Como ficam as férias para quem teve contrato suspenso na pandemia 2021?

Perguntado por: Rúben Daniel Neto de Pacheco  |  Última atualização: 17. Juni 2025
Pontuação: 4.4/5 (6 avaliações)

1 – O trabalhador teve o contrato suspenso, com base na Lei nº 14.020/2020 e MP 1.045/2021. Há alteração no período aquisitivo de férias? Sim. O período de suspensão de contrato, nessa hipótese, não é contado para fins do período aquisitivo.

Como fica as férias de quem teve o contrato suspenso?

"Durante a suspensão do contrato, a contagem para a aquisição das férias fica parada. Se, por exemplo, a pessoa entrou na empresa no início de janeiro, mas teve seu contrato suspenso em maio, ela contará janeiro, fevereiro, março e abril, quatro meses, para o período de aquisição.

Como fica as férias no período da pandemia?

A Medida Provisória trouxe a possibilidade de o empregador antecipar períodos futuros de férias, por meio de acordo escrito com o trabalhador. Assim, durante o período da pandemia de Covid-19, se ambos concordarem, o empregado poderá gozar férias futuras, antes mesmo de adquirir o direito a elas.

Quais os direitos de quem teve o contrato de trabalho suspenso?

Durante o período de suspensão contratual, o emprego do trabalhador é garantido pelo dobro do número de dias de duração da suspensão. Caso haja uma demissão sem justa causa durante esse período, o funcionário receberá uma indenização equivalente a 100% do seu salário, juntamente com as verbas rescisórias.

Como funciona a suspensão do contrato de trabalho durante a pandemia?

Na suspensão do contrato de trabalho, o colaborador deixou de trabalhar temporariamente da empresa e receberá o Benefício Emergencial de Trabalho e Manutenção de Renda (BEm) do governo, ao invés do seu salário pago pelo empregador.

Férias e 13º para quem teve contrato de trabalho reduzido ou suspenso na pandemia

39 questões relacionadas encontradas

Quem ficou afastado na pandemia tem direito a férias?

Sim. O período de suspensão de contrato, nessa hipótese, não é contado para fins do período aquisitivo. Dessa forma, o período aquisitivo recomeça a contar após o término da suspensão.

O que mudou nos contratos de trabalho durante a pandemia?

Com o programa, contratos de trabalho poderão ser suspensos temporariamente, com a concessão do Benefício Emergencial (BEM), a ser pago mensalmente como compensação aos trabalhadores atingidos. Além da suspensão temporária dos contratos, será possível a redução proporcional da jornada de trabalho e do salário.

Quais as consequências da suspensão do contrato de trabalho?

A suspensão disciplinar pode acarretar a interrupção ou a suspensão do contrato individual de trabalho. Se após cometer uma falta de maior relevância o empregado é suspenso por 3 dias, este período é considerado como suspensão do contrato, e o empregado sofrerá prejuízos nos salários pelo período de suspensão.

Quem trabalhou durante a pandemia tem algum direito?

Essa norma, que estabelece medidas sanitárias para combater o coronavírus, prevê que a ausência ao trabalho, seja no serviço público, seja no emprego privado, motivada pela quarentena ou pelo isolamento, deve ser considerada uma falta justificada. Ou seja, o trabalhador não pode sofrer nenhum desconto no salário.

Pode demitir empregado com contrato suspenso?

A empresa pode DEMITIR o empregado, após término da suspensão do contrato? O empregado que teve seu contrato de trabalho SUSPENSO, em virtude das determinações trazidas com a edição da Medida Provisória 936/2020, não poderá ser DEMITIDO no período em que o contrato estiver suspenso, nem após o término da suspensão.

Como funciona a nova regra de férias?

A lei determina que o início das férias não pode ocorrer nos dois dias que antecedem o período de descanso semanal remunerado. Portanto, trabalhadores que possuem descanso aos sábados e domingos ou somente aos domingos não podem sair de férias na sexta-feira.

Quais são as novas regras de férias?

A partir da entrada em vigor da Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017), desde que haja concordância do empregado, as férias podem ser fracionadas em até três períodos, desde que um deles não seja ser inferior a 14 dias corridos e os demais não sejam inferiores a cinco dias corridos cada um (artigo 134, parágrafo 1º da ...

Quanto tempo a empresa pode atrasar as férias?

Legalmente falando, não, a empresa não pode atrasar férias. Caso o empregador não conceda as férias do funcionário dentro do período legal, deverá arcar com punições.

Quando contrato de trabalho fica suspenso?

A suspensão ocorre quando há uma necessidade de pausa no contrato de trabalho, fazendo com que o funcionário não exerça atividade e nem seja remunerado. A suspensão tem hipóteses definidas com duração do afastamento de vários dias, meses e até mesmo por tempo indeterminado.

Em que situação o contrato de trabalho é suspenso?

São exemplos de situações que interrompem o contrato de trabalho: afastamento para fruição das férias, o DSR e o afastamento do empregado por doença até o 15º dia (salientando que na hipótese de ser necessário o afastamento além do 16º dia, o empregado deverá ser encaminhado ao INSS).

O que cancela as férias?

"Comunicado ao empregado o período do gozo de férias individuais ou coletivas, o empregador somente poderá cancelar ou modificar o início previsto se ocorrer necessidade imperiosa e, ainda assim, mediante o ressarcimento, ao empregado, dos prejuízos financeiros por este comprovados."

Como o Covid afetou o desemprego?

No Brasil, como em outros países, o isolamento social promoveu rápidas mudanças no mercado de trabalho, com impactos mais severos para 37,3 milhões de pessoas que vivem na informalidade, já que elas não têm direitos como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e seguro-desemprego.

Quem trabalhou no Covid tem direito a indenização?

Profissional de saúde com sequelas da Covid-19 não tem direito a indenização. O juiz Antônio Araújo Segundo, da 6ª Vara Federal de Joinville, decidiu que a União não será obrigada a pagar uma compensação financeira devida a uma técnica de enfermagem que contraiu Covid-19 e precisou se afastar de suas atividades.

Quem tem direito a indenização por Covid-19?

Segundo a lei, terão direito profissionais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, agentes comunitários, técnicos de laboratório e outros que atuam na área, além de trabalhadores dos necrotérios e coveiros.

Como funciona a suspensão do contrato de trabalho MP 936?

Basicamente, a principal medida que a MP 936 propunha era a possibilidade de redução da jornada de trabalho, e consequentemente do salário, por até 90 dias, e a suspensão temporária do contrato por até 60 dias. As duas medidas poderiam ser combinadas, desde que o prazo total não excedesse 90 dias.

O que diz a CLT sobre suspensão?

Assim, a CLT estabelece um limite máximo de 30 dias de afastamento em casos de suspensão, não podendo ocorrer em mais tempo que isso. Isso está previsto no artigo 474, que estabelece que suspensões que ultrapassem o limite de 30 dias resultam em uma rescisão do contrato de maneira injusta.

O que acontece quando o contrato de trabalho fica em aberto?

O contrato aberto na carteira de trabalho significa que o trabalhador possui um contrato de trabalho por tempo indeterminado, ou seja, sem uma data de término especificada. Isso garante ao empregado estabilidade no emprego e o direito a todos os benefícios e proteções previstos na legislação trabalhista.

O que mudou no mercado de trabalho após a pandemia da covid-19?

Mercado de trabalho brasileiro apresenta recuperação após a pandemia de covid-19. O ano de 2023 apresentou dados positivos referentes às taxas de desemprego no Brasil, que fechou o ano com a menor taxa desde 2014, 7,8%.

O que a mudança trouxe para as empresas depois da pandemia?

Os negócios terão cada vez mais o desafio de pensarem uma reconfiguração de espaços físicos, assim como flexibilidade para adoção de novas formas de trabalho e buscas contínuas por inovação. As relações com os colaboradores estão e estarão cada vez mais pautadas em confiança e transparência.

Como a pandemia aumentou o desemprego?

O pesquisador lembra que a lenta recuperação do mercado de trabalho – que levou praticamente dois anos para chegar ao nível de emprego pré-pandemia – colaborou para esse aumento, que é preocupante, reforça, por alimentar um círculo vicioso, reduzindo cada vez mais as chances de emprego.

Artigo anterior
Quantos dias demora para o músculo se recuperar?
Artigo seguinte
Onde passa One Punch Man?