Que horas são função do que?

Perguntado por: Eduardo Davi de Vaz  |  Última atualização: 25. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (38 avaliações)

h) Conjunção subordinativa comparativa: liga a oração principal à subordinada adverbial comparativa. Exemplo: Viajar de avião é mais prazeroso do que viajar de carro. i) Conjunção subordinativa final: liga a oração principal à subordinada adverbial final.

Quantas funções tem o quê?

O “que” pode fazer a vez de substantivo, pronome adjetivo, pronome interrogativo, pronome relativo, preposição, advérbio de modo e de intensidade, partícula expletiva e interativa, interjeição, conjunção coordenativa e subordinada. Veja abaixo exemplos de cada uma de suas funções.

Que ou que exemplos?

Se a frase for uma pergunta e o pronome “que” for utilizado no final, deve ser acentuado – “o quê”. No entanto, se for apenas usado para mostrar ou realçar algo no começo ou no meio da frase, não deve ser acentuado – “o que”. Agora, caso seja uma expressão de sentimento, ou seja, uma interjeição, é melhor usar “quê”.

Que ou com que?

Fazer com que – provocar uma situação: «As emoções fazem com que o coração bata mais depressa.» Este mesmo sentido é conseguido sem a preposição com: «As emoções fazem que o coração bata mais depressa.» Ou ainda se o verbo vier seguido de uma oração infinitiva: «As emoções fazem o coração bater mais depressa.»

Quando se usa que é que?

Quando usar o quê? Quê, com acento circunflexo, atua também como um pronome interrogativo, sendo utilizado, contudo, apenas no final das frases, seguido do ponto de interrogação: Isso significa o quê? Aconteceu o quê?

FUNÇÕES DA PARTÍCULA "QUE": NUNCA MAIS ERRE - Profa. Pamba

16 questões relacionadas encontradas

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Quando é que o que é acentuado?

Que tem intensidade, força ou proporções acima da média (ex.: descida acentuada da temperatura).

Quando usar o acento circunflexo no quê?

que o acento circunflexo deve ser usado como distintivo ou diferencial entre “porquê (quando é substantivo ou vem no fim da frase) e porque (conj.)” e entre “quê (s.m., interj., ou pron. no fim da frase) e que (adv., conj., pron. ou part. expletiva)”.

Que ou qual pergunta?

Determinante interrogativo – usado sempre antes de um nome, podendo referir-se a coisas ou a pessoas: Ex.: «Que peixe compraste no mercado?» «Que médico operou o teu pai?» Qual – interrogativo O interrogativo qual tem um valor selectivo, ou seja, quando se pretende seleccionar, escolher uma entidade de entre várias.

Como posso substituir o quê?

Como pronome interrogativo:
  1. qual. ...
  2. o qual, a qual, os quais, as quais. ...
  3. o que, aquilo que, tudo o que. ...
  4. quão, quanto, como, a que ponto. ...
  5. de. ...
  6. exceto, à exceção de, salvo, afora, menos senão, a não ser, tirante.

O QUÊ como preposição?

Preposição: Quando o “que” funcionar como preposição, equivalerá à preposição de, sendo usado em locuções verbais que têm, como auxiliares, ter ou haver. Ex. Tenho que trazer meus documentos até amanhã.

Em que ou o qual?

Exemplo: «A universidade onde estudei é muito boa.» No entanto, pode ser substituído por em que ou na qual: «A universidade em que estudei é muito boa»; «A universidade na qual estudei é muito boa.» Nestes casos, a escolha deve recair sobre a melhor sonoridade.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual porque é usado no meio da frase?

- Por que: usado no início ou meio das orações. Aparece em frase interrogativas e pode ser substituído pelas expressões “pelo qual”, “ por qual”. ... As orações que possuem esse termo podem ser explicativas ou causais. Exemplo: vou ao parque porque (pois) quero brincar de balanço.

Porque utilizado em respostas explicações?

Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

Porque por quê porque é por quê?

Por que: Escrito separado e sem acento, este “por que” é usado em frases interrogativas e também como a união de "por'' com um pronome relativo. ... Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.

Quais os tipos de porquê?

A palavra “porque” é resultado da junção da preposição “por” e do pronome relativo, interrogativo ou indefinido “que”. Ele apresenta quatro grafias diferentes: porque, porquê, por que e por quê. diferentes: porque, porquê, por que e por quê.

Porquê ou por quê pergunta?

No início de frase, o “porque” nunca tem acento, não importa o teor da frase. Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. ... Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento.

Em que ou em quem?

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

Como usar com quem?

O pronome relativo “quem” sempre será precedido de uma preposição, inclusive quando exercer função de objeto direto. Nessa situação, teremos o objeto direto preposicionado. Observe: A moça que vi ontem no shopping estuda na minha sala.

Como usar a quem?

Substituindo pelo “quem”, teremos: O rapaz a quem conheci ontem está em minha sala. É preciso ficar atento ao uso correto do pronome relativo “quem”, já que ele só deve ser empregado quando o antecedente referir-se a uma pessoa.

O que é fé em que ou em quem as pessoas acreditam?

A fé é um sentimento de total de crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa. Já no contexto religioso, a fé é uma virtude daqueles que aceitam como verdade absoluta os princípios difundidos por sua religião.

O que é pronome relativo exemplos?

Pronome relativo é uma classe de pronomes que substituem um termo da oração anterior e estabelecem relação entre duas orações. Não conhecemos o aluno. O aluno saiu. Não conhecemos o aluno que saiu.

Como saber qual é o pronome relativo?

Quando QUE é pronome relativo?
  1. substitui um substantivo, evitando a sua repetição;
  2. estabelece uma relação com o substantivo que substitui;
  3. aparece após o substantivo que substitui;
  4. pode ser substituído por o qual, a qual, os quais ou as quais.

Artigo anterior
Como conjugar o verbo precisar?
Artigo seguinte
Quando o consumidor tem direito à devolução do dinheiro em dobro?