipo mais comum de seleção natural nas populações atuais. Como o nome sugere, ela seleciona os organismos com fenótipo intermediário. Isso quer dizer que indivíduos muito fora da média (extremos) são eliminados.

O que é uma espécie fundadora?

Espécies fundadoras

Uma espécie fundadora desempenha um papel único e essencial na criação e definição de uma comunidade.

O que é a teoria da deriva dos continentes?

A Deriva Continental é uma teoria que afirma que, um dia, todos os atuais continentes formavam apenas uma única massa de terra firme, chamada de Pangeia. Esse supercontinente, graças ao movimento das Placas Tectônicas, fragmentou-se várias vezes até proporcionar a atual forma das massas terrestres.

O que é migração genética?

O fluxo gênico, também chamado de migração gênica, é a atividade migratória que um determinado gene pode desempenhar ao longo de uma população. Como consequência, os alelos que migraram ao longo de uma população são transferidos entre os indivíduos, e passa a depender das frequências do gene nas duas populações.

Qual o papel da deriva genética na especiação Alopátrica?

Por ocorrer a seleção de apenas alguns alelos, a deriva genética pode ser responsável por diminuir a variedade de uma população, principalmente em populações pequenas. Além disso, essa seleção de alelos pode gerar especiação, ou seja, o surgimento de uma nova espécie.

Qual o significado do efeito gargalo *?

O efeito de gargalo ou efeito de gargalo da garrafa é um evento evolucionário, de cariz populacional no qual uma percentagem significativa da população de uma espécie morre ou é impedida de se reproduzir. ... É a redução do tamanho efetivo de uma população que sofre muita variação quando está em crescimento ativo.

Qual o significado do efeito gargalo?

O efeito gargalo é um processo que ocorre quando populações são drasticamente reduzidas de tamanho. Esse evento pode ser resultado, por exemplo, da ação humana. O efeito gargalo é uma das circunstâncias que podem resultar em deriva genética.

Qual a diferença entre deriva genética é fluxo gênico?

O fluxo do gênico pode ser um agente poderoso de evolução. Tamanho da população não infinito (deriva genética). A deriva genética envolve mudanças na frequência alélica por causa de eventos ao acaso – literalmente, "erros de amostragem" na seleção de alelos para a próxima geração.

Quais são os fatores que tendem a aumentar a variabilidade genética de uma população?

fatores que tendem a aumentar a variabilidade genética da população – mutação e permutação; fatores que atuam sobre a variabilidade genética já estabelecida – migração, deriva genética e seleção natural.

Quais são os fatores que influenciam a evolução das espécies?

De acordo com a teoria sintética da evolução, a evolução ocorre por intermédio de alguns fatores principais, tais como mutação, recombinação gênica, deriva genética, migração e seleção natural.

Quais são os principais processos responsáveis pela diversidade genética em bactérias?

As bactérias apresentam dois mecanismos de variabilidade genética: a mutação e a recombinação gênica. A recombinação gênica ocorre por três tipos de mecanismos: a transformação, a conjugação e a transdução.

Qual é a importância da genética na medicina?

"A genética médica tem uma aplicação muito grande na prevenção, diagnóstico, e tratamento das doenças hereditárias, ou seja, aquelas que se transmitem dentro de uma família, com forte componente genético. È muito importante nas doenças hereditárias, principalmente nas patologias congênitas.

Quais fatores evidenciam o Equilíbrio de Hardy-Weinberg?

Os fatores evolutivos que alteram o equilíbrio de Hardy-Weinberg são:
  • Migração: a chegada e a saída de indivíduos podem provocar mudanças nas frequências alélicas e genotípicas da população, pois genes estão sendo retirados e introduzidos. ...
  • Mutação: ocorrem ao acaso, sendo responsáveis pelo surgimento de novos alelos.

Qual é a fonte principal de toda variação?

A mutação é considerada a fonte primária da variabilidade genética, pois ela é responsável pelo surgimento de novos alelos. Além da mutação, temos a reprodução sexuada, a deriva genética e o fluxo gênico como fatores que influenciam na variedade de alelos de uma espécie.

Artigo anterior
Quais frutas oferecer ao bebê?
Artigo seguinte
Onde fica o Word no celular?