Quem coloca a empresa na Justiça pode ser demitido?

Perguntado por: Kevin Gaspar de Fernandes  |  Última atualização: 8. April 2025
Pontuação: 4.1/5 (16 avaliações)

Portanto, o empregador não pode demitir o empregado simplesmente por ele estar processando a empresa, pois essa atitude é considerada uma retaliação que pode gerar direito à indenização por dispensa discriminatória.

O que acontece se eu colocar a empresa na justiça trabalhando?

Apesar de não ser algo tão comum processar a empresa enquanto ainda está trabalhando lá, você pode sim fazer isso. Diferente do que muita gente pensa, o empregado não pode ser colocado para fora por colocar a empresa na Justiça. Inclusive, se isso acontecer, você pode até ganhar direito a uma indenização.

Quais as consequências de processar uma empresa?

Após o processo ser concluído, a justiça pode determinar diferentes resultados, dependendo das circunstâncias do caso. Se o trabalhador obtiver uma decisão favorável, poderá receber o pagamento de valores devidos, ser reintegrado ao emprego ou até mesmo obter uma indenização por danos morais ou materiais.

Quando se processar uma empresa pode me prejudicar?

Nessa altura do artigo, você já deve saber que a resposta para essa pergunta é: não! Embora possa se presumir um certo desconforto em continuar trabalhando na empresa que se está processando, o empregado não deve sofrer discriminação, perseguição ou assédio por estar movendo a ação judicial.

Quanto tempo demora uma causa na Justiça do Trabalho?

Em média, um processo trabalhista pode levar de 3 a 4 anos para ser concluído, mas esse tempo pode ser maior ou menor em cada caso.

POSSO SER DEMITIDO POR PROCESSAR A EMPRESA?

37 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo a empresa tem para pagar uma ação trabalhista?

A empresa tem até 10 dias para pagar uma ação trabalhista perdida, conforme as mudanças na Reforma Trabalhista. Esse prazo é apresentado na fase de “Execução”, após a decisão tomada pelo juiz no processo judicial.

Qual é o valor de uma ação trabalhista?

Esses valores são, geralmente, calculado com base no salário mínimo nacional (1 (um) salário, 2 (dois) salários, 5 (cinco) salários e assim por diante) e fixados pelo juiz.

Quais provas preciso para processar uma empresa?

Para ajudar nesse processo, abordaremos a seguir algumas provas aceitas juridicamente.
  • I. Toda prova deve ser lícita.
  • II. Testemunhas.
  • III. Emails e gravações.
  • IV. Documentos Trabalhistas.

Tem como uma empresa saber que coloquei outra na justiça?

“A empresa não consegue saber se ele moveu uma ação, pois um profissional é visto legalmente como uma pessoa física. A companhia apenas possui autorização para verificar a certidão negativa de pessoas jurídicas”, esclarece a advogada trabalhista e sócia do escritório Benhame Sociedade de Advogados, Maria Lúcia Benhame.

Quais os motivos para colocar a empresa na justiça?

Veja os 6 principais motivos que geram ações trabalhistas
  • Verbas rescisórias. ...
  • Horas extras. ...
  • Falta de registro na Carteira de Trabalho (CTPS) ...
  • Adicional de insalubridade e periculosidade. ...
  • Danos morais. ...
  • FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

O que você precisa saber antes de entrar com uma ação trabalhista?

O primeiro passo antes de pensar em entrar com uma ação na Justiça Trabalhista é justamente reunir toda a documentação necessária. Isso inclui recibo de pagamentos, holerites do período que você trabalhou para a empresa, registro do relógio de ponto e uma cópia do próprio contrato de trabalho.

Quantas audiências tem uma ação trabalhista?

Ao ingressar com uma ação na justiça do trabalho, muitos trabalhadores se perguntam quantas audiências terão que enfrentar até a resolução de seu caso. A resposta, em geral, é que o processo trabalhista é dividido em duas audiências principais: a inicial e a de instrução.

Quando o empregado não pode ser demitido?

Durante o período de gozo de férias, o contrato de trabalho está interrompido e o empregador não pode demitir o empregado. Isto porque não há a prestação de serviços, logo, o contrato está interrompido por um fato que impede a rescisão contratual.

O que fazer se a empresa não quer me mandar embora?

Quando alguma dessas situações ocorrer, o trabalhador deve procurar um advogado trabalhista para promover uma ação trabalhista de rescisão indireta, na qual o juiz poderá determinar a quebra do contrato de trabalho, com a indenização em favor do trabalhador.

O que fazer quando você sabe que vai ser demitido?

17 coisas a fazer quando você percebe que vai ser demitido
  1. Não entre em pânico. ...
  2. Inicie a conversa de forma neutra. ...
  3. Peça um feedback honesto. ...
  4. Não acredite em tudo o que seu chefe diz. ...
  5. Faça o melhor trabalho possível. ...
  6. Eleve o jogo. ...
  7. Mantenha-se envolvido e comunique-se. ...
  8. Melhore suas habilidades.

Quais as chances de ganhar um processo trabalhista sem testemunha?

Independentemente de ser um meio inseguro, a prova testemunhal é indispensável ao processo do trabalho, sendo por diversas vezes o único meio probatório possível.

É possível processar sem provas?

Precisa de provas para acusar alguém? O delito precisa estar provado sem nenhuma dúvida quanto a sua veracidade e existência, para que o juiz sinta a segurança necessária para condenar o réu, pois do contrário, ainda que a acusação seja verdadeira, o juiz absolverá o réu.

O que vale como prova em processo trabalhista?

A produção de provas no processo do trabalho é fundamentada no princípio da busca da verdade real (ou primazia da realidade). As provas documentais, testemunhais, periciais, bem como a inspeção judicial, são considerados meios legais de prova.

Quanto um advogado cobra para entrar com uma ação trabalhista?

A mais recente reforma trabalhista (Lei 13.467/17) inseriu na CLT dispositivo pelo qual ao advogado vencedor serão devidos honorários de sucumbência, de 5% até 15% sobre o valor que resultar da liquidação da sentença, do proveito econômico obtido ou, não existindo alternativa, sobre o valor atualizado da causa.

O que é descontado quando ganha uma causa na justiça?

O que é descontado quando se ganha uma causa trabalhista? A primeira coisa a considerar nessa pergunta, é a forma de recebimento desse processo. Se o trabalhador for pago por meio de um cheque, por exemplo, o que será descontado será: o imposto de renda e o seguro-desemprego.

Quem recebe o dinheiro do processo trabalhista?

A decisão da venda do processo trabalhista cabe apenas ao reclamante, ou seja, trabalhador que ingressou com o processo. Não cabe aqui a autorização ou não do advogado para a venda. Este por sua vez, poderá vender seus honorários se assim desejar, ou então, aguardar para receber no final do processo.

Quantas vezes a empresa pode parcelar processo trabalhista?

O dispositivo permite o parcelamento em até seis vezes, bastando que o devedor reconheça a dívida e deposite pelo menos 30% do valor devido, com acréscimos de honorários advocatícios e de custas processuais. A previsão já existia no CPC de 1973 (artigo 745-A), incluída em 2006.

Quanto tempo demora para ser pago o dinheiro ganho em um processo?

Quanto tempo demora para ser pago o dinheiro ganho em um processo? Esse período pode variar de 48 horas até 15 dias úteis, pois o tempo de compensação do valor é de até 10 dias. A causa trabalhista ganha através da justiça será paga pela empresa, que por sua vez deve indicar bens para garantia da compensação.

Quanto tempo demora para sair a decisão do juiz?

O prazo médio de tramitação de um processo judicial no Brasil é de 2 anos e 3 meses do seu ajuizamento até a sua baixa. Em análise por espécie de justiça, verifica-se que na justiça estadual esse prazo médio é de 2 anos e 7 meses; na federal é de 1 ano e 8 meses; na justiça do trabalho é de 1 ano e 2 meses.

O que a empresa não pode fazer com o funcionário?

O que a empresa não pode fazer é suprimir os direitos do trabalhador como: hora de almoço, descanso remunerado, férias, 13º salário, entre outros.

Artigo anterior
Quantos dias para enviar Shopee?
Artigo seguinte
Como acelerar o resultado da criolipólise?