Que tipo de farmácia é aquela que vende os medicamentos à população?

Perguntado por: Viviane Mélanie Macedo  |  Última atualização: 29. September 2024
Pontuação: 4.5/5 (21 avaliações)

Drogaria: estabelecimento no qual se comercializam medicamentos, produtos de higiene e limpeza, produtos correlatos, como absorventes, fraldas, chupetas, escovas dentais, etc.

O que é farmácia da comunidade?

Tatiana Jube: Farmácia comunitária é uma terminologia utilizada mundialmente para designar farmácias que atendem o público oferecendo não só medicamentos e outros produtos, mas também serviços de saúde.

Qual é o nome da Farmácia Popular?

O Programa Farmácia Popular do Brasil - PFPB é um programa do Governo Federal que visa complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde, por meio de parceria com farmácias e drogarias da rede privada.

Quais são os tipos de farmácia que existem?

Quais são os tipos de farmácias que existem?
  • Farmácia de Manipulação. Neste estabelecimento são comercializados medicamentos manipulados, ou seja, preparados em laboratório, por profissional habilitado. ...
  • Farmácia de Fitoterapia. ...
  • Farmácia de Homeopatia. ...
  • Farmácia Hospitalar.

O que é farmácia social?

A Farmácia Social é uma área da Farmácia que busca promover o acesso à saúde e aos medicamentos para a população mais vulnerável, por meio de ações sociais e comunitárias.

Conheça os Tipos de Medicamentos vendidos em farmácias e drogarias

20 questões relacionadas encontradas

O que é uma farmácia pública?

O que é a Farmácia Popular? Criada pelo Governo Federal no ano de 2004, em parceria com as prefeituras municipais do país, a Farmácia Popular tem a finalidade de garantir a continuidade do tratamento de doenças através de medicamentos gratuitos ou com descontos.

Quais são os serviços prestados na farmácia comunitária?

Os serviços prestados pelo farmacêutico para atender às necessidades de saúde do paciente, da família e da comunidade, incluídos neste documento, são: rastreamento em saúde, educação em saúde, manejo de problemas de saúde autolimitados, dispensação, conciliação de medicamentos, revisão da farmacoterapia e ...

Qual é a diferença entre drogaria e farmácia?

Enquanto a Drogaria compreende somente o comércio de medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais, a Farmácia também realiza a manipulação de medicamentos, precisando de um laboratório adequado para preparar as fórmulas receitadas pelos profissionais de saúde.

Qual a diferença entre farmácias e drogarias?

Portanto, a diferença é significativa, porque o aspecto comercial nas drogarias é predominante; na prática, por exemplo, a manipulação ou o fracionamento de medicamentos não é permitido na drogaria.

O que é farmácia comercial?

Estabelecimento de prestação de serviços farmacêuticos de interesse público e/ou privado, articulada ao Sistema Único de Saúde, destinada a prestar assistência farmacêutica e orientação sanitária individual ou coletiva, onde se processe a manipulação e/ou dispensação de produtos e correlatos com finalidade profilática, ...

Qual é a importância da Farmácia Popular para a população?

O Programa Farmácia Popular do Brasil tem como um dos seus prin- cipais objetivos a ampliação do acesso da população aos medicamentos básicos e essenciais, diminuindo, assim, o impacto do preço dos remédios no orçamento familiar.

O que a Farmácia Popular fornece?

O Programa Farmácia Popular objetiva levar remédios essenciais a um baixo custo para mais perto da população, melhorando o acesso e beneficiando uma maior quantidade de pessoas. Isso acontece por meio de parcerias do Governo Federal com o setor varejista farmacêutico.

Qual a diferença da Farmácia Popular?

Uma das grandes vantagens da Farmácia Popular é que o cidadão paga somente cerca de 10% do preço praticado por farmácias privadas pelo medicamento adquirido. Isso representa uma economia significativa para quem depende de medicamentos para cuidar da saúde.

Como deve ser uma farmácia comunitária?

De fácil acesso à população, é um espaço que se caracteriza pela prestação de cuidados de saúde de elevada diferenciação técnico-científica, que tenta servir a comunidade sempre, com a maior qualidade. Na farmácia comunitária, realizam-se atividades dirigidas para o medicamento e atividades dirigidas para o paciente.

O que os clientes de farmácia comunitária procuram?

Sendo assim, a farmácia comunitária ocupa um importante espaço no cenário da saúde pública brasileira, como local de dispensação de medicamentos e de contínua promoção do consumo de medicamentos para a população. Nelas, o usuário busca, através do consumo de produtos, prescritos ou não, o restabelecimento da sua saúde.

O que é a farmácia básica?

FARMÁCIA BÁSICA: A Farmácia Básica racionaliza a distribuição de medicamentos essenciais e permite o tratamento eficaz e a menor custo das doenças mais comuns que afetam a população brasileira.

Por que as farmácias são chamadas de drogarias?

Para que o local seja chamado de farmácia, não basta vender remédios: é preciso ter um laboratório para preparação de fórmulas receitadas por médicos, dentistas e veterinários – como as farmácias de manipulação. Já as drogarias vendem apenas medicamentos industrializados, sem a presença de um laboratório.

Qual a diferença entre a farmácia drogaria e drugstore?

As drugstores não realizam manipulação de medicamentos e sua comercialização é feita através de embalagens originais. No entanto, elas possuem maior variedade de produtos, não necessariamente medicamentos, em relação às farmácias e drogarias.

Porque farmácia é chamada de drogaria?

Drogaria é um termo que compreende apenas a dispensação e comércio de medicamentos, drogas, insumos e correlatos. Já a farmácia pode trabalhar também com a manipulação de fórmulas.

O que quer dizer a palavra fármaco?

O fármaco é o princípio ativo do medicamento, ou seja, é a substância que garante o efeito esperado da fórmula, aquela que vai garantir a ação terapêutica.

Qual é o significado da palavra farmácia?

3° - A Farmácia é uma unidade de prestação de serviços destinada a prestar assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva, na qual se processe a manipulação e/ou dispensação de medicamentos magistrais, oficinais, farmacopeicos ou industrializados, cosméticos, insumos ...

Qual o papel do farmacêutico na farmácia comunitária?

Nesta abor- dagem, o papel do farmacêutico é apoiar o paciente na construção do seu próprio conhecimento e de atitudes com vistas ao uso dos seus medicamentos.

O que é farmácia comunitária privada?

A Farmácia Comunitária, ou Farmácia de Oficina, é um estabelecimento aberto ao público onde se efetua a cedência de medicamentos e outros produtos de saúde e onde se prestam serviços de saúde.

Que tipo de serviço à farmácia pode oferecer?

Confira a lista completa dos serviços disponíveis em farmácias:
  1. Venda e orientação sobre uso de medicamentos.
  2. Aplicação de vacinas.
  3. Aplicação de medicamentos.
  4. Acompanhamento de pacientes.
  5. Medição e monitoramento da pressão arterial e glicemia capilar.
  6. Monitoramento de temperatura.
  7. Realização de curativos.

Artigo anterior
O que é adsorção superficial?
Artigo seguinte
O que precisa para ser diretor criativo?