Quem comete crime de falsidade ideológica?

Perguntado por: Leonardo Eduardo Moreira Esteves Barbosa  |  Última atualização: 7. Mai 2025
Pontuação: 5/5 (52 avaliações)

O crime de falsidade ideológica esta previsto no artigo 299 do Código Penal, que descreve a conduta criminosa como sendo o ato de omitir a verdade ou inserir declaração falsa, em documentos públicos ou particulares, com o objetivo de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente ...

Quem comete o crime de falsidade ideológica?

Assim, comete falsidade ideológica, por exemplo, o tabelião de cartório de notas que, tendo atribuição para lavrar uma escritura pública, inicia a lavratura do documento, mas nele insere, dolosamente, uma declaração falsa, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente ...

Quando se consuma o crime de falsidade ideológica?

A falsidade ideológica é crime formal e instantâneo, cujos efeitos podem se protrair no tempo. A despeito dos efeitos que possam, ou não, gerar, ela se consuma no momento em que é praticada a conduta.

Como identificar falsidade ideológica?

Por exemplo: caso uma pessoa altere as informações de uma identidade real para se beneficiar em uma situação, isso é considerado falsidade ideológica.

Quais os tipos de falsidade ideológica?

Exemplos de falsidade ideológica
  • transferir os pontos da CNH;
  • alterar os documentos para a Declaração do Imposto de Renda;
  • falsificar a carteira de estudante para ter meia entrada;
  • usar atestado médico falso;
  • alterar documentos de registro civil, como certidão de casamento ou óbito.

Falsidade Ideológica - art. 299 do CP (Facilitando o Direito Penal)

30 questões relacionadas encontradas

O que é falsidade ideológica exemplos?

Alguns exemplos mais comuns de falsidade ideológica em documentos públicos: Transferir os pontos da CNH sem que o terceiro estivesse de fato dirigindo; Declarar valor menor do que o real na Carteira de Trabalho; Alterar ou omitir informações no Imposto de Renda.

Qual o crime de fingir ser outra pessoa?

O Código Penal, nos artigos 307 e 308 descreve os delitos de falsa identidade. O artigo 307 define como crime o ato de atribuir-se ou a terceiro falsa identidade para obter vantagem ou causar dano a alguém, e prevê pena de detenção de 3 meses a um ano e multa.

O que fazer em caso de falsidade ideológica?

As denúncias e pesquisas de documentos podem ser realizadas por meio dos 30 Distritos Integrados de Polícia (DIP) da capital ou por meio do disque-denúncia da Secretaria de Segurança, pelo telefone 181. O serviço é gratuito e funciona 24h por dia.

Como se defender de falsidade ideológica?

É muito importante, tanto para indivíduos quanto para empresas, adotar práticas éticas e legais na documentação e comunicação. A conscientização sobre os riscos associados à falsidade ideológica e a promoção de uma cultura de integridade são medidas importantes para prevenir esse tipo de crime.

Qual a diferença entre falsidade ideológica e falsificação de documento?

Enquanto na falsificação de documento (particular ou público), o próprio documento é, materialmente, falsificado, na falsidade ideológica, o documento em si (particular ou público) é verdadeiro, mas falsa é a declaração que, por exemplo, é inserida nele.

Onde se consuma o crime de falsidade ideológica?

O crime de falsidade ideológica consuma-se com a omissão ou inserção direta ou indireta, em documento público ou particular, de declaração falsa ou diversa da que deveria constar.

Onde denunciar crime de falsidade ideológica?

A vítima deve se dirigir a delegacia de polícia civil, se possível acompanhada de um advogado especializado em direito digital e registrar o ocorrido.

Porque falsidade ideológica?

A principal característica da falsidade ideológica é que, embora o documento seja elaborado por quem, de fato, tenha atribuição para tal (no caso aqui estudado, o Presidente da República), o conteúdo desse documento não condiz com a realidade, ou seja, é falso.

Tem fiança para falsidade ideológica?

A concessão de fiança para crimes de falsidade ideológica visa garantir o devido processo legal, respeitando os direitos individuais do acusado, ao mesmo tempo em que se busca a proteção da sociedade e a manutenção da ordem jurídica.

Quais são os tipos de falsidade?

A falsificação o corre mediante contrafação (fingimento, simulação, disfarce, falsificação de modo a iludir sua autenticidade). A falsidade ideológica, por sua vez, configura-se pelo falso conteúdo posto quando da feitura de um documento verdadeiro.

Quantos tipos de falsidade existe?

A doutrina aponta três espécies de falsidade. A falsidade material, quando adulterado um documento verdadeiro. Assim, em um cheque de cem reais, insere-se mais um zero, transformando-o em mil reais. Tem-se ainda a falsidade pessoal, que se refere a alguma pessoa que figure no documento.

Qual é a pena para falsificação de documentos?

Art. 298. Falsificar, no todo ou em parte, documento particular ou alterar documento particular ou alterar documento particular verdadeiro: Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa.

O que é considerado falsificação de documentos?

Fabricar ou modificar documento particular também é crime. Falsificar documento público é crime e disso todos sabemos. Mas fabricar,ou simplesmente alterar os dados de um documento privado também é considerado ato ilícito, que pode ser punido com até 5 anos de prisão.

Como denunciar uma pessoa por falsificação de documentos?

A denúncia poderá ser apresentada de três maneiras:
  1. Através do e-mail denuncia@abcf.org.br;
  2. Por meio do preenchimento e envio do formulário.
  3. A denúncia poderá conter informações que auxiliem os trabalhos da ABCF:

É crime mentir sobre alguém?

Art. 138 - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa. § 1º - Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga.

É crime enganar uma pessoa?

O crime de estelionato exige quatro requisitos, obrigatórios para sua caracterização: 1) obtenção de vantagem ilícita; 2) causar prejuízo a outra pessoa; ; 3) uso de meio de ardil, ou artimanha, 4) enganar alguém ou a leva-lo a erro.

O que acontece com uma pessoa que falsifica uma assinatura da outra?

reclusão de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa, se o documento é particular.

Quem é obrigado a denunciar um crime?

O cidadão é ou não obrigado a notificar a ocorrência de um crime? Não. Ele pode até fazê-lo, mas não é obrigado e não sofrerá qualquer sanção se não o fizer.

O que acontece se eu fizer uma denúncia falsa?

Código Penal - Decreto -Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Art. 340 - Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado: Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.

Artigo anterior
Quais são as três vontade de Deus sobre a nossa vida?
Artigo seguinte
Quando foi a tripartição dos poderes no Brasil?