Tem vírgula depois de ou?

Perguntado por: Diogo Davi Lourenço de Morais  |  Última atualização: 5. Januar 2022
Pontuação: 4.3/5 (41 avaliações)

A vírgula antes da conjunção ou apenas é obrigatória se a conjunção fizer parte ou vier depois de uma expressão ou oração intercalada: Você vai aceitar isso, de forma calma e controlada, ou você vai continuar brigando? Todos estudaram, ou deveriam ter estudado, durante o fim de semana.

Como se usa o ou?

As conjunções e/ou são usadas para indicar a possibilidade de duas situações ou elementos distintos poderem ser considerados separadamente ou em conjunto. Exemplo com e/ou: As candidaturas poderão ser orais e/ou escritas. Interpretação da oração: As candidaturas poderão ser orais.

Como usar o MAS?

Como conjunção adversativa, o “mas” é utilizado quando o locutor quer expor uma ideia contrária a que foi dita anteriormente. Exemplo: Sou muito calmo, mas estou muito nervoso agora. Nesse caso, ela possui o mesmo sentido de: porém, todavia, contudo, entretanto, contanto que, etc.

Como usar o MAS é o mais?

De modo geral, 'mas' é usado com sentido de oposição, sendo sinônimo de expressões como porém, contudo e todavia. Já o termo 'mais' se refere, principalmente, a ideia de quantidade, aumento de alguma coisa.

Quando usar vírgula no MAS?

A vírgula é obrigatória quando a conjunção "mas" marca uma oração coordenada adversativa, que indica essa relação de oposição entre as unidades ligadas. A regra também vale para outras conjunções, como "porém" , "todavia" e "entretanto". Exemplos: Faz frio, mas não nevou.

Vírgula DEPOIS de E

41 questões relacionadas encontradas

Como é correto dizer?

O termo dizer, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do infinitivo pessoal, geralmente é usado em sentenças onde não existe um sujeito definido. Já o termo disser, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do futuro subjuntivo, implica em algo que vai acontecer.

É junto ou separado?

A forma correta de escrever é com certeza separado. A palavra concerteza não existe e está totalmente errada, assim como a palavra certesa também está incorreta.

Como se escreve nós ou nos?

A diferença entre nós e nos é...
  1. Nós é um pronome pessoal do caso reto, assumindo a função de sujeito da oração.
  2. Nós pode ser ainda um pronome pessoal oblíquo tônico, assumindo a função de objeto indireto da oração.
  3. Nos é um pronome pessoal oblíquo átono, assumindo a função de objeto direto ou objeto indireto da oração.

O que significa é nós?

É nois é uma gíria bastante empregada por jovens, que provavelmente teria surgido em São Paulo quando inicialmente empregava-se a frase “é nois na fita” como um modo informal de dizer “olá, tudo bem”.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Qual é o pronome nós?

Os pronomes pessoais referem-se às pessoas do discurso, ou seja, aos agentes envolvidos no enunciado, podendo ser a 1ª, a 2ª ou a 3ª pessoa, do singular ou do plural. São elas: 1ª pessoa: eu (singular), nós (plural);

Quanto é separado ou junto?

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa: Em quanto tempo? Em quantos dias? Ficou em quanto?

O que sempre separado?

A expressão 'o que' é escrita sempre separada. Oque, assim, tudo junto, está errado. É certo ainda escrever o quê, com acento circunflexo no e. A única diferença entre o que e o quê é que a segunda expressão é utilizada apenas no final de uma frase, mas ambas possuem o mesmo significado.

Como é que se escreve de novo?

De novo (separado) é a forma certa de se escrever. Denovo (junto) não existe na Língua Portuguesa. De novo é uma locução adverbial com a ideia de repetição, por exemplo: “não acredito que meu telefone estragou de novo”.

São muito ou é muito?

- muita pizza / muito chocolate / muitas pessoas / muitos carros. Então, para resumir: se você estiver falando de intensidade, a palavra “muito” não varia – sempre “muito”; se você estiver falando de quantidade, a palavra “muito” varia em gênero e número para concordar com a palavra seguinte.

Que vai ser ou será?

A palavra certa é será, com acento agudo no a final, se quisermos indicar uma forma conjugada do verbo ser no futuro do indicativo: ele será.

Qual é ou qual que é?

A diferença é que, enquanto o pronome relativo que é invariável, o pronome relativo qual é flexionado em gênero e número: o qual, a qual, os quais, as quais. O qual e que: Aquele aluno, o qual foi selecionado para representar o colégio, é o Pedro. Aquele aluno que foi selecionado para representar o colégio é o Pedro.

Qual a diferença entre demais junto é separado?

De mais: Separado, é uma locução adjetiva que acompanha substantivos, corresponde a “a mais” e seu oposto é de “de menos”. Problemas de mais, dinheiro de menos. Demais: A palavra pode ser um advérbio (adjetivando um verbo), indicando excesso. ... Em sua apresentação o orador utilizou palavras demais na apresentação.

Porque senão?

Escreva SENÃO tudo junto quando significar DO CONTRÁRIO. Assim, na frase “Fale alto, SENÃO ninguém vai ouvir”, devemos escrever esse SENÃO tudo junto, pois tem o sentido de “Fale alto, DO CONTRÁRIO ninguém vai ouvir”. Devemos escrever SE NÃO separado quando pudermos substituir por CASO NÃO.

Por que é por quê?

Por que: Escrito separado e sem acento, este “por que” é usado em frases interrogativas e também como a união de "por'' com um pronome relativo. ... Porque: Escrito junto e sem acento, este “porque” é uma conjunção explicativa ou causal. Pode ser substituído por “pois”, “uma vez que”.

Como se escreve porisso é junto ou separado?

2) Oportuno, em corroboração, é lembrar a respeito a incisiva lição de Vasco Botelho de Amaral: "Evidentemente deve escrever-se por isso, e não porisso, erro de grafia, como se grafa por isto, e não poristo, nem poraquilo".

Quais são os tipos de pronomes?

Existem vários tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos. Além dessa classificação principal, os pronomes também podem ser classificados em adjetivos e substantivos.

Quais são os pronomes pessoais do caso retos e Obliquos?

Os pronomes pessoais oblíquos são aqueles que se referem às pessoas do discurso tendo função de complemento (e não de sujeito) na oração. Quando as pessoas do discurso (1ª, 2ª ou 3ª pessoa do singular ou do plural) são o sujeito da oração, trata-se do pronome pessoal reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles).

O quê pronome neutro?

Pronome neutro é aquele que tem uma terceira letra para além do “a” e do “o” como vogal temática. Ele é utilizado com o objetivo de não especificar gênero e sim se referir a todas as pessoas, principalmente às não-binárias, aquelas que não se identificam com a binariedade, resumida apenas ao masculino e ao feminino.

Por que junto ou separado?

já o porquê, explicativo, é o porquê da resposta. Aquele que se escreve sempre junto (porque), visto que substitui a conjunção “pois” ou, na sua versão causal, “como”. Esse porquê tem como particularidade nunca ser acentuado; e.

Artigo anterior
Qual é o jogo mais jogado no Brasil?
Artigo seguinte
Qual o conceito de espaço na geografia?