Quem criou a lei 14229?

Perguntado por: Laura Lopes de Garcia  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (28 avaliações)

O Presidente, Roberto Tripoli Publicada na Secretaria Geral Parlamentar da Câmara Municipal de São Paulo, em 18 de outubro de 2006. DATA DE PUBLICAÇÃO: 25/10/2006.

Quem sancionou a lei do reboque?

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.229/21, que muda algumas normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Publicada em 21 de outubro no Diário Oficial da União (DOU), a medida proíbe o reboque de carros irregulares durante as blitz no Brasil.

Qual a Lei 14229?

No caso de o veículo de até 50 toneladas, a Lei 14.229/21 determina que ele também seja fiscalizado quanto ao excesso de peso por eixo, aplicando-se as penalidades de forma cumulativa. Todas as regras referentes ao peso já estão valendo.

Quando entra em vigor a lei do reboque?

Em vigor desde 21 de outubro, norma prevê que proprietários de veículos irregulares tenham até 15 dias para estarem de acordo com a lei. O guincho passará a trabalhar menos daqui por diante. Isso porque nem todos os carros com irregularidades poderão ser rebocados, segundo uma nova lei.

Em quais situações o veículo pode ser rebocado?

Em quais situações o veículo pode ser guinchado?
  • Executar manobras perigosas;
  • Emitir sons e ruídos de modo a afetar o sossego da vizinhança;
  • Ultrapassar bloqueio fixado por autoridades policiais sem autorização;
  • Participar de rachas em vias públicas;

Mudança no CTB: Lei 14.229/21

44 questões relacionadas encontradas

Pode guinchar o carro na blitz?

O veículo está irregular e perante o Código Brasileiro de Trânsito (CBT), caso parado em uma blitz, será removido da via através de um guincho ou caminhão-plataforma.

O que diz o artigo 270 do CTB?

270. O veículo poderá ser retido nos casos expressos neste Código. § 1º Quando a irregularidade puder ser sanada no local da infração, o veículo será liberado tão logo seja regularizada a situação.

O que diz o artigo 271 do CTB?

271. O veículo será removido, nos casos previstos neste Código, para o depósito fixado pelo órgão ou entidade competente, com circunscrição sobre a via.

Quem criou a lei do reboque?

Lei 14.229/21, sancionada por Jair Bolsonaro, permite que carros irregulares continuem circulando para regularização em até 15 dias. Nem todos os motoristas parado em blitz com o carro irregular voltarão para casa a pé.

Qual é a nova lei do Bolsonaro?

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou o Projeto de Lei de Conversão nº 20, de 2021 (MP nº 1.050, de 2021), que determina que os veículos ou combinações de veículos (caminhões com reboques, por exemplo) de peso bruto total regulamentar igual ou inferior a 50 toneladas, deverão ser fiscalizados apenas ...

O que significa que uma lei foi sancionada?

Se o presidente sancionar (ratificar) o projeto, ele se torna lei e é publicado no Diário Oficial da União. Mas o presidente pode vetar uma parte do projeto ou todo ele. Se vetar alguns trechos, a parte sancionada vira lei, e os vetos voltam para análise do Congresso Nacional (sessão conjunta da Câmara e do Senado).

Qual a nova Lei de trânsito 2021?

A nova lei de trânsito de 2021 aumentou para 40 o número de pontos necessários para ter a carta suspensa, mas somente para motoristas profissionais ou para aqueles que não tenham cometido nenhuma infração gravíssima. ... Já os motoristas com duas ou mais infrações gravíssimas, serão suspensos com 20 pontos.

Qual é o artigo 271?

Institui o Código de Trânsito Brasileiro. Art. 271. O veículo será removido, nos casos previstos neste Código, para o depósito fixado pelo órgão ou entidade competente, com circunscrição sobre a via.

Quando pode remover o veículo?

De acordo com os casos previstos na legislação, a remoção é quando o veículo é deslocado e levado para depósito fixado por meio de um guincho. No caso de remoção, o veículo só será liberado após o pagamento dos débitos de multas, taxas, diárias de depósito, entre outros.

O que significa retenção do veículo?

Em ambos os casos, a remoção consiste no deslocamento do veículo do local onde é verificada a infração para o depósito fixado pela autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via, e de acordo com a competência de fiscalização de trânsito, conforme o tipo de infração cometida (ou seja, o órgão responsável pela ...

O que significa o artigo 233 270 CTB?

233. Deixar de efetuar o registro de veiculo no prazo de trinta dias, junto ao órgão executivo de trânsito, ocorridas as hipóteses previstas no art. 123: Infração - grave; Penalidade - multa; Medida administrativa - retenção do veículo para regularização.

O que significa sanar a irregularidade?

Trata-se de conduta abusiva por parte da autoridade de trânsito ou do agente de trânsito obrigar o infrator a sanar a irregularidade no local, bem como proibi-lo de fazê-lo. Ainda nesse sentido, não disponibilizar ao infrator tempo razoável para sanar a irregularidade equivale a proibi-lo de saná-la.

O que diz o artigo 262 do CTB?

“Art. 262. O veículo apreendido em decorrência de penalidade aplicada será recolhido ao depósito e nele permanecerá sob custódia e responsabilidade do órgão ou entidade apreendedora, com ônus para seu proprietário, pelo prazo de 30 dias, conforme critério a ser estabelecido pelo CONTRAN.

Pode guinchar veículo?

O CTB – Código de Trânsito Brasileiro – estabelece no seu artigo 181 as situações onde um veículo pode ser guinchado por estacionar irregularmente. Em todos esses casos poderá ocorrer o guinchamento efetuado por equipes da CET.

Pode guinchar veículo com multa?

É indiscutível que a apreensão do veículo não deve ser utilizada como penalidade ou coação para obrigar o condutor ao pagamento das multas, uma vez que a administração pública possui meios legítimos para a cobrança judicial do débito.

O que mudou na Nova Lei de trânsito?

As alterações vieram da lei 14.229/2021, aprovada em outubro. As principais são sobre o limite de peso dos veículos, a multa sobre carros sem identificação de condutor pelas empresas e o efeito suspensivo para os motoristas que cometerem alguma infração.

O que mudou no novo Código de Trânsito?

Mudanças no Código de Trânsito entram em vigor nesta segunda-feira (12) Dentre as principais novidades estão a ampliação do prazo para a renovação da habilitação, o escalonamento dos limites de pontuação para a suspensão da CNH e a definição de prazo máximo para os órgãos de trânsito aplicarem a penalidade de multa.

Foi aprovado a Nova Lei da CNH?

Os motoristas que renovarem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir desta segunda-feira (12.04) já terão o documento com novo prazo de validade estabelecido pela Lei Federal nº 14.071/2020, que promove diversas alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O que significa sanção de uma lei?

RESUMO: Sanção jurídica deve ser compreendida modernamente, como uma reação ou retribuição prevista no ordenamento normativo, blindando-se esta contraprestação de uma feição premial (sanção premial), quando o agente adota a conduta aprovada ou esperada, ou um caráter punitivo (sanção negativa), quando o ato praticado é ...

Artigo anterior
Como saber se o cão está com frio?
Artigo seguinte
Quanto pesa um metro cúbico de vidro?