Que pode ser sujeito?

Perguntado por: Manuel Fábio Leite Magalhães  |  Última atualização: 12. Juli 2024
Pontuação: 4.1/5 (61 avaliações)

introduz uma oração subordinada substantiva, que pode atuar como sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito e aposto; pode ser substituído por isto ou isso.

O que pode ser sujeito?

O sujeito é um termo essencial da oração, podendo ser simples, composto, implícito ou indeterminado. O sujeito pode ser pessoa, coisa ou animal que pratica ou sofre a ação verbal. Sujeito é um termo essencial da oração, aquele sobre o qual se declara alguma coisa.

Quando o que vai ser sujeito?

Os alunos que se prepararam bem foram classificados.

Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração.

Quando o sujeito e o pronome que?

Quando o sujeito é o pronome relativo que, o verbo concorda em número e pessoa com o antecedente do pronome. Foram os integrantes da comissão que rejeitaram a proposta.

Qual a função sintática do que?

A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.

FUNÇÃO DO QUE: SUJEITO ou OBJETO DIRETO?

29 questões relacionadas encontradas

Qual a classificação do que?

A Classe Gramatical da Palavra QUE – QUÊ
  • Pronome (relativo, interrogativo e indefinido)
  • a) pronome relativo – QUE = QUAL. “O país precisa de uma força jovem que possa impulsionar o progresso.” ...
  • b) pronome interrogativo – frases interrogativas diretas. “Que foi feito daquela obra?”
  • c) pronome indefinido – QUE = QUANTO(a)

Que pode ser preposição?

→ Uso do “que” como preposição

No papel de preposição, “que” liga dois verbos que compõem uma locução verbal. Veja os exemplos: Temos que ser fortes. (Temos de ser fortes.)

Quais são os pronomes de sujeito?

Pronomes sujeitos são as palavras em uma frase que se referem a uma pessoa que faz a ação do verbo. Em português são palavras como “eu”, “tu”, “ela”, etc. Na oração “ele come a sopa”, “ele” é o sujeito.

Quais são os tipos de sujeito?

Sujeito simples, composto, elíptico e indeterminado: São esses os tipos de sujeito encontrados nas orações. Saber reconhecê-los é indispensável para uma boa análise sintática.

Que pode ser um pronome?

O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural. Não conheço o rapaz que saiu. Gostei muito do vestido que comprei. Eis os ingredientes de que necessitamos.

Qual é a função do que?

Refere-se a um termo antecedente que é um substantivo ou um pronome, conectando orações. Pode ser substituído por o qual, a qual, os quais, as quais, dependendo do gênero do antecedente. Não se esqueça de que todo pronome relativo exerce uma função sintática.

Como usar o pronome relativo QUE?

Esse pronome pode ser usado para substituir pessoa ou coisa, que estejam no singular ou no plural. Sintaticamente, o relativo "que" pode desempenhar várias funções: a) Sujeito: Eis os artistas que representarão o nosso país.

Quando o sujeito e o pronome relativo quem?

O pronome relativo quem, quando introduz uma oração dependente, se torna sujeito dessa oração. Logo é obrigatória a concordância em pessoa e número entre o verbo e o sujeito ao qual está ligado.

Como saber a classificação do sujeito?

Conhecer a classificação do sujeito é imprescindível para uma boa análise sintática: Ele poderá ser simples, composto, elíptico ou indeterminado. Para uma boa análise sintática, é preciso antes identificar os termos constituintes da oração.

Quais são os 4 tipos de sujeito?

Os tipos de sujeito são sujeito simples, sujeito composto, sujeito oculto e sujeito indeterminado. O sujeito simples tem apenas um núcleo. O sujeito composto tem mais de um núcleo. O sujeito oculto não aparece na frase, mas sabe-se quem é.

Quais são os 6 tipos de sujeito?

Tipos de sujeito: aprenda a classificá-los e como os utilizar
  • O que é sujeito. O sujeito é um dos dois componentes dos termos essenciais da oração: sujeito e predicado. ...
  • Núcleo do sujeito. ...
  • Tipos de sujeito. ...
  • Sujeito simples. ...
  • Sujeito Composto. ...
  • Sujeito Oculto. ...
  • Sujeito Indeterminado. ...
  • Sujeito inexistente.

O que é uma frase sem sujeito?

A oração sem sujeito é aquela que apresenta verbos impessoais, os quais não se referem a uma pessoa do discurso. Como sabemos, os termos essenciais da oração são o sujeito e o predicado, certo?

Quais são os 8 tipos de pronomes?

Há seis tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos e relativos.

Quais são os 3 tipos de pronomes?

Existem seis tipos de pronomes: pessoais (retos, oblíquos e de tratamento), possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

Que pode ser substantivo?

Substantivos são termos responsáveis por nomear seres, objetos, ações, lugares, etc. Existem 9 tipos de substantivos: comum, próprio, coletivo, abstrato, concreto, composto, simples, derivado e primitivo. E eles são flexionados em gênero, número e grau.

Artigo anterior
O que você entende por tabela de temporalidade de documentos?
Artigo seguinte
Quanto tempo o Papa João Paulo ficou?