O que é o protocolo UDP?

Perguntado por: Marcos Castro Gonçalves  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (75 avaliações)

O User Datagram Protocol é um protocolo simples da camada de transporte. Ele é descrito na RFC 768 e permite que a aplicação envie um datagrama encapsulado num pacote IPv4 ou IPv6 a um destino, porém sem qualquer tipo de garantia que o pacote chegue corretamente. O protocolo UDP não é confiável.

Quais são as principais características do protocolo UDP?

Algumas das principais características do UDP (User Datagram Protocol): Diferente do TCP ele não é orientado à conexão; Não é confiável como o TCP, ele não garante a entrega completa dos dados; É preciso que dividamos manualmente os dados em datagramas (entidades de dados);

Como funciona o protocolo UDP?

Como funciona o UDP

Quando o protocolo UDP é acionado, ele simplesmente manda informações a um destinatário, sem se preocupar se elas foram recebidas devidamente — em caso de erros, simplesmente ocorre o envio do próximo pacote programado pelo sistema, e os anteriores não podem ser recuperados.

O que é protocolo UDP e TCP?

Assim, o TCP é um protocolo orientado à conexão, enquanto o UDP é um protocolo sem conexão. A principal diferença entre TCP e UDP é a velocidade, já que o TCP é comparativamente mais lento que o UDP.

Para que serve o protocolo UDP?

O protocolo UDP

Isso significa que, através da utilização desse protocolo, pode-se enviar datagramas de uma máquina à outra, mas sem garantia de que os dados enviados chegarão intactos e na ordem correta. ... No geral, o protocolo UDP permite uma comunicação bastante rápida, o que é muito vantajoso.

O que é o protocolo UDP?

41 questões relacionadas encontradas

Que tipo de protocolo e TCP?

TCP/IP. Trata-se do acrônimo de dois protocolos combinados. São eles o TCP (Transmission Control Protocol — Protocolo de Controle de Transmissão) e IP (Internet Protocol — Protocolo de Internet). Juntos, são os responsáveis pela base de envio e recebimento de dados por toda a internet.

Como é a estrutura de um segmento UDP?

Estrutura do Segmento UDP. O segmento UDP contém quatro campos de cabeçalho com 16bts cada, como mostrado no figura abaixo. A porta da fonte é um campo opcional que permite ao destinatário identificar o processo no remetente (demultiplexação) e a porta de destino identifica o processo de destino do segmento UDP.

Quais são as vantagens e desvantagens do protocolo UDP?

A grande vantagem do protocolo UDP em relação ao TCP é que ele é rápido, não causa sobrecarga e pode oferecer suporte à comunicação de um ponto a outro ponto e de um ponto a vários outros pontos.

Como funciona o protocolo TCP?

TCP e IP são dois protocolos de rede de computadores separados. IP é a parte que obtém o endereço para o qual os dados são enviados. TCP é responsável pela entrega dos dados assim que o endereço IP for encontrado. É possível separá-los, mas não faz sentido diferenciar entre TCP e IP.

Quais são as principais características do protocolo TCP?

As características do protocolo TCP são entregar ordenadamente os datagramas provenientes do protocolo IP, verificar a onda de dados para evitar uma saturação da rede, formatar os dados em segmentos de comprimento variável para 'entregá-los' ao protocolo IP, permitir o multiplex dos dados, ou seja, fazer circular ...

Quais são os dois tipos de aplicativos mais adequados para o UDP?

Existem três tipos de aplicativos mais adequados para UDP: Vídeo ao vivo e aplicativos de multimídia – Esses aplicativos podem tolerar alguma perda de dados, mas exigem pouco ou nenhum atraso.

Qual ou quais campos são utilizados para a realização do checksum UDP?

O Checksum é um campo de 16bits utilizado na detecção de erros fim-a-fim em UDP.

Quanto ao funcionamento do TCP Pode-se afirmar que?

Quanto ao funcionamento do TCP pode-se afirmar que: A) O transmissor e o receptor utilizam apenas os seus respectivos endereços IP para estabelecer e manter a comunicação. B) Os sockets são representados pelo endereço IP e mais um número de 1024 bits, denominado porta.

Como ocorre o processo de estabelecimento de comunicação do protocolo TCP?

O processo de estabelecimento de conexões TCP se dá da seguinte forma: O host que quer iniciar a conexão, que normalmente é o cliente, envia um segmento com a flag SYN ativada, especificando a qual número de porta no servidor de destino ele quer se conectar, juntamente com o número de sequência inicial (Seq ISN).

O que é o protocolo TCP IP?

Arquitetura TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede que se caracteriza pela definição de um modelo padrão de camadas para implementação na arquitetura de rede.

Quais as vantagens e desvantagens do uso do UDP em relação ao uso do TCP como protocolo da camada de transporte?

Vamos às principais diferenças entre eles:
  • Confiabilidade. O protocolo TCP é considerado o mais confiável porque ele garante a entrega e a integridade dos dados pacote, enquanto o UDP não garante essa a entrega. ...
  • Rapidez. ...
  • Conexão. ...
  • QUIC.

Quais são as vantagens e as desvantagens do protocolo TCP?

Vantagens do TCP/IP

A maior vantagem e principal característica do TCP/IP,é a garantia de entrega de todos os dados que estão sendo enviados de uma ponta a outra. Existe também, por exemplo, o protocolo UDP, no qual não tem a mesma confiabilidade, pois ele não confere se o dado chegou no destino.

Quais são as três vantagens de usar endereços IP privados e Nat?

O NAT oferece muitos benefícios, incluindo o seguinte:
  • O NAT conserva o esquema de endereçamento registrado legalmente, permitindo a privatização de intranets. ...
  • O NAT aumenta a flexibilidade das conexões à rede pública. ...
  • O NAT fornece consistência para esquemas de endereçamento de rede interna.

Qual aplicação usa UDP?

Funcionamento. O UDP dá às aplicações acesso direto ao serviço de entrega de datagramas, como o serviço de entrega que o IP dá. O UDP é pouco confiável, sendo um protocolo não orientado para conexão. Não existem técnicas no protocolo para confirmar que os dados chegaram ao destino corretamente.

São campos do protocolo UDP?

O cabeçalho do UDP possui quatro campos, cada um com 2 bytes – totalizando 8 bytes. Eles são: Porta de origem (source port) – opcional: A porta do dispositivo que envia os dados. Este campo pode ser definido como zero se o computador de destino não precisar responder ao remetente.

Quais elementos fazem parte do cabeçalho e área de dados UDP?

Cabeçalho UDP
  • Número de Porta de Origem: número que identifica a aplicação (processo) que envia os dados.
  • Número de Porta de Destino: número que identifica a aplicação (processo) que deve receber os dados.
  • Comprimento: Este é um campo que especifica o comprimento em bytes do cabeçalho UDP mais os dados carregados.

Qual protocolo utiliza porta TCP e UDP?

Os protocolos que usam principalmente portas são os protocolos da camada de transporte, tais como o Protocolo de controle de transmissão (TCP) e User Datagram Protocol (UDP) do conjunto de protocolos da internet.

Quais os serviços fornecidos pelo protocolo TCP?

Aplicações, protocolos e serviços de TCP/IP
  • Protocolo Bootstrap. ...
  • Ligação à Internet. ...
  • Dynamic Host Configuration Protocol. ...
  • IBM Tivoli Directory Server for i (LDAP) ...
  • Sistema de Nomes de Domínio. ...
  • Correio electrónico. ...
  • File Transfer Protocol. ...
  • Filtragem de IP e conversão de endereços de rede.

O que é um segmento TCP?

O TCP divide os dados recebidos da camada de aplicação em blocos de tamanho adequado para envio, chamados de segmentos. Quando um segmento é enviado, um timer é ativado, e o transmissor espera o recebimento de uma mensagem de confirmação do destinatário do segmento.

Artigo anterior
Porque todo bebê nasce branco?
Artigo seguinte
Qual é a bandeira do cartão Credicard on?